O Pão Eucarístico


 


O Pão Eucarístico

Autor: irmãos Missionários (Saiba defender sua fé)


Caríssimos:

Sempre que posso, tenho o costume de visitar os irmãos católicos em suas casas. E um dia, por engano, entrei numa casa onde um grupinho de irmãos evangélicos estavam reunidos. Assustaram-se muitíssimo quando de repente viram um padre da Igreja Católica no meio deles. Eu lhes expliquei que estava convidando os católicos para ler juntos a Palavra de Deus e depois participar da "Fração do Pão" ou Santa Missa. Imediatamente um irmão evangélico me replicou:"A Palavra de Deus é o único Pão de vida!"(Para me fazer entender que eles não necessitam do Pão sagrado da Missa).


Cumprimento sinceramente nossos irmãos evangélicos pelo grande amor que têm à Palavra de Deus como Pão de vida. Mas me surpreende que eles com tanta facilidade rejeitem o Pão Eucarístico ou Santa Missa. Este fato me fez pensar muito e logo tomei a decisão de escrever esta carta a meus irmãos católicos para explicar-lhes que não estamos enganados com a celebração da Eucaristia ou Santa Missa, e para relembrar que a Missa não é invenção dos padres, mas que, segundo a Bíblia, é um mandato sagrado do próprio Cristo.

O Pão da Palavra e o Pão Eucarístico

No Evangelho de São João, Jesus faz uma reflexão muito profunda acerca deste assunto.Jesus proclama que “Ele é o verdadeiro Pão que desceu do céu”(Jo
6,33-35), e o Senhor nos apresenta dois motivos para explicar-nos porque Ele
é o Pão da vida:
- Primeiro: Jesus é o “Pão da vida” por sua Palavra que abre a vida eterna
aos que crêem (Jo 6,26-51). Quer dizer: Jesus é o “Pão da Palavra” que devemos crer.
- Segundo: Jesus é “Pão da vida” por sua carne e seu sangue que nos é dado como verdadeira comida e bebida(Jo 6,51-58). Com estas últimas palavras,
Jesus anuncia a Eucaristia que Ele vai instituir durante a última Ceia:"Tomai e comei, isto é meu corpo”(Lc 22,19). “Minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. O que come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele”(Jo 6,55-56).
Está claro então que não devemos ficar somente com a “o Pão da Palavra”.
Jesus nos convida também a “comer realmente seu Corpo” como “o Pão Eucarístico”.
Agora bem, nossos irmãos evangélicos pensam que o Pão Eucarístico é somente um símbolo de Jesus Cristo e negam a presença real de Cristo na Ceia do Senhor. A frase: “Isto é meu corpo” para eles é só uma expressão figurada.
E mais, as Bíblias dos Testemunhas de Jeová dizem que Jesus na última Ceia não disse:"Isto é meu corpo” mas: “Isto significa meu corpo”(Lc 22,19), e
com isto acabam com a presença real de Cristo no Pão Sagrado ou na Santa Hóstia.(Qualquer pessoa que saiba traduzir bem o idioma grego em que foi
escrito o Evangelho de Lucas, sabe muito bem que a palavra usada pela Bíblia em grego é “estin”que significa em português “é” e que esta palavra
em nenhum caso se pode traduzir por “significa” como fazem os Testemunhas de Jeová. O fundador dos Testemunhas de Jeová, sem ter feito estudos da Bíblia
com mestres entendidos, dedicou-se a traduzir a Bíblia a seu bel prazer e isso faz com que ele diga coisas absolutamente inexatas).

Jesus nos convida a comer seu corpo e a beber seu sangue
1- O discurso de Jesus sobre “seu Corpo, Pão da vida”(Jo, 6,51-58) foi pronunciado depois da multiplicação dos pães e, nesta ocasião, pela primeira
vez, o Senhor falou a respeito da Eucaristia “ O pão que Eu darei é minha carne, e a darei par vida do mundo” (Jo 6,51).
Quando Jesus disse estas palavras, muitos de seus discípulos o abandonaram,dizendo que este modo de falar era intolerável (Jo 6,59-66). Mas Jesus não disse que estava falando em sentido figurado. Jesus insistiu: “Em verdade lhes digo: se não comem a carne do Filho do Homem e não bebem seu sangue,não têm verdadeira vida” (Jo 6,53). Mais ainda, Jesus perguntou aos doze apóstolos: “Vocês também querem deixar-me? (Jo 6,67). De nenhuma maneira Jesus falou no sentido figurado: “O que come minha carne e bebe meu sangue,tem a vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54).

2- A última Ceia so Senhor: no Novo Testamento encontramos até quatro testemunhos diferentes a respeito da Última Ceia do Senhor: Mateus, Marcos, Lucas e Paulo. Isto quer dizer que a Última Ceia foi um acontecimento de suma importância na vida de Jesus e na vida da Igreja primitiva.
Na noite antes de morrer, Jesus convidou seus apóstolos para celebrar a Páscoa dos judeus, que consistia, sobretudo, numa ceia solene. Esta comida era, para os judeus, "a grande ação de graças" a Deus. E o Senhor Jesus aproveitou a ceia para dar-lhe um sentido novo e profundo.
Lemos no Evangelho de São Lucas: "Depois Jesus tomou o pão e dando graças (eucharistein, em grego) o partiu e o deu a seus discípulos dizendo:"Isto é meu corpo que é entregue por vocês. Façam isto em minha memória". Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice. Disse: "Este cálice é a aliança nova selada com meu sangue, que vai ser derramado por vocês.(Lc 22,19-20).

3- A Última Ceia do Senhor tem muitos significados. Aqui somente queremos indicar alguns aspectos importantes em relação com nosso assunto:
- Primeiro: a Ceia do Senhor é "a grande ação de graças" a Deus. A palavra grega "eucharistein" (Lc 22,19; 1Cor 11,24) recorda as bênçãos que proclamam as obras de Deus: a criação, a redenção e a santificação. A Igreja prefere a palavra "Eucaristia" para indicar a Ceia do Senhor.
- Segundo: Quando Jesus disse, na Última Ceia, ao partir o pão:"Tomem e comam, isto é meu corpo" não estava falando de forma simbólica. Estas palavras anunciavam claramente sua presença misteriosa e real nos sinais do pão e do vinho. Realmente Jesus deu um novo sentido ao pão e vinho.
Jesus disse claramente: "Isto é meu corpo". Jesus indicou um realismo incomparável e não um simples simbolismo. Isto aconteceu na primeira Eucaristia ou Santa Missa.
- Terceiro: Jesus deu também a seus apóstolos, o mandato de recordar e reviver estes gestos sagrados. "Façam isto em memória de mim" (Lc 22,19). A Igreja, fiel a este mandato de Jesus, desde aquele momento até agora, realiza continuamente estes sinais sagrados que Jesus fez na Última Ceia. E a Igreja acredita que o Pão consagrado em cada Eucaristia é ao mesmo tempo figura e realidade do Corpo celestial de Cristo: um memorial vivo de Cristo.
-Quarto: O apóstolo Paulo para recordar o sagrado que é o alimento eucarístico, escreve em termos muito claros: "O cálice que abençoamos, não é acaso a comunhão do Sangue de Cristo? E o Pão que partimos, não é acaso a comunhão do Corpo de Cristo?".(1Cor 10-16).
Para Paulo, esse pão e esse vinho, uma vez consagrados, não são um simples símbolo do corpo e sangue, senão realmente o Corpo e o Sangue de Cristo glorificado. E neste mesmo sentido, o apóstolo continua escrevendo aos Coríntios, depois de repreendê-los por alguns abusos que cometiam em suas reuniões:"Assim, pois, cada vez que comem deste pão e bebem do cálice estão proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. Portanto, se alguém come o pão e bebe do cálice do Senhor indignamente, peca contra o Corpo e Sangue de Cristo. Por isso, cada um examine sua consciência antes de comer do pão e beber do cálice. De outra maneira come e bebe sua própria condenação ao não distinguir o corpo de Cristo.Esta é a razão pela qual se vêm tantos enfermos entre vocês" (1 Cor 11,26-30).

Considerações Finais

Muita gente hoje, como no tempo de Jesus, tem dúvidas acerca da presença real de Cristo no Pão Eucarístico. Muitos se perguntam: "Como pode ser isso?...Não é demais para nossa inteligência humana aceitar tudo isso?..."
É verdade, nossa inteligência humana não é capaz de captar esta presença misteriosa de Cristo na Eucaristia. Somente com os olhos da fé podemos experimentar esta presença real e íntima de Cristo no Pão Sagrado.
A presença do corpo de Cristo no Pão Sagrado não é uma presença física, ou seja, material, como se pudéssemos dizer: "Jesus está aqui sentado à mesa ao meu lado". Não devemos esquecer que o Corpo de Cristo, depois de sua morte e ressurreição, é para sempre um corpo glorificado, um corpo celestial que se faz presente entre nós no pão e no vinho. É uma presença real. Não uma presença material de Cristo, mas uma presença terrena de seu corpo celestial.
Em outras palavras: mediante um gesto visível, o crente participa de uma realidade que não se vê, mas entra realmente em comunhão com Cristo glorificado e ressuscitado. Acostumamos a aplicar a palavra sacramento para designar um sinal externo que contém uma realidade espiritual. Na Ceia do Senhor, ou Santa Missa, nossa fé nos leva a receber como corpo e sangue de Cristo algo que todavia não parece ser mais que pão e vinho. Mas, por estes sinais ou sacramentos, Cristo se faz para nós realmente alimento e vida.
A Comunhão Eucarística é o corpo e o coração da vida da Igreja, a qual é antes de tudo, comunhão. É o lugar onde os homens experimentam, já na terra, a união entre eles e Cristo.
Queridos irmãos, estas são as razões pelas quais nós, os católicos, conforme o mandato do Senhor: "Façam isso em memória de mim", celebramos a Eucaristia domingo após domingo, e cremos com toda firmeza que Cristo glorificado está realmente presente no pão e no vinho consagrados. Não é nenhuma invenção dos padres, como pensam alguns irmãos evangélicos, mas este é um ensinamento bíblico, aceito plenamente por todos os verdadeiros cristãos desde o começo de nossa santa religião até o dia de hoje.

Os diferentes nomes para indicar a Santa Missa

1.Eucaristia: porque é "ação de graças" a Deus. A palavra grega "eucharistein" (Lc 22,19 e 1 Cor 11,24) recorda as bênçãos dos judeus que proclamam, sobretudo durante a comida, as obras de Deus; a criação, a redenção e a santificação.

2. Ceia do Senhor ou Banquete do Senhor: porque se trata da Ceia que o Senhor celebrou com seus discípulos na véspera de sua paixão (1 Cor 11,20).

3. Fração do Pão: porque Jesus utilizou o gesto de partir e repartir o pão quando abençoou e distribuiu o pão na Última Ceia (Mt 26,26; 1 Cor 11,24; At 2,42 e At 20,7-11).

4. Comunhão: porque por este sacramento nos unimos a Cristo que nos faz partícipes de seu Corpo e de seu Sangue para formar um só Corpo (comum-união)( 1Cor 10,16-17).

5.Santo Sacrifício: porque atualiza o único sacrifício de Cristo salvador e inclui a oferenda da Igreja. Assim
também se chama "Sacrifício de Louvor" (Hb 13,15).

6.Santo Missa: porque a liturgia na qual se realiza o mistério de nossa salvação termina com o envio dos fiéis (envio= missão, em latim) a fim de que cumpram a vontade de Deus em sua vida quotidiana.

A Santa Ceia

Antes do Padecimetno
na noite da Ceia
o Senhor com graça plena
instituiu o Sacramento


O Pão Eucarístico

Jo ,49: "Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram, quem come deste pão não terá mais fome, nem morrerá para sempre. Eu sou o pão vivo, que desceu do céu. quem comer deste pão viverá eternamente".
Mt 26,26: "Durante a refeição Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu a seus discípulos, dizendo: TOMAI E COMEI, ISTO É MEU CORPO, TOMAI E BEBEI, ISTO É O MEU SANGUE. Fazei isto em memória de Mim".
A IGREJA ENSINA: a missa de cada domingo é o encontro semanal com o Senhor. É em volta do altar onde os cristãos expressam seu maior carinho por Jesus sacramentado.

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم