Falácia Ad Hominem



Fonte: Doutrina Católica
Transmissão: Rondinelli Ribeiro

Falácia Ad Hominem
Descrição da falácia Ad Hominem

Traduzido do latim para português: " Argumento dirigido ao homem ", " contra o homem " ou "contra a pessoa ".

Uma falácia Ad Hominem é uma categoria geral de falácia na qual uma reivindicação ou argumento é rejeitado com base em algum fato irrelevante sobre o autor ou a pessoa que apresenta a reivindicação ou argumento. Tipicamente, esta falácia envolve dois passos: Primeiro, um ataque contra o caráter da pessoa que faz a reivindicação, as circunstâncias dela, ou as ações dela (ou o caráter, circunstâncias, ou ações da pessoa que informa a reivindicação). Segundo, este ataque é usado como evidência contra a reivindicação ou argumento que a pessoa em questão está fazendo (ou apresentando). Este tipo de " argumento " tem a forma seguinte:

Pessoa A faz a reivindicação X.
Pessoa B faz um ataque contra a pessoa A.
Então reivindicação de A é falsa.
A razão por que os argumentos Ad Hominem são falácias se dá devido ao fato do caráter, circunstâncias, ou ações de uma pessoa não fazem (na maioria dos casos) com que as reivindicações se tornem verdade ou falsidade, ou influem na qualidade do argumento que é feito).

Exemplo de falácia Ad Hominem:

Pessoa A: Eu acredito que a crença na teoria da evolução é prejudicial à humanidade, pois já foram realizados diversos genocídios em nome da evolução das raças supostamente superiores.

Pessoa B: Claro que você acha a teoria da evolução prejudicial, afinal você é um criacionista!

Pessoa A: Quanto à inexistência da evolução conforme o proposto pela teoria sintética da evolução (afirmando que há macro evolução), eu já apresentei diversas evidências.

Pessoa B: Seus argumentos não contam, eles foram feitos por cientistas criacionistas. Como eu disse, você é um criacionista, assim você tem que afirmar que evolução não existe.

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم