A hierarquia na Igreja


 

A hierarquia na Igreja


Fonte: Biblioteca Católica Digital
Autor: Apologetica.Org
Tradução: Rogério Hirota


« Por que a Igreja Católica tem papa, bispos, sacerdotes e diáconos, que mandam sobre as pessoas? -afirmam alguns irmãos separados.- Entre nós não é assim. Somos todos iguais e nos chamamos irmãos, de acordo ao que ensina a Bíblia».


Nós perguntamos: «Será que segundo a Bíblia não se deveria ter nenhuma autoridade na Igreja, já que Jesus nos ensinou a ser todos irmãos? Além disso, entre os mesmos protestantes não existe pastores e uma infinidade de chefes que mandam e cobram o dizimo? O que diz, pois, a Bíblia sobre a autoridade na Igreja?».


* Jesus deu a todos seus discípulos os mesmos poderes?


Não. Jesus não deu a todos os seus discípulos os mesmos poderes


* A quem Jesus deu poderes especiais?


Jesus deu poderes especiais aos doze Apóstolos


* Quais são os poderes que Jesus deu a seus Apóstolos?


Os três poderes que Jesus deu a seus Apóstolos são:


1.- Anunciar o Evangelho.


Depois, subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram a ele. Designou doze dentre eles para ficar em sua companhia. Ele os enviaria a pregar, com o poder de expulsar os demônios. (Mc 3,13-15). Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo. (Mt 28, 18-20).


2.- Celebrar o Culto da Nova Aliança.


Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós... (Lc 22,19-29).


3.-Guiar o povo de Deus.


Quem vos recebe, a mim recebe. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou. (Mt 10,40a).


Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo.Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. (Jo 20, 22-23).


Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu. (Mt. 18,18).


* Como se chama a atualização da ceia do Senhor?


Agora a atualização da Ceia do Senhor se chama Santa Missa ou Eucaristia.


* O que quer dizer «ligar» e «desligar»?


Ligar e desligar quer dizer declarar o que está permitido e o que não está permitido.


* Jesus deu a todos os apóstolos a mesma autoridade?


Não. Jesus não deu a todos os apóstolos a mesma autoridade, mas deu a São Pedro a autoridade para que fosse o chefe de todos os apóstolos e de toda a Igreja.


E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. (Mt 16, 18-19).


Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos. (Lc. 22, 31-32).



Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21, 15-17).



* Em que consiste a missão de São Pedro de  ¨apascentar as ovelhas¨?


¨Apascentar as ovelhas¨ consiste em guiar todo o povo de Deus, como representante de Jesus, o bom pastor.


* Os poderes que Jesus deu aos apóstolos foram somente para eles?


Não. Os poderes que Jesus deu aos apóstolos, foram para eles e seus sucessores até seu regresso glorioso.


Assim, pois, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice estão anunciando a morte do Senhor até que venha (1 Cor 11,26).


Eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo (Mt 28,20).


* A palavra “Vocês” se refere a quem?


A palavra “Vocês” se refere aos apóstolos e a seus sucessores. Somente assim, Jesus pode cumprir sua promessa de estar com eles até o fim dos tempos.


* Atualmente, quem são os encarregados para guiar o povo de Deus?


Atualmente, os encarregados para guiar o povo de Deus são os bispos, sucessores dos apóstolos, ajudados pelos presbíteros (ou sacerdotes) e os diáconos.


* Temos algum caso na Bíblia, em que se fala da transmissão de poderes?


Sim. Temos o caso de Tito e Timóteo, que receberam e transmitiram estes poderes mediante a imposição das mãos.


Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. (2 Tm 1,6).


A ninguém imponhas as mãos inconsideradamente, para que não venhas a tornar-te cúmplice dos pecados alheios. (1Tim 5,22).


Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos (presbíteros) em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei. (Ti 1,5).


* Os pastores protestantes contam com os mesmos poderes  que conta os sacerdotes da Igreja Católica?


Não. Os pastores protestantes não contam com nenhum dos poderes que Cristo conferiu aos apóstolos e que foram transmitindo-se a seus sucessores e colaboradores (presbíteros e diáconos) mediante a imposição das mãos.


* Por que os pastores protestantes não contam com os mesmos poderes com que contam os sacerdotes da Igreja Católica?


Os pastores protestantes não contam com os mesmos poderes com que contam os pastores da Igreja Católica porque suas organizações são fundadas por homens, separados da Igreja que Jesus fundou pessoalmente e a qual conferiu seus poderes.


إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم