Testemunhos dos primeiros cristãos sobre o Primado de Pedro


Fonte: Livro Sagrada Tradição

Autor: Prof. Felipe Aquino


Tertuliano(202) de Cartago :


"A Igreja foi construída sobre Pedro";


São Cipriano (210-258) de Cartago :


"Sobre um só foi construída a Igreja: Pedro";


Santo Ambrósio (340-397) bispo Treves Italia:


"Onde há Pedro, aí há a Igreja de Jesus Cristo".


No princípio do sec. II, Santo Inácio de Antioquia (110):


escreve aos romanos que a Igreja de Roma preside a todas as demais.


S. Jeronimo escrevendo a S. Dâmaso (348-420), Papa, diz:


"Eu me estreito a Vossa Santidade que equivale a Cátedra de Pedro. E esta a pedra sobre a qual Jesus Cristo fundou a sua Igreja. Seguro em vossa cátedra eu sigo a Jesus Cristo". Fala nisto direta ou indiretamente diversos santos e cristãos dos primeiros séculos, formando a mais universal das tradições, a mais firme convicção histórica. Só para citar alguns: S. Epifanio, Osorio Pedro de Alexandria, Dionisio de Corinto, S. João Crisóstomo, Papias, etc.


Santo Irineu († 202)


"Porque é com esta Igreja (de Roma), em razão de sua mais poderosa autoridade de fundação que deve necessariamente concordar toda a Igreja, isto é, que devem corcordar os fiéis procedentes de qualquer parte, ela na quela sempre em beneficio dos que procedem de toda parte, se conservou a tradição que vem dos Apostolos"(Contra as Heresias)


Sao Cipriano († 258) bispo de cartago e defensor da unidade da Igreja:


"O Senhor diz a Pedro: "Eu te digo que tu és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno nao prevalecerao sobre ela. Dar-te -ei as chaves do Reino do céu...." O Senhor edifica a Igreja sobre um só, embora conceda igual poder a todos os apostolos depois da sua ressurreiçao, dizendo: "Assim como o Pai me enviou, eu os envio. recebei o Espirito Santo, se perdoardes os pecados de alguem, ser-lhes-ão perdoados, se os retiverdes, ser-lhes-ão retidos. No entanto, para manisfestar a unidade partindo de um só. Sem duvida, os demais apostolos eram como Pedro, dotados de igual participacao na honra e no poder, mais o prncipio parte da unidade para que se demonstre ser unica a Igreja de Cristo... Julga conservar a fé quem nao conserva a unidade da Igreja? Confia estar na Igreja quem se opoe e resiste a Igreja? Confia estar na Igreja, quem abandona a Catedra de Pedro sobre a qual esta edificada a Igreja?"


São Pedro Crisólogo († 450)


"No interesse da paz e da fé não podemos discutir sobre questoes referentes a fé sem o consentimento do Bispo de Roma"


São Jõao Crisóstomo († 407) bispo de Constantinopla


"Pedro na verdade ficou para nós como a pedra sólida sobre a qual se apóia a fé e sobre a qual esta edificada a Igreja. Tendo confessado ser Cristo, o Filho do Deus vivo, foi lhe dado a ouvir: "Sobre esta pedra - a da sólida fé - eficarei a minha Igreja" (Mt 16:18).Tornou-se enfim Pedro o alicerce firmissimo e fundamento da Casa de Deus, quando após negar a Cristo e cair em si, foi buscado pelo Senhor e por Ele honrado com estas palavras : "apascenta as minha ovelhas" (Jo 21,15s).Dizendo isso o Senhor nos estimou a conversão e tambem a que de novo se edificasse solidamente sobre Pedro aquela fé, a de que ninguem perde a vida e a salvaçào, nste mundo, quando faz penitencia sincera e se corrige dos seus pecados"(Haer.59,c,8)


Eusébio de Cesaréia (†340)


"Pedro e paulo indo para Italia, vos transmitiram os mesmos ensinamentos e por fim sofreram o martirio simultaneamente"(Historia Eclesiastica, II 25,8)


Observaçao: A Historia da Igreja, desde cedo, mostra que os sucessores de Pedro em roma fizeram uso da sua jurisdição. Por exemplo na questão da data da festa da Pascoa, no Seculo II, alguns cristaos a Asia Menor não queriam seguir o calendário de Roma; o Papa São Vitor (189-199) ameaçou-os de ex-comunhao (cf. Hist. ecles.Eusebio V24, 9-18). Ninguem contestou o Biso de Roma, o Papa, e parecia claro a todos os bispos que nenhum deles podia estar em comunhão com a Igreja Univesal ( ja chamada Catolica) sem estar em comunhaocom a Igreja de Roma. Isso mostra bem o primado de Pedro desde o Inicio da cristandade.


Papa Pio XII (Enciclica "Mystici Corporis Christi":


"Há os que se enganam perigosamente, crendo poder e ligar a Cristo, cabeça da Igreja, sem aderir fielmente a seu vigário na terra. Porque suprimindo este Chefe visível, quebrando os laços luminosos da Unidade, eles obscuressem e deformam o Corpo Mistico do Redentor a ponto de ele naopdoer ser reconhecido e achado dentro dos homens ,procurando o porto da Salvção eterna".


 

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem