O católico deve obedecer as orientações da Igreja Catolica Ortodoxa?


 

O católico deve obedecer as orientações da Igreja Catolica Ortodoxa?


Fonte: Agnus Dei
Autor: Prof. Carlos Nabeto


O católico romano deve obedecer as orientações da Igreja Católica Ortodoxa?



A Igreja Ortodoxa está separada de Roma oficialmente desde 1054 dC. Assim como nenhum cristão ortodoxo está obrigado a seguir os documentos emitidos por Roma, o mesmo se diz dos documentos emitidos pela Igreja Ortodoxa.


Porém é interessante observar que a nossa Igreja Católica está * geograficamente * dividida em Igreja Ocidental (à qual pertencemos) e Igreja Oriental (igrejas com ritos especiais, mas unidas a Roma); as Igrejas Ortodoxas, embora guardem muita semelhança com a Igreja Católica (aceitam os 7 sacramentos, os livros deuterocanônicos da Bíblia, o sacrifício da missa etc.), não aceitam a autoridade do papa sobre toda a Igreja, isto é, não estão unidas à Igreja de Roma; portanto, são cristãos cismáticos e, por isso, não são católicos no sentido * pleno * da palavra, ainda que apliquem tal título a elas próprias ou apresentem muitas doutrinas iguais ao Catolicismo.


Resumindo: se os protestantes afirmarem que você está obrigado a aceitar tal documento, pelo simples fato de ter sido baixado pela "Igreja Católica Ortodoxa", pode ter a certeza de que eles não sabem o que estão falando (como, aliás, acontece quando se referem às outras doutrinas da Igreja que querem contestar...).


Pergunto: como você estaria obrigado a reconhecer os documentos deles se a recíproca não é verdadeira???


Além do mais, Cristo fundou uma só Igreja, de maneira que não é possível se guiar por dois Magistérios distintos. Afirmar tal coisa seria o mesmo que obrigar um batista a batizar seu filho recém nascido pelo simples fato da Igreja luterana batizar crianças (afinal, estas duas igrejas não afirmam ser "evangélicas"? Então porque se deixam guiar por doutrinas distintas e antagônicas? Veja que eu falo de doutrina e não de disciplina!). E por aí vai...

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم