Porque representar Cristo na Cruz?


 

Porque representar Cristo na Cruz?


Fonte: A Hora de São Jeronimo
Autor: Professor Carlos Ramalhete



Um protestante me perguntou algumas coisas sobre a imagem de Cristo na Cruz. Eis as perguntas e as respostas:


1. Se podemos cultuar o Cristo ressuscitado, vivo, por que tambem cultuar o Cristo morto?


Porque Ele morreu por nós. Nós esperamos ressuscitar com Ele, mas não podemos nos esquecer de que Ele morreu por nós. Não se pode ressuscitar sem morrer, e isto é evidente.


Mas porque lembrar-se da Cruz?


Porque a Cruz era a forma usada pelos romanos para matar os piores criminosos. Porque a morte de cruz, no judaísmo, equivale a uma terrível maldição. Jesus é Deus que se fez homem por nós, e por nós morreu uma morte horrível e ignominiosa. O Sacrifício da Missa é o mesmo Sacrifício feito por Cristo na Cruz. No Templo dos judeus, eram feitos sacrifícios cruentos, sacrifícios sanguinolentos de animais vivos. Os sacrifícios tinham simultaneamente função expiatória (limpar-se das impurezas, do pecado) e de louvor. As mulheres judias, quando nascia um filho , sacrificavam dois cordeiros (ou dois passarinhos para quem não tinha dinheiro, como a Sagrada Família). Um era um sacrifício de ação de graças pelo nascimento da criança. O outro era um sacrifício expiatório, para anular a promessa inconsciente de nunca mais ter outro filho ,feita pela mulher entre as dores do parto. Nossa Senhora, para não ser motivo de escândalo, fez o segundo sacrifício também.


Jesus é o Cordeiro de Deus. O Cordeiro é o animal sacrificial por excelência, substituto de Isaac no sacrifício de Abraão. Cristo foi condenado pelos sumos-sacerdotes do Templo, e morreu no monte Calvário, que segundo o Rolo do Templo (vou explicar embaixo, como nota de pé de página, o que é o Rolo do Templo) faz parte do Templo, da área em que um sacrifício seria válido.


O Sacrifício de Cristo na Cruz foi o último sacrifício necessário da Antiga Aliança - poucos anos depois do Sacrifício de Cristo, o Templo foi destruído (na mesma data em que fora destruído o Primeiro Templo e os judeus foram, mais tarde, expulsos de Espanha) e o sacrifício cruento cessou até hoje, ainda que o bezerro vermelho que nasceu em Israel leve a temer uma séria conflagração em breve (no fim da msg vou falar do bezerro vermelho), causada pelo retorno da possibilidade sacrificial judaica. Hoje muçulmanos (ismaelitas) ocupam aquele espaço, e eles não deixam os judeus sequer rezar no Monte do Templo, que dirá sacrificar animais. O Sacrifício de Cristo na Cruz é até hoje perpetuado realmente e de maneira incruenta (sem mortes, sem derramamento de sangue e fogo) na Missa.


Quando o padre diz o "Per Ipsum" ("Por Cristo, Com Cristo e em Cristo, a vós Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda Honra e toda a Glória, agora e para sempre, amém"), ele está agindo "in persona Christi", na pessoa de Cristo. Ele *é* Cristo, oferecendo-se em sacrifício na Cruz por todos nós. É fácil imaginarmos cenas alegres e pastoris com Cristo chamando as criancinhas, e é fácil e agradável tê-las em torno de si. Mas ao vermos diante de nós a imagem de Nosso Senhor agonizando na Cruz, vemos por que caro preço fomos comprados, e buscamos ser dignos, com o Seu auxílio, de recebê-lo em nossa casa. Sabemos que nossos pecados Lhe são dolorosos, e sabemos que somos pecadores. Sabemos que temos que suportar nossas cruzes com amor, e temos que ajudá-lo como o Cirineu o ajudou.


Sabemos que Ele abraçou a Sua Cruz, mas no caminho por três vezes caiu. Assim sabemos que devemos ajudar nossos irmãos que caem, e sabemos que podemos sempre nos levantar mais uma vez. Sabemos que a Ele devemos nossas alegrias, e a Ele dedicamos no1ssas tristezas. A Cruz é o caminho do cristão. A ressurreição é a recompensa final, mas antes dela temos nossas cruzes a carregar. Se refugarmos as nossas cruzes, colocamo-nos entre aqueles que diziam "crucifiquem-no, crucifiquem-no!"...


2. Os bracos abertos, para receber todos aqueles que o buscam... "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, que eu vos aliviarei" (Mateus 11.28), partem do Cristo na cruz ou do Cristo que não está mais lá, pois ressuscitou?


Do Cristo, Eterno Filho do Pai. Jesus falou isso antes de morrer na Cruz, diga-se de passagem, e pouco antes ele lembra da necessidade de penitência (Mt 11,20-24). Além disso, Deus não está sujeito ao tempo. Jesus na Cruz suporta os nossos pecados. Jesus na Cruz agoniza por nossos orgulhos e por nossas desonestidades. Cristo ressuscitou e nos mostrou para onde devemos ir. Devemos segui-lo, a Ele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Devemos segui-lo e buscar a Cruz.


3. A cruz demonstra o Cristo vencido ou o Cristo vitorioso? Afinal, não foi para isso que Ele veio?


A Cruz mostra o Cristo vencendo, e mostra como vencer. Pela Cruz.


4. Creio que e' melhor cultuar ao Deus que venceu e propicia a nos, como disse Paulo, sermos mais do que vencedores!


Engraçado... Parece que para você estamos falando de dois Jesuses diferentes. Um deles seria o Jesus da Cruz, um Jesus perdedor, de quem temos que ter vergonha. O outro Jesus Ressuscitado, motivo de júbilo. Jesus é um só. Ele só ressuscitou porque havia morrido na Cruz. O Deus que venceu venceu na Cruz. A aceitação da Cruz é o caminho para a vitória. Os cristãos sabemos que Jesus na Cruz é Jesus vitorioso.

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم