Testemunho dos cristãos dos primeiros séculos sobre a Eucaristia


 


Testemunho dos cristãos dos primeiros séculos sobre a Eucaristia


Fonte: Sagrada Tradição
Autor: Professor Felipe Aquino


A Eucaristia como podemos ver, desde os tempos dos primeiros cristãos foi respeitado como o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus como vimos em nossas matérias sobre a Eucaristia e a Sagrada Tradição confirma esta verdade abundantemente.


São Justino († 165) Mártir da Igreja


" Porque não tomamos estas coisa como pão e bebida comuns, mais da mesma forma que Jesus Cristo , nosso Senhor se fez carne e sangue por nossa salvação, assim também se nos ensinou que por virtude da oração do Verbo, o alimento sobre o qual foi dita a ação de graças - [alimento de que , por transformação , se nutrem nosso sangue e nossas carnes -] é a carne e o sangue daquele mesmo Jesus encarnado. E foi assim que os Apóstolos, nas memórias por eles escritas, chamadas de Evangelhos, nos transmitiram ter-lhe sido ordenado fazer , quando Jesus, tomando o pão e dando graças , disse: fazei isso em memoria de mim, Isso é o meu corpo. E igualmente, tomando o cálice e dando graças disse: este é o meu sangue, o qual somente a eles deu a participar."


Santo Irineu (140-202)


"dando que nós seus membros [de Cristo] nos alimentamos de coisas criadas (os quais Ele mesmo nos oferece...), também quis que fosse seu sangue o cálice de vinho, extraído da criação para com ele robustecer seu sangue, quis seu corpo fosse pão, também proveniente da criação, para com Ele robustecer nossos corpos. Se pois, a mistura do cálice e pão recebem a palavra de Deus tornando-se a Eucaristia do Sangue e do Corpo de cristo, pelos quais cresce e se fortifica a substancia de nossa carne, como se haverá de negar a carne, assim nutrida com o corpo e sangue de Cristo e feita membros de seu corpo, a aptidão de receber o dom de Deus, a vida eterna?


Assim como a muda da videira, depositada na terra, depois frutifica e o grão de trigo, caído no solo e destruído ressurge multiplicado pela ação do Espirito de Deus que tudo sustem, e em seguida pela ate dos homens se fazem destas coisas vinho e pão, que pela palavra de Deus se tornam Eucaristia, corpo e sangue de Cristo, assim também nossos corpos alimentados com a Eucaristia, ao serem depositados na terra e ai destruídos, vão ressurgir um dia para a gloria do Pai, quando a palavra de Deus lhes der a ressurreição. O Pai reveste de imortalidade o que é mortal, dá gratuitamente a incorrupção ao que é corruptível, pois o poder de Deus se manifesta na fragilidade"(Contra as heresias, lv 5, cap. 2, 18,19,20)


Santo Hilário de Poitiers ( 316-367)


"Ele mesmo diz: Minha carne é verdadeiramente comida e meu sangue é verdadeiramente bebida, quem come da minha carne e bebe do meu sangue, fica em mim e eu nele .(Jo 6-56). Quanto a verdade da carne e do sangue, não há lugar para duvida ; é verdadeiramente carne e sangue, como vemos pela própria declaração do Senhor e pôs nossa fé em suas palavras. Esta carne uma vez comida e este sangue uma vez bebido, fazem que sejamos também nós um em Cristo e o Cristo em nós. Não é isto verdade? Não os será para os que negam ser Jesus Cristo verdadeiro Deus! Ele esta, pois, em nós por sua carne e nós nele e ao mesmo tempo o que nós somos esta com Ele em Deus."(Sobre a Santíssima Trindade)


São Cirilo de Jerusalém († 386)


"Quanto a mim, recebi do Senhor o que também vos transmiti".(I Cor 11,23). Esta doutrina de São Paulo é bastante para produzir plena certeza sobre os divinos mistérios pelas quais obtendes a dignidade de vos tornardes concorpóreos e consanguíneos de Cristo. Quando , pois, Ele mesmo declarou do pão: "Isso é o meu corpo". Quem ousará duvidar? E quando Ele asseverou categoricamente: "Isto é o meu sangue", quem ainda terá duvida dizendo que não é?


Outrora em Canaã da Galileia, por sua vontade, mudara a agua em vinho e não seria também digno de fé, ao mudar o vinho em sangue?...


É portanto com toda a segurança que participamos de certo modo do corpo e sangue de Cristo: em figura de Pão é deveras o corpo que te é dado e em figura do vinho o sangue, para que, participando do corpo e sangue de Cristo, te tornes concorporeo e consanguineo dele. Passamos a ser assim Cristóforos, isto é, portadores de Cristo, cujo o corpo e sangue se difundem por nossos membros. E então como diz São Pedro, "participamos da natureza divina"(2 Pe 1,4)


Não trates por isso, como simples pão e vinho a este pão e vinho, pois são respectivamente, corpo e sangue de Cristo, consoante a afirmação do Senhor. E ainda que os sentidos não o possam sugerir, a fé no-lo deve confirmar com segurança. Não julgues as coisas pelo paladar. Antes pela fé, enche-te de confiança não duvidando de que fostes julgado digno do corpo e sangue de Cristo (catequese mistagógicas)

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم