Sacrifício, Contínuo e Perpétuo é exigido pela Sagrada Escritura





O Sacrifício, Contínuo e Perpétuo é exigido na Sagrada Escritura

Quem aceita os Decretos da Sagrada Escritura e quem não?


Fonte: El Bau del Tesoro Catolico
Autor: Bob Stanley
Tradução: Rogério Hirota


Sacrifício, o ato supremo de louvor:


Malaquias 1:11, Lucas 22:19-20, João 6:32-34, 47-58, 1Corintios 11:23-29, Hebreus 9:11-15, 9:22-28, 10:2-10...



"(1) Depois disso, Deus provou Abraão, e disse-lhe: “Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. (2) Deus disse: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.”(3) No dia seguinte, pela manhã, Abraão selou o seu jumento. Tomou consigo dois servos e Isaac, seu filho, e, tendo cortado a lenha para o holocausto, partiu para o lugar que Deus lhe tinha indicado.(4) Ao terceiro dia, levantando os olhos, viu o lugar de longe.(5) “Ficai aqui com o jumento, disse ele aos seus servos; eu e o menino vamos até lá mais adiante para adorar, e depois voltaremos a vós.”(6) Abraão tomou a lenha do holocausto e a pôs aos ombros de seu filho Isaac, levando ele mesmo nas mãos o fogo e a faca. E, enquanto os dois iam caminhando juntos,(7) Isaac disse ao seu pai: “Meu pai!” “Que há, meu filho?” Isaac continuou: “Temos aqui o fogo e a lenha, mas onde está a ovelha para o holocausto?”(8) “Deus, respondeu-lhe Abraão, providenciará ele mesmo uma ovelha para o holocausto, meu filho.” E ambos, juntos, continuaram o seu caminho.(9) Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar; colocou nele a lenha, e amarrou Isaac, seu filho, e o pôs sobre o altar em cima da lenha.(10) Depois, estendendo a mão, tomou a faca para imolar o seu filho.(11) O anjo do Senhor, porém, gritou-lhe do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui!”(12) “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.”(13) Abraão, levantando os olhos, viu atrás dele um cordeiro preso pelos chifres entre os espinhos; e, tomando-o, ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho."


Gênesis 22,1-13


Esta historia é escrita de forma extremamente rica em simbolismos, da mesma forma que tudo que contêm na realidade do Novo Testamento.



Ilustração:


(1) Em Gênesis 17,5 Deus mudou o nome de Abrão chamando-o de Abraão com esta atitude outorgou-lhe a primazia de "pai de uma multidão de nações". E fato prefigurou a troca de nome que Jesus Cristo faria em Mateus 16,18 de Simão para Pedro, conferindo assim a primazia de Pedro sobre os outros apóstolos.

( 2) Isaac é o único filho gerado de Abraão. Deus também tem somente um único filho , Jesus Cristo.

( 2) Abraão sacrificaria seu único filho. Deus sacrificou a Seu Único Filho.

( 2) O sacrifício de Isaac devia ser feito em uma montanha. O sacrifício de Jesus Cristo foi em uma montanha.

( 3) Dois homens acompanharam Isaac e a Abraão. Jesus Cristo foi crucificado entre dois homens.

( 4) O 'terceiro dia' nos recorda a ressurreição de Jesus Cristo.

( 6) Isaac carregou a madeira em seus ombros para seu sacrifício. Cristo carregou o madeiro da cruz no seu ombro.

( 7) Isaac chamou por seu pai. Jesus Cristo também chamou por Seu Pai.

( 8) Deus proveu igualmente uma vítima no Novo Testamento, Seu único Filho gerado.

( 9) Isaac foi atado para imobiliza-lo. Cristo foi cravado na cruz com pregos, imobilizando-o.

(10) Este é o primeiro versículo na Sagrada Escritura onde a palavra sacrifício é usada e tem muito mérito para o tema desta historia.

Vemos que o sentido completo de sacrifício será revelado nas realidades do Novo Testamento.

(12) Deus poupou o único filho gerado de Abraão, mas Ele não poupou a Seu próprio Filho Único.

(13) Um cordeiro tinha a cabeça presa entre espinhos. No Cristo foi incrustada uma coroa de espinhos em sua cabeça.

(13) Um cordeiro foi sacrificado no lugar de Isaac. O Cordeiro de Deus (João 1,29) foi sacrificado sem um substituto.


Os sacrifícios  sangrentos de animais na Antiga Aliança:


“Eis o que sacrificarás sobre o altar: dois cordeiros de um ano em cada dia, perpetuamente. Oferecerás um desses cordeiros pela manhã e o outro entre as duas tardes."


Êxodo 29,38-39


"Tudo isso, vós o fareis sem prejuízo do holocausto da manhã, que é perpétuo. Assim fareis cada dia, durante sete dias: este é o alimento consumido pelo fogo, de suave odor para o Senhor. Isso se fará além do holocausto perpétuo e sua libação."


Números 28,23-24


"Imolarás diaria­mente ao Senhor em holocausto um cordeiro de um ano, sem defeito. Assim farás cada manhã. Como oferenda, oferecerás ao Senhor todas as manhãs com o cordeiro um sexto de efá, assim como um terço de hin de óleo para umedecer a farinha. Esta é uma regra perpétua: será oferecido a cada manhã um cordeiro em oblação com o óleo em holocausto perpétuo”"


Ezequiel 46:13-15


"Cresceu até o chefe desse exército de astros, cujo holocausto perpétuo aboliu e cujo santuário destruiu.* .Por causa da infidelidade, além do holocausto perpétuo, foi-lhe entregue um exército! A verdade foi jogada por terra. O pequeno chifre teve êxito na sua empreitada. Ouvi um santo que falava, a quem outro santo respondeu: “Quanto tempo durará o anunciado pela visão a respeito do holocausto perpétuo, da infidelidade destruidora e do abandono do santuário e do exército calcado aos pés?”


Daniel 8,11-13


"Tropas sob sua ordem virão profanar o santuário, a fortaleza; farão cessar o holocausto perpétuo e instalarão a abominação do devastador."


Daniel 11,31


"Desde o tempo em que for suprimido o holocausto perpétuo e quando for estabelecida a abominação do devastador, transcorrerão mil duzentos e noventa dias."


Daniel 12,11


Ilustração:


Em todos os versículos anteriores, podemos notar a ocorrência da palavra sacrifício:


Devemos oferecer sempre, diariamente, continuamente e para sempre, manhã por manhã, um holocausto perpétuo o sacrifício contínuo.


A Sagrada Escritura é clara ao especificar que se deve oferecer o sacrifício continuamente dia a dia, e isto será por todo o sempre.



--------------------------------------------------------------------------------


Ao final do Antigo Testamento vislumbramos uma grande mudança. Os sacrifícios sangrentos dos animais da Antiga Aliança é substituído no Novo Testamento por sacrifício não sangrento.


O "cordeiro do sacrifício" da Antiga Aliança será trocado por um de valor infinitamente maior "O Cordeiro de Deus" da Nova Aliança. Não será mais um sacrifício sangrento de animal mas uma oblação pura.


A profecia:


"Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações - diz o Senhor dos exércitos."


Malaquias 1,11


Para eliminar qualquer má interpretação e confusão, farei aqui uma pausa para algumas definições:


* Sacrifício:


É a forma mais elevada de adoração. Um sacerdote autorizado oferece uma vítima a Deus como expiação pelos pecados da humanidade.


No sacrifício do Antigo Testamento era o holocausto de animais sem defeitos, mesmo por ser um sacrifício limitado, não era possível reparar a infinidade de pecados da humanidade.


O sacrifício no Novo Testamento é um sacrifício infinito de redenção, o mesmo da qual o fraco e limitado ser humano nunca pode fazê-lo. Era necessária a intervenção do próprio Deus infinito, para assim expiar as infinitas ofensas cometidas contra Ele pelas desobediências da humanidade.


Jesus o Cristo é a vítima de sacrifício, o infinito sacrifício:


1Corintios 5,7, Efésios 5,2, I Pedro 1,19, I João 2,2, Apocalipse 13,8


* Oblação:


É o ato de oferecer algo a Deus em adoração e/ou em ações de graças.


É a oferenda do pão e vinho na Missa que pela transubstanciação que se transforma no Corpo e Sangue de Jesus Cristo.


* Holocausto:


É a destruição total, especialmente através do fogo.


* Ação de Graças:


A palavra grega utilizada para ação de graças no Novo Testamento é "eukharistia", de onde se deriva a palavra Eucaristia.


* Transubstanciação:


1. Na Filosofia, os acidentes são propriedades ou características na mesma matéria. Seu tamanho, forma, cor, textura, etc.

2. Na transubstanciação do pão e o vinho, a substância muda, enquanto que os acidentes permanecem igual.

3. A substância do pão se converte na substância de Seu Corpo. A substância do vinho se transforma na substância de Seu Sangue.


* Eucaristia:


Depois da transubstanciação a substância do pão e do vinho foi transformada na substância do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, que em verdade é e está substancialmente presente sob a aparência (acidentes) do pão e vinho.


Se chama Eucaristia, ou Ação de graças porque na última ceia Jesus Cristo deu graças.


--------------------------------------------------------------------------------


A Profecia do Antigo Testamento se cumpre a com o advento de sacrifícios não sangrentos mas por uma "Oblação Pura" oferecidos por sacerdotes autorizados no Novo Testamento:


"Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo),sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna. Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo? Por isso ele é mediador do novo testamento. Pela sua morte expiou os pecados cometidos no decorrer do primeiro testamento, para que os eleitos recebam a herança eterna que lhes foi prometida."


Hebreus 9,11-15


Já vimos que na Sagrada Escritura Jesus Cristo é a vítima infinita do sacrifício. Aprendemos pela Escritura, que Ele também é o Sumo Sacerdote com autoridade de DEUS. Portanto, Ele é ambos, o Sacerdote oferecendo sacrifício e a Vítima sacrificada.


Podemos atestar esta revelação com grandeesclarecimento nos versículos seguintes:


" Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lhe, dizendo:


Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós..."


"Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha."


1Corintios 11,23-26


"Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo."


João 6,32-33


"disseram: "Senhor dá-nos sempre deste pão."


João 6,34


Então, o Sacerdote autorizado, atuando in Personna Christi (na pessoa de Cristo, II Coríntios 2,10) diz, "Este É meu corpo" (Mateus 26:26), e ao faze-lo assim, chama o "Verbo" (João 1,1) com sua palavra, e o Espírito Santo realiza a transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus Cristo vem agora do céu a terra, pode ser visto, tocado e consumido sob a aparência do simples pão e vinho. O consumimos e Ele nos assimila. Nos convertemos em um, unidos em comunhão, um no outro.

Céu e terra são unidos.


Deus tem provido do céu abundantes dons através de sua Igreja na terra durante quase 2000 anos.


Ilustração:


1. Ele tomou o pão em Suas mãos.

2. Ele deu graças, "eukharistia" (Eucaristia, lembra?).

3. Ele (sendo o Sumo Sacerdote) diz, "Este é meu corpo".

Assim, o pão já não é pão, instantaneamente foi transubstanciado no Corpo de Cristo.

4. Assombrosamente e pensando bem, Jesus sustentava Seu mesmo Corpo em Suas mãos depois de haver dito essas palavras.

"Lacero a minha carne com os meus dentes, ponho minha vida em minha mão." Jó 13,14

5. Então Ele disse: " Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós..."

Desta maneira, o vinho já não é vinho mas agora é Seu preciosíssimo Sangue, transubstanciado pela Sua Palavra.

Notemos  que Ele também anunciou que este era o amanhecer da Nova Aliança.

6. Surpreendentemente, enquanto sustentava o cálice dizendo as palavras de transubstanciação, de fato estava elevando Seu mesmo Sangue.

7. Durante as festas da bodas de Canaã, Jesus converteu a água em vinho (João 2,1-11). Aqui, Ele transformou o vinho em Seu Sangue.

8. "Fazei isto em memoria de mim", ressoa nas prefigurações do Antigo Testamento mostradas anteriormente, como sendo elevado diariamente, em continuação e em perpetuidade.

9. O sacerdote atuando na Pessoa de Cristo, chama com sua palavra o Verbo para que descendo, cumpra assim o mandato "Fazei isto em memoria de mim", todos os dias, ao redor de todo o mundo, cumprindo igualmente a citação em Malaquias 1,11.

10. Jesus Cristo descendo do céu, sob a aparência de pão e vinho. Céu e terra unidos.

11. " todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha."


I Corintios 11,26. Este versículo nos faz proclamar constantemente a morte de nosso Senhor. Mas como pode ser possível  concilia-lo com o versículo seguinte?


"Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados ..."


I Pedro 3,18.


Utilizando este versículo, aqueles que não entendem o que é que realmente está acontecendo durante o sacrifício de nosso Senhor, acusam a Igreja Católica de estar crucificando-o continuamente em cada Missa.


O proclamar a morte de nosso Senhor é o anúncio do mesmo sacrifício de Jesus Cristo no Calvário. Para nós, que vivemos na regra do tempo,  parece que este sacrifício foi consumado há 2000 anos. De todas formas, levando em conta que o sacrifício de Jesus Cristo é apresentado ao Pai, devemos recordar que Deus é o Senhor do tempo e do espaço. Isto vai de acordo com os fatos, visto que Deus criou o tempo e o espaço em Gênesis 1,1-19. Portanto, a crucifixão de Jesus Cristo no Calvário e todos os acontecimentos no tempo é agora com Deus. Durante cada Missa, estão unidos o céu e a terra, nos pés da cruz como testemunhas do evento do sacrifício supremo e Cristo na cruz para sempre.


--------------------------------------------------------------------------------


No inicio do século XVI se formou a revolta Protestante dirigida por Martinho Lutero acompanhado de outros tantos desertores, que em sua maioria acreditavam na Verdadeira Presença de Jesus Cristo na Sagrada Eucaristia. Lutero acreditava que Cristo existia junto com o pão, e criou a palavra consubstanciação para distanciar-se junto aos outros da transubstanciação Católica.


Você se lembra ainda o que aprendemos há pouco tempo atrás de que somente um sacerdote autorizado pode executar o sacrifício? Igualmente, agora acrescentamos que é um bispo autorizado quem consagra este sacerdote autorizado, e nenhum bispo se juntou a Lutero à sua revolta.


Ao morrer a primeira geração de desertores naquela revolta, morreu também qualquer indício de sacerdotes autorizados dentro do movimento. Sem sacerdotes autorizados não existe sacrifício válido.


Os herdeiros dessa primeira geração começaram por si mesmos a distanciar-se e a mutilar os ensinamentos de Lutero. Visto que não tinham sacerdotes autorizados, declararam que a Sagrada Eucaristia era somente um gesto simbólico*. De qualquer forma, essa linha de pensamento é diametralmente oposta ao ensino de Jesus Cristo e os apóstolos na Sagrada Escritura...


* Símbolo:


Algo que por associação representa a algo.


* Simbólico:


Relacionando-se a, ou expressado por meio de símbolos.


"(53) Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.(54) Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.(55) Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.(56) Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.(57) Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.(58) Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente."


João 6,53-58


Explicando:


53. "Em verdade" significa: com a maior veracidade, é certo. Uma palavra repetida é utilizada como ênfase associando a importância do conceito da frase que se segue. Portanto, em verdade, em verdade, significa que o que Jesus está por dizer é verdade absoluta, e por isso, não existe espaço para simbolismos de forma nenhuma. Então, nos deu uma firme advertência precedida pela palavra "se não". "Se não" transmite a mensagem de que temos a escolha de uma alternativa, fazer algo ou não faze-lo. Ele acrescentou que devemos comer Seu Corpo e beber Seu Sangue, ou (por própria escolha) não teremos a vida em nós. E também que se referia a vida espiritual, necessária para alcançar o Reino dos Céus que todos procuramos. Com o duplo ênfase visto neste versículo, como é possível que possa ser mal interpretado como se fosse um gesto simbólico?


54. Se o versículo 53 não fosse suficiente, Jesus nos comunica neste versículo dizendo que se não comermos Sua Carne e bebemos Seu Sangue não teremos a vida eterna e não nos ressuscitará no último dia (isto é, ir ao céu). O versículo 54 é um duplo ênfase do versículo 53, e com ele, a pressão está sobre aqueles que se negam a crer na realidade preferindo os simbolismos, ainda que aqui, não existe nem um mínimo de rastro de simbólico.


55. Neste versículo, Ele enfatizou novamente que suas palavras são realmente verdades. Pergunto novamente, onde está o simbolismo?


56. Jesus deseja habitar em nós e nós n´Ele. Como um pode habitar no outro somente com um gesto simbólico?


57. Aqui se enfatiza mais uma vez que Ele fala da realidade e não de simbolismo.


58. Quer viver eternamente? A única forma é através de Jesus Cristo que é a verdade personificada. Se não crê em Suas palavras, o está chamando de mentiroso (1 João 5,10). Qualquer um que o chame de mentiroso definitivamente não alcançará a vida eterna.


"(27)Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor.(28) Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice.(29) Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação."


I Coríntios 11,27-29


Explicação:


27. Como alguém, que come Seu Corpo e bebe Seu sangue pode ser culpável de profanar Seu Corpo e Seu Sangue? Eis aqui uma razão:


"Nela não entrará nada de profano nem ninguém que pratique abominações e mentiras, mas unicamente aqueles cujos nomes estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." Apocalipse 21,27


Deus e o pecado são mutuamente exclusíveis. Onde está um, o outro não pode estar.


28. Este versículo é um exame de consciência. Enquanto o sacerdote apresenta a Sagrada Hóstia a língua, diz, "O Corpo de Cristo". Quem a recebe responde com a palavra "amém", significando "Assim seja", ou "Em verdade, em verdade", palavra cheia de sentido e absoluto consentimento de que está verdadeiramente recebendo o Corpo, o Sangre, a Alma e a Divindade de Jesus Cristo.


29. Para aqueles que não creem que em verdade, em verdade a Sagrada Eucaristia é o Corpo de Jesus Cristo, então em verdade, em verdade tem atraído sua própria condenação e são culpados como exposto neste versículo.


Estes versículos explicam por que os Protestantes, Fundamentalistas e outros não Católicos não podem receber a Sagrada Eucaristia. Eles não creem no que a Palavra de Deus e a Igreja Católica ensina sobre o que realmente é, mas pelo contrario, preferem chamar simplesmente de um gesto simbólico. Agora, alguém por favor pode me explicar como uma pessoa pode comer ou beber sua própria condenação com somente um gesto simbólico?


Simples não é mesmo?


--------------------------------------------------------------------------------


Um resumo do que aprendemos de acordo as palavras da Sagrada Escritura:


1. A Sagrada Escritura nos mostrou que desde os tempos de Abraão se levavam sacrifícios como oferenda a Deus para a remissão dos pecados.

2. A Sagrada Escritura afirmou que estes sacrifícios são contínuos e diariamente até o fim dos tempos.

3. No Antigo Testamento os sacrifícios sangrentos de animais serão substituído por um novo sacrifício realizado com uma oblação pura.

4. Na Nova Aliança Jesus Cristo é ambos: O Sumo Sacerdote e a Vítima de Sacrifício.

5. O sacrifício de Jesus Cristo no Novo Testamento é uma representação não sangrenta de sua crucifixão no Calvário. Ele é a oblação pura de Malaquias 1,11.

6. Pão e vinho serão transubstanciados no Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, como Ele mesmo o fez na Ultima Ceia. O sacerdote autorizado atuando "en Personna Christi", chama o Verbo para que desça com sua palavra. O pão e o vinho então são transformados na Sagrada Eucaristia pelo poder do Espírito Santo.

7. Jesus Cristo ensinou que devemos comer Seu Corpo e beber Seu Sangue ou não teríamos vida em nós. Ele não disse que deveríamos comer símbolos de Seu Corpo e Seu Sangue. Um símbolo não é uma realidade, não tem poder, e não pode impor a vida espiritual.

8. Aqueles que se negam a crer em Sua palavra são mentirosos.

9. Aqueles que participam da Sagrada Eucaristia e não creem verdadeiramente que é Seu Corpo e Seu Sangue, tem atraído sobre si mesmos sua própria condenação.


--------------------------------------------------------------------------------


Por acaso sua seita oferece sacrifício diariamente? Que tal, Uma vez ao mês? Duas vezes ao mês? Anualmente?


Sua seita possui sacerdotes autorizados para oferecer sacrifício?


Sua seita faz o que manda a Sagrada Escritura sobre a Santa Ceia?


Por acaso sua seita oferece sacrifício de alguma forma, sendo que a Sagrada Escritura o pede como um ato supremo de louvor?


Se não, então, o que faz aí? Por que está nesta seita e não na única Igreja fundada por Jesus Cristo?


© Escrito por Bob Stanley, em 27 de Abril del 2003, Domingo da Divina Misericórdia

Atualizado em 5 de Maio, 2003

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم