Velas (Cirios)


 Velas (Cirios)

Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério Hirota


A velas são um sacramental utilizado na liturgia e na religiosidade popular. As velas são um sinal da luz que dissipa as trevas. A vela é um símbolo de Deus, o doador da vida e a luz do mundo.

As velas são usadas na administração dos sacramentos, na Santa Missa, na exposição do santíssimo, funerais e outras cerimônias.

O círio pascal é abençoado na Vigília da Pascoa, feito de cera pura representa o corpo de Jesus Cristo, a luz da vela simboliza sua natureza divina. Leva as marcas das 5 chagas de Cristo. É acesa em todas as missas durante a temporada da páscoa e durante todo o ano nos batismos e funerais. Nos batismos se acende uma vela com o fogo do círio pascal e se entrega ao recém batizado (ou a seus pais) como símbolo da luz de Cristo que recebem e devem manter sempre brilhando.

Na festa da Apresentação, que é também a Purificação da Virgem Maria (2 de fevereiro) as velas são abençoadas e por isso se chama "Candelária".

Por que os católicos acendem velas?

O costume de acender círios nas processões e diante das imagens de Cristo, Maria Santíssima e os santos é um sinal muito antigo e nos lembra que Jesus é a luz do mundo e todo o que nele está compartilha dessa luz. A vela é um símbolo de oferta espiritual, de nossa devoção que continua além de nossa presença física no lugar santo.

Nossa devoção a Maria Santíssima e aos santos é uma expressão de nossa comunhão no Corpo Místico de Cristo (comunhão dos santos).

Jesus: "Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas." João 12,46

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. Mateus 5,14-16.

Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas. Lucas 11,35

Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada. Lucas 11,36



Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María
Copyright © 2001 SCTJ

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم