Nunca chame um homem de pai?

 



Nunca chame um homem de pai?


Fonte: Site Agnus Dei
Autor: Prof. Carlos Nabeto


Porque os Católicos chamam seus pastores de "Pai" (=Padre) se a Bíblia diz: "Nunca chamem ninguém na terra de seu pai, pois apenas um é seu Pai e Ele está no Céu" (Mateus 23,9)?



Os católicos chamam seus pastores de "Padre":


1)PORQUE É UM PAI ESPIRITUAL PARA OS CATOLICOS


Porque ele É um Pai Espiritual para eles... Na infância, ele os batizou e também foi o instrumento... a ação... de seu renascimento pela água e pelo Espírito, semelhante ao pai físico, responsável pelo nascimento físico.


2)ELE DÁ O ALIMENTO ESPIRITUAL


Ele lhes dá o alimento espiritual para suas almas quando recebem o Corpo e Sangue de Cristo na Sagrada Comunhão: "Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida" (João 6,55).A provisao de alimentos é outra obrigação do Pai.



3)TAMBÉM ACONSELHA COMO UM PAI


Na Confissão, o pastor não apenas perdoa os pecados em nome de Cristo, mas também os aconselha para a melhor forma de sobreviver às dificuldades... espirituais e materiais. Isto tambem é um dever do pai


4)ESTAR SEMPRE AO LADO


Igual a um pai, o pastor estará sempre ao lado do leito de morte de um católico para o consolar e o assistir. Nenhum católico gostaria de morrer sem um pastor - seu pai espiritual- ao seu lado.


5)O PADRE NAO OBRIGA NINGUEM A CHAMAR ASSIM


Mas um pastor não obriga ninguém que lhe chame por este título. Os católicos o chamam de "Padre" como um sinal da afeição, como eles tratam seus parentes naturais e também porque ele se parece com um pai por seus deveres e obrigações.


6)OUTRO USO DA PALAVRA PADRE

O Acordo de Crudens (que não é um acordo católico), no início da citação sob a palavra "Padre" diz: "Além de seu uso comum, esta palavra é também usada no sentido de senhores, de ancestrais, de fundadores de negócios ou profissões, de chefes de habitantes de uma vila etc."


7)EXISTE ALGUM HOMEM QUE FOI CHAMADO DE PAI NA BIBLIA?


A palavra "Padre" é encontrada mais de 1.000 vezes na Bíblia, e apenas a metade refere-se a Deus. As outras referem-se a seres humanos, que são chamados "Padres".


8)NAO ERA DO INTERESSE DE JESUS QUE NENHUM HOMEM FOSSE CHAMADO PADRE SEGUNDO OS VERSICULOS BIBLICOS


Não era a intenção de Cristo que nenhum homem fosse chamado de "Pai" pois:


Em Mateus 23,1-3: Ele está admoestando o povo para seguir os ensinamentos dos Fariseus, mas não seu exemplo: "Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam". De acordo com esses versículos, não deve ser seguido aquele que se afasta de Cristo.



Cristo, Ele próprio, permitiu e usou a palavra para outros e não para Deus:


(a) Em João 4,12, Ele não corrigiu a samaritana que disse: "És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?"

(b) Em João 8,56, Ele mesmo usou o termo referindo-se a Abraão: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; viu-o, e alegrou-se".



São Paulo, seguindo o exemplo de Cristo, não tomou estas palavras no sentido literal:


Ele chama os Corintos de seus filhos espirituais: "Porque ainda que tenhais dez mil aios em Cristo, não tendes contudo muitos pais; pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo Jesus" (1Coríntios 4,15).


II Corintios 12:14-15 "Com efeito nao sao os filhos que devem entesourar os pais, mais os pais para os filhos.De mui boa vontade darei o que é mey, e me darei a im mesmo pelas vossas almas"



Ele chama a Timóteo de "Querido FILHO na fé" (1Timóteo 1,2).


Ele fala aos Coríntios de FILHOS: "Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos admoestar, como a filhos meus amados" (1Coríntios 4,14).



Ele fala aos Filipenses que a prova da lealdade de Timóteo é encontrada no fato de que ele serviu a Paulo no evangelho como um filho ao pai: "Mas sabeis que provas deu ele de si; que, como filho ao pai, serviu comigo a favor do evangelho" (Filipenses 2,22).


Também em 1Tessalonicenses 2,11: "Assim como sabeis de que modo vos tratávamos a cada um de vós, como um pai a seus filhos...".



ENTAO NAO PODEMOS UTILILIZAR OS TERMOS:


Se nós aderirmos à interpretação literal: Todos os títulos honoríficos seriam proibidos: juízes, senhores, presidentes, embaixadores etc. não poderiam ser chamados "Vossa Excelência". Físicos não poderiam ser chamados de "Doutor" e ministros não poderiam ser chamados de "reverendos".


Nós não poderíamos chamar nosso pai de "Pai" pois não há exceções na interpretação literal. Da mesma forma, não poderíamos chamar Rui Barbosa de "Pai da Pátria". Nós não poderíamos usar a expressão "Senhor" às pessoas comuns, pois ela é equivalente a "Senhor" quando nos referimos a Deus, pois o mesmo texto diz "eles também não poderão ser chamados de Senhor..."


 


SOBRE O TEXTO DE S.MATEUS


Nem poderíamos utilizar o termo "mestre" aos homens, pois ele é equivalente a "Mestre" que significa "Senhor Deus". Desta forma, este texto de São Mateus não pode ser tomado literalmente, ou como uma lei geral. Os pastores católicos não obrigam suas ovelhas a chamá-los de "Padres". Isto é para eles uma fonte de humildade em vez de orgulho, pois esse termo sempre lembra ao pastor de suas obrigações como um PAI espiritual para seu rebanho.

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم