O Batismo de Jesus é "o nosso Batismo"

 


O Batismo de Jesus é "o nosso Batismo"

Dia 12 de janeiro a Igreja celebra o Batismo de Jesus: "Tu és o meu filho amado; em ti ponho a minha afeição", diz o Senhor (Mc 1, 11). O Batismo de Jesus, recebido através de João Batista no rio Jordão, marca o início da sua missão. Sem ter mancha alguma que purificar, Jesus quis submeter-se a esse rito, tal como se submetera às demais observâncias legais que também não o obrigavam.

Com o Batismo de Cristo, ficou preparado o Batismo cristão, diretamente instituído e imposto por Ele como lei universal no dia da sua Ascensão: "Todo poder me foi dado no céu e na terra, dirá o Senhor; ide, pois, ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 18-19). O dia em que fomos batizados foi o mais importante da nossa vida, pois nele recebemos a fé e a graça. Através dele teve início a nossa vida cristã. Foi um verdadeiro nascimento para a vida sobrenatural. É a nova vida pregada pelos apóstolos e da qual Jesus falara a Nicodemos:"Em verdade te digo que quem não nascer do alto não poderá ver o Reino de Deus...O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Ao sermos batizados nossa alma é purificada da mancha do pecado original, bem como de qualquer outro pecado que tenhamos naquele momento. Assim, no ritual do Batismo, pela efusão do Espírito Santo, produz-se o milagre de um novo nascimento. Alcançamos a nossa dignidade mais alta: somos filhos de Deus!

O Batismo é também a porta por onde se entra na Igreja, tanto a terrestre como a celeste. Ele nos insere na verdadeira família dos filhos de Deus. E na Igreja, precisamente pelo Batismo, somos chamados à santidade, cada um no seu próprio estado e condição. Tanto sacerdotes quanto leigos são vocacionados à santidade, pois todos recebem com o batismo as primícias dessa vida espiritual , que por sua própria natureza tende à plenitude.
Somos morada do Espírito Santo. O Espírito que em nós foi derramado nos arde e nos aquece o coração, nos torna capazes de assumirmos todas as esperanças humanas. O Batismo de Jesus nos faz entender que assim se inicia uma nova humanidade, nascida da presença de Cristo, enviada pelo Pai e cheia do Espírito Santo.

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم