Bíblia x Sola Scriptura


Fonte: Exsurge Domini

Autor: Rogério Hirota  - Revisado em 24/Mar/2008


A Sola Scrptura ou Somente as Escrituras é umja doutrina criada por Lutero e é uma das caracteristicas do protestantismo, mas a Bíblia tem diversas passagens que são contra este livre exame protestante e ao contrário apóia a Sagrada Tradição.


O objetivo deste artigo é demonstrar através da Bíblia que a Sola Scriptura é uma falsa doutrina, que os apóstolos não tiveram a intenção de fazer uma um manual para o cristão contendo tudo em matéria de doutrina e fé, mas sim que a verdadeira doutrina está fundamentada nos Apóstolos, na única Igreja verdadeiramente apostólica e que tem suas raízes em Cristo e Pedro (cf Mat. 16,18).


Efesios 2,19-20 "Jä não sois hóspedes nem peregrinos, mais sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus edificados sobre os fundamentos dos APOSTÓLOS e profetas"


Sobre as palavras recebidas de Paulo por pregações:


II Timoteo 1,13 "Toma por modelo O QUE RECEBESTE DE MIM sofre a fé e o amor de Jesus Cristo"


Efésios 4,20-21 "Vós porem não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, se é que o OUVISTE e DELE APRENDESTES como convém a verdade em Jesus"


Filipenses 4,9 "O que APRENDESTES, RECEBESTES, OUVISTES E OBSERVASTES em mim, isto praticai, e o Deus da paz estara convosco"


Colossenses 1,23 "Para isso é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabalaveis na esperança do Evangelho que OUVISTES, que foi pregado a toda a criatura que ha debaixo do céu e do qual eu Paulo fui constituido ministro"


Colossenses 2,6 "Como de NOSSA PREGAÇÂO RECEBESTES o Senhor Jesus Cristo, vivei nele, enraizado e edificado nele, inabalaveis na fé em que FOSTES INSTRUIDOS com o coracao a transbordar de gratidão"


II corintios 11,3-4 "Mas temo que como a serpente enganou Eva com sua astúcia, assim se corrompam os VOSSOS PENSAMENTOS e se APARTEM da sinceridade com Cristo. Porque quando aparece alguém pregando outro Jesus daquele que vos temos pregado, ou se trata de se receber outro espirito diferente do que haveis recebido, ou outro evangelho, diverso do que haveis abraçado, de boa mente o aceitais"


1Coríntios 11,2: "Eu vos louvo, irmãos, pois em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei."


Romanos 6,17 "Graças a Deus, porém que depois de terdes sidos escravos do pecado, obedeceste de coração a regra da DOUTRINA NA QUAL TENDES SIDO INSTRUÍDO"


A fé vem pelo ouvido:


Porque "a Fé vem pelo ouvido" (Rom. 10, 16-17), e não pelo olho que lê. Pelo olho, vem a letra que mata"(2 Cor. 3,6).


Eclesiástico 15,30 "Qui audet me, non confundetur" "Aquele que me ouve, não será confundido"


Eclesiástico 6,34 "Se inclinares teu ouvido, receberás a doutrina, e se amas escutar, serás sábio"


Rom. 10,16-17 "Por isso Isaías diz: ‘Senhor, quem creu em nossa pregação?’ (Is. 53,1 e 52, 7"Logo, a Fé é pelo ouvido, e o ouvido pela palavra de Cristo"


Romanos 10,18 "Pergunto agora acaso nao ouviram?Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz e até os confins do mundo foram as suas palavras (sal18,5)".


Paulo preocupado com a transmissão da doutrina por via oral e não escrito:


Tito 1,5 "Deixei-te em Creta para que regules o que falta e estabeleça presbíteros na cidade, SEGUNDO AS PRESCRIÇÕES QUE TE DEI"


2 timoteo 2,1-2 "Tu, pois meu filho,fortifica-te na fé que estas em Jesus Cristo, E O QUE OUVISTE DE MIM,diante de muitas testemunhas, CONFIA-O A HOMENS FIÉIS QUE SEJAM CAPAZES DE INSTRUIR A OUTROS"


II Timoteo 3,14 "Tu porém permanece firme naquiilo que aprendestes e crestes. SABE DE QUEM APRENDESTES"


I Tessaliniscensse 1,5 O nosso Evangelho vos foi PREGADO nao somente POR PALAVRAS, mas também com poder do Espirito Santo e com plena convicçao. SABEIS O QUE TEMOS SIDO ENTRE VOS PARA A VOSSA SALVAÇÂO"


I Tessaloniscensse 2,13 "Não cesssamos dar gracas a Deus porque ao receberdes a PALAVRA DE DEUS QUE DE NÓS OUVISTES,vós a recebestes não como palavras humanas e sim o como realmente é PALAVRAS DE DEUS."


O Valor da Tradição dos Apostolos:


II Tessaloniscensse 2,15 "Conservai as TRADIÇÔES que aprendestes, seja por nossas PALAVRAS ou por nossas cartas"


II Tessaloniscensse 3,6 "Evitei a convivência de todo irmão que leve vida ociosa ou contrária a TRADIÇÂO que de nós tendes recebido".


Paulo exorta sobre o valor da doutrina recebida por suas pregações e o perigo dos que se acham iluminados para criar novas doutrinas:


Romanos 16,17-18 "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da doutrina que RECEBESTES. Evitai-os! Esses tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao próprio ventre. E com palavras adocicadas e linguagem lisonjeira enganam os corações simples".


Galatas 1,9 "Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguem pregar doutrina DIFERENTE DO QUE RECEBESTES, seja ele EXCOMUNGADO"


Nem tudo está ou foi escrito na Bíblia:


II João 1,12: "Tenho muito que vos escrever, mas não quero fazê-lo com papel e tinta. Antes, espero ir ter convosco e falar face a face, para que a nossa alegria seja completa."


III João 1,13-14: "Tenho muitas coisas que te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face."


Jesus quando é questionado por só falar em parábola diz que somente aos apóstolos é revelado os Misterios do Reino do Pai e as que pessoas não conseguiriam compreender estes mistérios:


Mateus: 10,15 "Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não."


Mateus 13,15 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis,porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s)".


O livre exame feito pelos protestante é condenada na Bíblia:


2 Pedro 1,20 "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal."


2 Pedro 3,16 "É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras."


Eclesiástico 38,38 "Eles (os operários, que fazem trabalhos com as mãos) não se assentarão na cadeira do juiz, e não entenderão as leis da justiça; não ensinarão as regras da moral nem do direito, e não se acharão ocupados na inteligência das parábolas"


Proverbios 26,07 "Assim como um espinheiro está na mão de um bêbado, assim está a parábola na boca do ignorante"


Atos 8,30-31 "Quando o Diácono Felipe é enviado por Deus a falar com o eunuco da Rainha de Candace que, em viagem, lia a Sagrada Escritura: Compreendes o que lês?’ Ele disse: ‘Como o poderei (eu compreender) se não houver alguém que me explique?"


Atos 28,26-28 "Vai a esse povo e dize-lhes: ‘Com o ouvido ouvireis e não entendereis, e, vendo, vereis e não distinguireis. Porque o coração desse povo tornou-se insensível, e são duros dos ouvidos, e fecharam os seus olhos para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos e entendam com o coração, e se convertam, e Eu os sare"


© Livre para cópia e difusão com menção do autor e do site Exsurge Domini

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem