A Igreja Nova Apostólica

 


Fonte: Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Tradução: Rogério Hirota


Explicação preliminar


Esta igreja não tem vínculos com a Igreja Católica.


O nome "Nova Apostólica" se contradiz essencialmente. A igreja não pode ser "nova" (recém estabelecida) e ao mesmo tempo "apostólica". Segundo a doutrina desta igreja não existe contradição porque lhe dão um novo significado a palavra "apostólica". Já não se refere aos 12 Apóstolos, nem a sua doutrina, nem a sua sucessão. Tão somente se diz "Apostólica" porque chamam de "apóstolos" a seus atuais ministros. (Ver nesta pag. seu credo, artículo 4)


Credo:


Toma da Igreja Católica o Credo dos Apóstoles mas eliminan "a santa Igreja católica" e põem em seu lugar "a santa Igreja apostólica", elemento tomado do Credo de Nicea).


Ao credo acrescentaram arbitrariamente o seguinte:


Artigo 4

Eu creio que o Senhor Jesus dirige a sua Igreja por meio dos apóstoles viventes até que volte e que tem enviado a seus apóstolos e ainda os envía, com a missão de ensinar, de perdoar pecados em seu nome e de batizar com agua e com o Espíritu Santo.


Artigo 5

Eu creio que todos os ministerios da Igreja de Cristo tem sido elegidos unicamente e instituidos em sua função pelos apóstolos, e que do ministerio de Apóstolo de Cristo tem sua origem todos os dons e forças para que, dotados com os mesmos, a comunidade chegue a ser uma carta legivel de Cristo.


Artigo 6:

Eu creio que o Santo Batismo com agua é parte integral do renascimento e quem o recebe alcança com esta opção a recepção do Espírito Santo. Seguindo, é o pacto de uma boa consciencia com Deus.


Artigo 7:

Eu creio que a Santa Ceia foi instituida pelo mesmo Senhor em memoria de uma vez traído e plenamente validado o sacrificio da amarga paixão e morte de Cristo. Gostar dignamente da Santa Ceia nos garanti a comunhão da vida com Cristo Jesus, nosso Senhor. É festejada com pão sem fermento e vinho, os quais tem que ser benzidos e suministrados por um ministerio pastoral da Igreja.


Artigo 8:

Eu creio que os batizados com agua tem que recebir das mãos de um apóstolo o Espírito Santo para alcançar a infância divina, com o qual são introduzidos como membros no corpo de Cristo.


Artigo 9:

Eu creio que o Senhor Jesus voltará tão seguro como ascendeu ao céu, e os mortos em Cristo assim comoas almas nupciais viventes que esperaram sua vinda e foram preparados serão transformados e levados a seu lado, que despois das bodas no ceu retornará a terra com eles, levantará seu reino de paz e eles governarão con Ele como reis e sacerdotes. Ao finalizar este reino de paz haverá o juizo final, aonde todas as almas que não tiveram parte na Primeira Ressurreição recibirão sua parte, de acordo as que suas obras, seja bom o mau.


Artigo 10:

Eu creio que estou comprometido a ser obediente a autoridade terrena, sempre que não se oponham a ele leis divinas.



--------------------------------------------------------------------------------


A igreja Nova Apostólica tem doutrinas que coinciden com a Igreja Católica (utilizam em parte seu credo e outros ensinamentos bíblicos), outras doutrinas não coinciden (Exemplo: seu conceito de apostolicidade, seu conceito dos sacramentos, sua carencia de hierarquia validamente estabelecida).


-Padre Jordi Rivero


A página Corazones é obra das Servas dos Corazones Transpassados de Jesus e María

Copyright © 2001 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem