Há diretrizes para se fazer apologética?




Fonte: Site Logos
Autor: Matthew J. Slick
Tradução: Émerson Oliveira


A maioria das disciplinas tem regras e pautas que ajudam a uma pessoa realizá-la melhor. De fato, poderiam produzir-se guias para a maioria. Por que a apologética deveria se diferente?

A seguir veremos algumas coisas que tenho encontrado ser muito úteis em desenlvolver as habilidades apologéticas. Eu não estou dizendo que são definitivas ou completas. Contudo, são simplemntete as coisas que eu encontrei e tem me ajudaddo. Espero que eles o ajudem.

Lembre-se, não há nenhum método para apologética que age em todas as situações. Não há nenhuma linha que, se seguida, levará pessoa a aceitar a verdade. Isso é porque a apologética é uma combinação do quer você sabe e é. É uma expressão fluída que deve adaptar-se aos obstáculos em seu curso.

A habilidade apologética se relaciona diretamente a sua experiência e conhecimento. Você ganha conhecimento experimentando uma situação onde você defende a verdade. Isto é "fazer" apologética. Há terminado isto fazendo que você pule o que sabe, descubra suas áreas frágeis e maneiras de melhorar suas habilidades. Você necessita aprender tanto quanto pode através do estudo, a prática que você aprende em situações reais, pense em maneiras de aplicar o que você sabe, embaralhe e siga em frente. Tudo isso é o que é a apologética e como você pode tir o melhor disso. Assim, há uma só regra que o ajudará a desenvolver sua habilidade em apologética? Sim, há. Vamos a ela. Você terá êxitos e fracassos.

De fato, quando eu ensino seminários em apologética, posso declarar confiantemernte que eu tenho cometido provavelmente mais erros em evangelismo, testemunhos, apologética, etc. que dez pessoas juntas. Minhaesposa confirmará isso. Mas, ei. Tudo bem. Você não cresce se você não for.

Não obstante, aquí estão algumas regras.


1- Ore - é o Senhor que abre o coração e mente, não você (At. 16:14). Peça direção a Deus (Jo. 14:14). Peça bendizendo sua compreensão (Tg 1:5) e seu discurso (Cl. 4:6). Peça ao Senhor que abra também sua compreensão a palavra de Deus (Lc. 24:45).

2- Memorize a Escritura - Poucos coisas são tão poderosoas para defender a fé como poder citar o capítulo e versículo de um verso particular (Sl. 119:11; 2 Tim. 3:16).


3- Memorize as fontes de informação se a sua fonte é material, secular ou qualquer outra fonte que você tem. É muito valioso saber material de diferentes disciplinas. Claro, você não pode saber tudo, mas você pode memorizar uns fatos pertientes ao Mormonismo, evolução, filosofia, Bíblia ou outro ponto que necessitar. Você aprenderá o que precisa quando der seu testemunho.


4- Escute o que está sendo dito a você - e responda ao que se diz. Ouvindo você saberá o que dizer depois. Escute para erros na lógica. Escute para os motivos, para os pedidos, para a intenção. Escute.


5- Não interrompa - Isto simplesmente é pouco cortês. Você precisa ganhar o direito de falar. Simplesmente poque você tem um resposta não signidica que deve ouvir-se em seguida. Quando a interrupção se torna uma norma, o aprendizado vai pela janela.


6- Não tenha medo de cometer erros - Uma das maneiras mais corretas de melhorar é descobrir suas fraquezas. A melhor maneira de descobrir suas falhas é quando os erros se mostram a você.


7- Estude o que você não sabe - Se você não sabe algo, então estude-o. Consiga livros e leia-os. Anote o que você aprende.


8- Não tenha medo de se arriscar - Isto torna a fé real. Tudo o que você tem que fazer está disponível, fale e arrisque-se defendendo a fé cristã. Você se surpreenderá com o bem que você faz. E quando você se confundir, não se preocupe, veja o item #6.


9- Ensaie - Talvez o melhor lugar para fazer apologética está em sua cabeça. Pense em uma situação, um cenário que você precisa ter uma resposta e desenvolva a resposta. Pratique em sua mente. Prove e colque-se numa situação e saia dela.


10- Leia livros que tratam do que você precisa saber - O conhecimento de outros é inestimável. Isaac Newton disse: "Se eu tenho alcançado as estrelas, é porque eu tenho estado de pé nos ombros de gigantes." Em outras palavras, ele aprendeu de outros.


Basicamente, as pautas são do bom senso. Tudo o que você tem que fazer é tentar, não se preocupe com o fracasso, siga em frente, ore e confie em Deus. Funciona.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem