As Heresias do Testemunhas de Jeová

 



Os evangélicos não aceitam os " Testemunhas de Jeová " como um legítimo grupo protestante .


Esse grupo constitui , na verdade , uma heresia gravíssima que não permite que o enquadremos na categoria de religião cristã ( católico , protestante , ortodoxo ) mas sim , no grupo das heresias como as diversas heresias e gnoses que vigoraram , paralelamente , à história da Igreja.


Do tipo : arianismo , valentianismo , basilianimo , para os quais , o Cristo não era Deus encarnado , mas sim um ser gerado , um espírito !


Os Testemunhas também acreditam em revelações contínuas e chegam a formular várias concepções sobre o Fim dos Tempos e a data para tal ocorrer , sem nenhuma fundamentação bíblica ou justificativa teológica .


Como notório a doutrina cristã informa que não haverá nenhuma nova revelação fundamental até a Segunda Vinda do Cristo.Nenhuma outra autoridade além da Palavra de Deus, pode ser admitida pois a Sua revelação já se realizou PLENAMENTE. Isso significa que a inspiração já foi dada definitivamente e nada há a ser adicionado! Profetas com novas revelações, estavam, na verdade, caindo em anátema como descrito em Gál 1:8.Em Judas 1:3 lemos que a fé foi dada aos santos.


Esse tipo de procedimento é inaceitável porque é uma tentativa de penetrar nos desígnios divinos , o que , de resto, é impossível , sendo por isso mesmo demoníaco.


O Fim do Mundo para eles viria em 1914 e 1925 , 1975.Disseram que os santos viriam à terra em 1878, 1881, 1914, 1918 e 1920.


Os Testemunhas de Jeová negam a dinvidade de Cristo ( arianismo , ebionitas ) Afirmam Jesus Cristo é um ser criado - um outro deus ( gnose )Negam a personalidade e divindade do Espírito Santo (Sabeliano , monarquianismo, modalismo ) ---- Nem Cristo, nem o Espírito Santo são Deus.Negam , portanto , a SS Trindade


Negam a ressureição corporal de Jesus Cristo Negam a volta física e visível de Jesus Cristo A volta é entendida como presença invisível


Negam a presença do fiel após a morte em Cristo


Condenam a esperança na ida para o céu.Os Testemunhas de Jeová negam a existência do inferno -- castigo futuro e eterno ( lembrando o espiritismo)-- inferno descrito em Mateus 13:49-50, Mateus 25:41, Marcos 9:42-48 )


Negam a salvação do Cristo ; sem justificativa bíblica ensinam que o Reino Milenar de Cristo oferecerá à humanidade, desde Adão , uma oportunidade, de receber a salvação eterna.


Nossa salvação - como evidente , já foi conquistada Romanos 3:21-26, Efésios 2:8-9 e Atos 16:30-31 , Romanos 3:27-28.Os Testemunhas de Jeová afirmam que os crentes não devem ser bons cidadãos contrariando a mensagem evangélica. Romanos 13:1-7, 1 Pedro 2:13-15 e Mateus 22:21.Acreditam que apenas 144.000 almas serão salvas.


Não permitem a doação de sangue !


Em 1874, Charles Taze Russel, anunciou novas revelações ao mundo Em suas obras , todas heréticas e absurdas Russel , construiu a sua doutrina que até hoje é seguida .Primeiro disse que a sua igreja estava em nova aliança com Jeová , 1880 ; negou em 1881 , depois afirmou novamente estar em novo pacto em 1907. Russell acreditava

que eram guiados pelo espírito. Rutherford disse que como Cristo veio ao Templo em 1918 Ele governava e não o Espírito santo , afirmou que recebia mensagens ou luzes dos tronos de Jeová e de Cristo.


Heresia antiga próximas aos Testemunhas de Jeová.


Os Ebionitas , cristãos judaizantes que persistiram na Palestina até o séculoIV século.Algumas crenças desse grupo : Deus é o criador do mundo e autor da lei de Moisés. Jesus foi o Messias, mas não divino Rejeitou os ensinamentos de Paulo e acatou Tiago e Pedro.



Roma locuta causa finita est

Everton Jobim

Sociólogo Cientista Político Prof de Antropologia Cultural

PUC MN UFRJ

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem