Vaticano publicará estudo sobre a Inquisição


Autor: ACI


VATICANO, 10 Jun. 04 (ACI) .- A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou nesta quinta-feira que em 15 de junho haverá uma coletiva de imprensa para apresentar o livro intitulado “A Inquisição”, que reúne as palestras de uma conferência internacional realizada em Roma em outubro de 1998.


Participarão da roda de imprensa do Cardeal Roger Etchegaray, ex-Presidente do Comitê de preparação do Jubileu de 2000 –que organizou a conferência-, o Cardeal Georges Cottier, Teólogo da Casa Pontifícia, o Cardeal Jean-Louis Tauran, Arquiveiro do Vaticano e o Professor Agostino Borromeo, responsável pela publicação da obra.


A obra apresentará os estudos históricos realizados por 30 historiadores e estudiosos que se reuniram em Roma como parte do processo de “purificação da memória” solicitado pelo Papa João Paulo II em vistas ao Jubileu do ano 2000.


Os estudos colocam em evidência os possíveis excessos das autoridades da Inquisição; mas também ajudam a dissipar muito da “lenda negra” produto dos preconceitos históricos.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem