Infalibili.... o quê?



Fonte: El Baul del Tesoro Catolico
Autor: Bob Stanley
Tradução: Rogério Hirota


Que significa a palavra ‘Infalivel’ exatamente, quando se refere ao bispo de Roma? Existem varias más interpretações são atribuidas , especialmente pelos irmaos e irmãs protestantes. Aqui temos algumas das respostas que temos recebidos:


1. O Papa não pode mentir.

2. O Papa não pode pecar.

3. O Papa não comete erros.

4. Tudo o que o Papa disser é a verdade absoluta.

5. O Papa é perfeito em todos os sentidos.


E a resposta correta é...


'Nenhuma' das mencionadas.


Se falasse que acreditei em algumas destas respostas, eu pensaria duas vezes sobre a " Infalibilidade do Papa ".


Mude a palavra ‘Papa’ por ‘Jesus Cristo’ em todas as respostas anteriores e a resposta correta é um eloquente ‘SIM’. O Papa é a cabeça humana, visivel da Igreja assim como Jesus Cristo é a cabeça invisivel.



A definiçao correta da Infalibilidade do Papa (ex Catedra), como foi definida pelo Primeiro Concilio Vaticano (1870), é :


"O Pontífice Romano, quando fala ex catedra - isto é, quando em sua posição de pastor e lider de todos os Cristaos Catolicos, por virtude de sua autoridade apostólica suprema - define uma dotrina relacionada com a Fé a Moral que deve sustentar a Igreja universal, pela assistencia divina prometida a ele pelo Bendito Pedro, está possuída dessa infalibilidade com a qual o divino Redentor desejou que Sua Igreja gozasse para definir as doutrinas concernicentes a Fé e Moral; e portanto tais definições são irreformaveis delas mesmas, e não em virtude do consentimento da Igreja."


Resumindo, isto significa, que uma declaração infalivel Papal, quando todas as condições são reunidas, está livre de erros para ensinar a Igreja universal em materia de fe e moral.


Então, o Papa é um pecador?


Sim, todos somos pecadores. Ele não é diferente de nós nesse respeito.


" Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador" ... Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. " Lucas 5:8-10.


Agora, o que dizer sobre os autores da Biblia, Mateus , Marcos, Lucas, João, Pedro e os outros eram eles infaliveis ou eram pecadores?


Como já lhes foi mostrado, Pedro admitiu que ele era um pecador, e todos conhecemos a historia de Saulo, a quem se tornara depois Paulo. Sabemos que eram pecadores. Como então, homens faliveis puderam escrever documentos tão infaliveis como os livros da qual eram autores?


É porque foram guiados pelo Espírito Santo. DEUS cuidou de que não escrevessem erros. DEUS é o mesmo ontem, hoje e para todo o sempre. Se DEUS cuidou de que eles não escrevessem erros, como poderia Ele, não fazer o mesmo, pelo sucessor de São Pedro hoje?


" Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa.." João 15:20.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem