Os principais ataques das seitas e suas refutações
Fonte: Chuch Forum
Tradução: Rogério Hirota
Nota do autor do site:
Gostaria de trazer este artigo, mais como uma breve explicação mas não deixem de acessar nossos artigos para aprofundar sobre os diversos temas apologéticos. Leia e compartilhe , ajude a informação a chegar para mais irmãos católicos.
Rogério Hirota
1- Água benta
Porque os católicos usam a água benta? Para que serve a água benta?
Resposta: A água benta é um sinal do Espírito Santo, a água viva que fala a Bíblia ( Ez. 36,25-27 )
Quando usamos a água benta desejamos expressar nosso desejo de purificação espiritual, pedindo perdão a Deus e pedindo a santidade necessária de se aproximar d´Ele.
2- Jejum
Porque os Católicos não jejuam? Nós jejuamos muito e por isso nossa religião é melhor.
Resposta: O Jejum é uma mortificação, que consiste em abster-se de comida e bebida por um determinado tempo. Tem a finalidade do sentido de penitência para ganhar a purificação dos pecados, mostrando também arrependimento.
A Igreja Católica convida a todos a jejuar pelo menos dois dias no ano.
( Atos 13,2; Atos 14,22 ; I Cor 9,27 ; II Cor 6,5 ; II Cor 11,27 )
3- Animais impuros e sangue
É certo proibir animais impuros e sangue?
Resposta: É uma proibição encontrada no Antigo Testamento para o Povo de Israel ( Lev. 11)
Por motivo de Higiene: Por exemplo, a carne de porco pode ocasionar enfermidades onde faz muito calor e haja pouco asseio.
Por motivo religioso: O Povo de Deus aprende a obedecer a Deus em coisas simples e externas. Assim se prepara também para obedecer as questões mais transcendentais, que levam para a santidade.
Sangue: De acordo com a tradição judaica se imaginava que a vida estava no sangue como se fosse a própria alma. Portanto era seguido uma consequência logica: não comer sangue haja visto que vida pertence somente a Deus
( Gen. 9,5 ) ( Dt. 12,23 )
Já no Novo Testamento retira esta obrigação de se abster-se destes alimentos ( Mt. 15,11; I Cor 8, 8-9 e I Cor 10, 25-27 ).
4- Anticristo
Todo aquele que se opõe a Cristo e ao estabelecimento de seu reino, é Anticristo, refere-se aos inimigos de Cristo, seja pessoa , organização ou estado.
Para São João são anticristo, todos os que saíram da verdadeira Igreja fundada por Cristo ( II Jo 1,7 e I Jo 2, 18-19).
5- Apócrifos
O que são os livros apócrifos
Resposta: Os livros Apócrifos são os livros que foram excluídos do Canon (Lista) dos Livros reconhecidos como inspirados pela Igreja Católica no ano de 350 d.C. pelo Concílio de Hipona e Cartago.
Os protestantes chamam de apócrifos aos livros que chamamos de deuterocanônicos, por não convir com sua doutrina e ensino.
Nota: Veja mais detalhes sobre o cânon bíblico neste site .
6- Ajoelhar-se
É pecado ajoelhar-se diante de um homem?
Resposta: Se alguém se ajoelha pensando em adorar, ou seja colocar no lugar do Deus Único, comete pecado, de outra maneira, não ( II Reis 4,27 ).
No que se refere à confissão, ninguém é obrigado a ajoelhar-se para manifestar seus pecados ao sacerdote. O que vale é o arrependimento e não a posição do corpo. Se ajoelha por comodidade e para se ficar a altura do sacerdote que esta sentado dentro do confessionário.
7- Assunção
Os protestantes creem no dogma da Assunção de Maria de Corpo e Alma. Aonde se encontra esta doutrina?
Resposta: Uma vez que não aceitam o valor da Tradição, não podem entender e aceitar este dogma e outros mais.
Na Bíblia encontramos que maria foi "cheia de graça" (Lc 1,28), portanto sem pecado. Visto que a morte e a corrupção são consequência do pecado. Maria não tinha que estar sujeita a morte e susceptível corrupção. Por isso, era lógico que foi levada ao céu de corpo e alma ao terminar o curso de sua vida na terra. Tudo isso pode ser aceito analisando a Bíblia.
8- Bailes, Danças
O Baile é ruim? É certo?
Resposta: Temos de analisar que tipo de baile se trata pois existem os bailes bom e os bailes maus.
Se no Baile tem bebedeiras e desordens sexuais então é mau. Se não tem nenhuma desordem então é bom.
( I Cro 13,8)
9- Batismo
É certo batizar crianças mesmo eles não tendo noção do pecado?
Resposta: A Igreja é um povo. É o povo de Deus. Em cada povo existem diversidades de pessoas assim também é na Igreja com os adultos e crianças. Não importam se entendem ou não, os pais se encarregam de formar a fé dessa criança para que se frutifique os dons do batismo, assim como também damos a educação, sustento, carinho, assim como também damos o há de mais valoroso em questão espiritual que é uma fé, uma Igreja, e a graça da remissão do pecado original da qual todos nós nascemos e somos remidos através do batismo em Jesus Cristo.
(Mc 16,15-16)
10- Confissão
Os protestantes dizem que os sacerdotes são pecadores como nós e portanto não podem perdoar os pecados e por isso temos de confessar diretamente a Deus. Esta correto?
Resposta: Os que negam este poder porque também negam o perdão do pecado mediante o batismo? Não é o mesmo Cristo que perdoa no batismo e na confissão? Se alguém acredita na Palavra de Deus, aceita-o integralmente e não somente o que mais gosta ou lhe convém.
( Jo 20,22-23, Atos 19,18 )
11- Costumes
Porque se reza a Via Crucis?
Porque se usam velas?
Porque os sacerdotes usam batina?
Porque se reza o Rosário?
Resposta: São costumes que variam segundo o tempo e lugar, para expressar o culto e possuem significados evangelizador e litúrgico.. A Bíblia proíbe os costumes maus. A maneira de vestir (que tem um significado), de rezar por exemplo o Rosário ( onde a própria Maria tem pedido) é um costume e um meio de evangelizar, onde se medita trechos bíblicos, principalmente levando em conta que nem todos sabem ler hoje quanto mais há algumas centenas de anos atrás quando o analfabetismo chegava a 95% do povo. O mais importante é que estes costumes não estão contra a Palavra de Deus e sim de acordo com ela.
12- Cruz
Se a cruz é o meio usado para se matar Jesus porque a respeitamos tanto?
Resposta: Não foi a cruz que matou Jesus, e sim nossos pecados. A cruz foi o instrumento de nossa salvação, a porta pela qual Cristo se entrou na Gloria e nos abriu o Céu. A Cruz é o símbolo da Vontade de Deus. Respeitamos a cruz também como símbolo do cristianismo.
( Jo 12,23-24, Mc 8,34 , I Cor 1, 18-23, Gal. 6,14, Efe. 2,16 , Jo 19,19)
13- Deuterocanônicos
É verdade que os livros deuterocanônicos não são inspirados?
Resposta: Isso é idéia de protestantes e não tem nenhum fundamento.
É chamado de deuterocanônicos os livros da Bíblia que foram aceita pela Igreja como inspirados depois de um certo período de duvidas colocada pelos judeus e o Sínodo de Jamnia ou Janbes em 90 DC onde retiraram 07 livros no intuito de preservar um cânon judaico contra o cristianismo e manter acesa o espirito nacionalista judeu após a queda de Jerusalém pelo General Romano Tito em 70 dC, no caso dos livros do Novo Testamento.
São os deuterocanônicos:
Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, I e II Macabeus do Antigo Testamento.
Hebreus, São Tiago, Segunda carta de Pedro, Segunda e Terceira carta de São João, Judas e Apocalipse, do Novo Testamento.
NOTA.- Para distinguir uma Bíblia protestante, basta verificar se possuem ou não estes 7 livros do Antigo Testamento.
Veja mais sobre este assunto neste site.
14- Dizimo
É verdade que os católicos roubam a Deus por não pagar o dizimo?
Resposta: O dízimo é citado no Antigo Testamento, e no Novo Testamento não aparece mais citadas. No Novo Testamento não se fala em dizimo como forma de sustentar os ministros do culto, basta que estes tenham o que comer.
Entre os cristãos, tem que haver o espirito de ajuda mutua, na Igreja Católica o dizimo não é entendido como a decima parte do salário e sim uma cooperação voluntaria.
( Dt 26,15; Lev.27,30-33; Mt 10,9-10; 1Cor 9,10-11; Lc 10,7).
15- Defuntos
Porque se reza para os defuntos?
Resposta: Se alguém morre como amigo de Deus, mais ao mesmo tempo tem algum pecado, é bom orar por ele.
Cada comunidade ou pessoa pode escolher a maneira mais pratica de orar. Missas, novenas, rosários.
(II Macabeus12, 38-45)
Paulo em II Timóteo 1,18 ora a Deus Pelo amigo morto chamado Onesíforo:
"O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto do Senhor naquele dia"
Nos versículos II Tim. 1,15-18 e 4,19 Paulo se refere nominalmente as outras pessoas e não Onesiforo, refere-se apenas a "Casa" e a "Família dele" conclui-se que ele já estava morto e por isso Paulo pede a misericórdia do Senhor .
16- Domingo
Temos de guardar o sábado ou domingo?
Resposta: Já no período apostólico o Sábado foi trocado para o Domingo, ou seja, o Dia do Senhor é o primeiro dia da semana.
O Didaqué, ou ensino dos doze apóstolos livro catequético escrito entre os anos 70 a 100 dC , diz que todos os cristãos se reuniam no domingo e não no sábado para recordar a Ressurreição do Senhor e o sábado era usado para evangelizar os judeus nas sinagogas pelos apóstolos.
( Atos 20,7 ; I Cor 16,2 )
17- Eucaristia
Muitos protestantes pensam que a Eucaristia ou ceia do Senhor é apenas uma recordação deixada por Jesus e se faz a cada ano na Pascoa. Segundo eles, Jesus não está presente no Pão e Vinho consagrados porque senão seriam antropófagos ou canibais, é verdade?
Resposta: A Bíblia não diz "uma vez ao ano" e chama o corpo e sangue como verdadeiros alimentos ( Jo 6, 52-57 ; Lc 22, 19-20 ; I Cor 11,23-29)
E para os que gostam de simbolismo, veja que quando Jesus afirma dar seu sangue e corpo para as pessoas comerem, os discípulos também entenderam como canibalismo (cf. Jo 6, 47-69) e abandonaram Jesus por ser duras estas palavras e o o versículo que isto acontece é João 6,66. Para quem gosta de simbolismo é a imperfeição daqueles que não confiam na Palavra do Senhor.
Veja mais neste site.
18- Evangelhos
Porque ensinar o Evangelho às crianças?
Resposta: Jesus orava pelas crianças e os sacerdotes fazem o mesmo acompanhando a oraçãoe pela leitura do evangelho onde apresentamos o exemplo de Jesus.
( Mt 19.13-15 )
19- Festas
Para que serve as festas religiosas?
Resposta: A mesma bíblia nos apresenta algumas festas como a festas dos pães ázimos, a festa da ceifa dos primeiros frutos e a festa da ceifa dos últimos frutos ( Ex. 23, 14-17).
Não se pode julgar o ensino catolico pela postura de alguns católicos não praticantes que se aproveitam das festas para embebedarem-se e cometer desordens.
A Igreja ensina que as festas servem para um encontro mais profundo com Deus e seu irmãos em um clima de alegria .
Também é um meio de evangelizar e levar a palavra quando por exemplo se fala em Natal é o nascimento de Jesus, Semana Santa a entrega de Jesus e sua agonia até a sua ressurreição e a vitória da salvação que também evangelizam as pessoas.
20- Fumar
Os protestantes dizem que é proibido fumar, é verdade?
Resposta: A Bíblia não diz nada a respeito.
É pecado usar tudo o que pode trazer danos à saúde. Dizemos tudo porque ate mesmo as melhores medicinas , comidas, etc. quando usadas em excesso podem trazer danos reais a saúde.
Portanto temos de evitar tantos os vícios como também os exageros como comida, etc...
21- Os irmãos de Jesus
Os protestantes dizem que Maria não foi virgem, porque teve muitos filhos, eles tem razão?
Resposta: É falso porque isso não existe na Bíblia
A Bíblia fala dos "irmãos de Jesus" não dos "Filhos de Maria".
Mt 12,46-47; Mc 6,2.3; Mt. 13,55-56
O Aramaico era uma língua limitada e por isso uma palavra tinha vários significados e isso é chamado de hebraísmo, irmãos na Bíblia pode ser:
Sobrinho ( Gen. 11,27)
Primo ( I Cor 9,5)
Paisanos ( Mt 5,47 )
Próximo ( Mt 5,23 )
Correligionários ( Atos 9,30 ), etc...
Dos dois citados irmãos de Jesus, São Tiago e Joao, o mesmo evangelho explica que tinham como mãe, outra Maria, diferente da mãe de Jesus, era Maria de Cléofas e seu pai era Alfeu, ou Cléofas ( Mt 10,3).
Assim se Maria tivesse outros filhos, Jesus não a deixaria com um estranho quando estava na Cruz ( Jo 19, 25-27 )
Que irmãos seriam estes então?
Veja mais sobre este assunto neste site.
22- Igreja
Porque os protestantes dizem que a Igreja Católica é a Grande Prostituta, a Grande babilônia do Apocalipse amparada por Satanás?
Resposta: São Calunias que somente manifesta o ódio e nada mais, esta maneira de falar é anti-cristã.
Nos sabemos que a Igreja Católica é a Única que Jesus fundou e as portas do inferno não prevalecera sobre ela( cf. Mt 16,18) e que estará até o fim dos tempos (cf. Mt 28,20)
Os protestantes dizem que a Igreja que Cristo fundou acabou e a Igreja Católica começou com Constantino em 313 dC, é verdade?
Resposta: É impossível que a Igreja de Cristo tenha acabado porque ele mesmo assegurou que as portas do inferno não prevaleceria sobre ela ( Mt 16, 18-19) e Ele mesmo cuidaria dela ate o fim do mundo ( Mt 28,20). No ano de 313 o imperador Constantino apenas deu a liberdade do culto aos Cristãos e nada mais. Não foi Constantino que fundou a Igreja Católica e sim Cristo sem contar que Constantino só se batizou no fim de sua vida, como poderia fundar algo em que não acreditava antes de sua conversão?
23- Maria
Porque chamamos Maria de intercessora?
Porque Maria é nossa Mae?
Resposta: Porque a própria Bíblia nos ensina. Basta examinar o relato das Bodas de Canaã ( Jo 2,1-11). Jesus não pensava em fazer nenhum milagre, Mas com o pedido de Maria, Jesus o fez.
O mesmo faz hoje Maria em nosso favor, Maria é nossa "intercessora".
Somos filhos de Maria por sermos irmãos de Cristo, e Ele ser filho de dela e Jesus mesmo nos deixa-a como mãe quando estava na Cruz ( Jo 19, 26-27 ) perceba que João representava todos os discípulo de Jesus por isso não é citado nome .
24- Medicina
É certo proibir a medicina e buscarmos a cura somente na oração?
Resposta: É falso
Na Bíblia não encontramos nenhuma proibição contra qualquer uso de medicina ( Ecl 38, 1,15 )
" Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária." Eclo 38, 9 e 12
Aqui vemos claramente como, em caso de enfermidade, temo de procurar a medicina como também a oração ( Mc 2,17, Tg 5, 14-15, Lc 10,34)
Se alguém pense em curar-se somente com a oração , esta tentando a Deus exigindo um milagre.
25- Pai
Porque os Católicos chamam o sacerdote de pai?
Resposta:
" Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. " Mateus 23, 8-10
Se interpretarmos este texto ao pé da letra estaríamos proibidso de chamar de pai ate mesmo nossos pais biológicos e de chamar de mestre os que são formados em mestrado.
Mas não é este ensino que Jesus quis passar, o que Ele quis dizer é que saibamos RECONHECER a Deus como o mais importante e que esta acima de tudo que existe e que aceitemos uns aos outros como irmãos, sem considerar o mais importante que os outros na dignidade.
Na Bíblia encontramos a palavra pai usada em um sentido material e espiritual.
Sentido material:
Honra teu pai e tua mãe ( Lc 18,20)
Sentido espiritual:
" Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas." Lucas 16,24
2Re 2,12
2Re 5,13
Atos 7,2
Gal,19
Ultima modificação: 26 de Novembro de 2002
Postar um comentário