Aprendendo a conversar com os irmãos separados




Fonte: Quem fundou a sua Igreja? (Pgs 55-57)
Autor: Padre Alberto Gambarinni
Digitalização e Comentário em Nota: Rogério Hirota


Nota do Autor do site Exsurge Domini:

Provérbios 15, 23 "Saber dar uma resposta é fonte de alegria como é agradável uma palavra oportuna"

II Coríntios 4, 13 "Animados deste espirito de fé, conforme o que esta escrito : eu cri, por isso falei (Sal 115,1), também nos cremos por isso falamos"


Temos acompanhado a crescente onda de proliferação das seitas e falsas doutrinas , o que nos leva a estudar, conhecer e aprofundar em nossa fé para que não nos percamos do reto caminho que a Igreja nos oferece.


Mateus 24, 4-5 Respondeu-lhes Jesus: Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em meu nome

Lucas 21,8 "Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em MEU NOME (JESUS)"


Hoje em dia a maioria dos católicos que saem da Igreja e aderem as doutrinas alheias por muitas vezes não conheceram, não conhecem e por estarem fora da Igreja Católica dificilmente se abrirão para conhecê-la. E infelizmente vemos que Jesus nos alertou sobre isso na Bíblia:


Mateus 24, 4-5.11 "Prestai atenção e não vos deixeis iludir, porque muitos procurarão enganar um grande número. Virão falsos profetas e enganarão muitíssimos."

Mateus 24, 24. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos.


Por isso é tão necessário conhecer a  fé católica para responder as questões levantadas com autoridade e segurança:

Tito 1, 9 "Firmemente apegado a doutrina da fé, tal como foi ensinada, para poder exortar segundo a sã doutrina e rebater os que a contradizem"

Tito 1, 13-14 "Portanto repreende-os severamente para que se mantenham são na fé, e nao deem ouvidos as fabulas judaicas, nem a preceitos de homens avessos a verdade"

Tito 2, 15 Eis que deve ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguem te menospreze!

I Tessalonicenses 5, 14 "Pedimos-vos porém irmãos, corrigi os DESORDEIROS, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos"


Como testemunho gostaria de deixar aqui o meu exemplo, me converti no final do ano 2000 e durante um bate papo fui indagado sobre diversos temas da doutrina da Igreja e então comecei a estudar, pesquisar, ler livros, assistir palestras e a conclusão que tive foi:


CONHECER A FÉ CATÓLICA É SOLIDIFICÁ-LA, É FORTALECER E MERGULHAR NOS MISTÉRIOS DA IGREJA.


É como Jesus disse sobre o homem que constrói a sua casa sobre a rocha, nada a abala e destrói  e assim também  é conosco. Conhecendo a Igreja temos nossa fé forte e vemos que são injustas as acusações levantadas pelos protestantes tanto na parte bíblica quanto doutrinária ou histórica.


Por isso irmãos, quanto mais mergulhamos na doutrina católica vamos nos apaixonamos por Cristo que é sua cabeça. Conheça você também e mergulhe nestes mistérios que estão guardadas no seio da Igreja e vem sendo transmitida há 2.000 anos.


Rogério Hirota



Aprendendo a conversar com os irmãos separados


Como católicos não podemos de modo algum nos negar a um sincero diálogo com nossos irmãos separados. O apóstolo Pedro ensina:


"Estai sempre prontos a responder para vossa defesa aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito" (I Pedro 3,15)


Quais as condições para um bom diálogo?


1- O ponto de partida é estar seguro de que a Igreja Católica e sua doutrina tem a sua origem em Jesus Cristo. Para isso é fundamental ter uma visão geral da mensagem Cristã, memorizar algumas passagens importantes da Bíblia e estar a par das críticas mais comuns à Igreja feita pelos irmãos separados.


2- Não se deixe abalar ou intimidar pelo número de versículos que geralmente os irmãos evangélicos citam. Na maioria das vezes são usados fora do seu verdadeiro sentido ou são apresentados para confundir o católico.


3- Tenha sempre presente o conselho de São Pedro de expor a sua crença com suavidade e respeito, mesma diante de alguma provocação. Por isso antes de iniciar a conversa, ore pedindo o Espírito Santo e também convide o irmão separado a unir-se a sua oração.


Caso ele se negue, diga que vc irá fazer um instante de silêncio para orar pedindo ao Pai, em nome de Jesus Cristo o auxílio do Espírito Santo para que o diálogo não tenha vencedores, mas sirve para a glória de Deus.


4- Tome a iniciativa na conversa pedindo para que não se faça critica ou ataques, porque este proceder não é próprio dos verdadeiros cristãos.


O mandamento novo dado por Jesus aos seus seguidores diz: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amo" (Jo 15,12)


5- Continue a conversa com o irmão separado demonstrando interesse pela sua Igreja, seu fundador, a doutrina e porque pertence a ela?


6- Fale de alguns motivos pelos quais você é católico (esteja pronto para ser questionado, mas não tenha medo).

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم