Atualmente a pessoa que lesse o livro, “Radiografia do Jeovismo” do adventista Arnaldo Cristianini, criticando as doutrinas da Sociedade Torre de Vigia, e depois folhasse as “A sentinela” de 15/5/93 e 15/7/97, refutando as doutrinas adventistas, jamais sequer imaginaria a estreita ligação doutrinária que existe entre esses dois grupos. Entretanto, isto não se constitue surpresa quando se sabe que os Adventistas do Sétimo Dia foi outrora, em certo sentido, os pais espirituais das Testemunhas de Jeová.
Para muitas TJs isso não passa de uma calúnia infundada, e alguns adventistas ficam muito chateados com isso. Mas as evidências são por demais contundentes para ignorarmos. E lembre-se, qualquer semelhança não é mera coincidência nessa história!
HISTÓRIA DE UMA AMIZADE
Charles T. Russel, era grande admirador de líderes Adventistas, e teve seu primeiro contato com este movimento em 1869, quando Jonas Wendell, um pregador do Advento Cristão, estava a realizar uma reunião em Allegheny, Pennsylvania, porém, não se tornou num “segundo adventista”, mesmo freqüentando por algum tempo esta igreja. Ele não negava sua dívida para com os adventistas bem como outras denominações e mencionou duas pessoas em especial, George Stetson e George Storrs, que lhe tinham oferecido assistência espiritual. Falando sobre o período de 1869 a 1872, ele disse: “O estudo da Palavra de Deus com estes amados irmãos levou-me, passo a passo, até esperanças mais verdejantes e brilhantes para o mundo, embora não tenha sido senão em 1872 que eu obtive uma imagem clara do trabalho do nosso Senhor como o nosso preço de resgate, que descobri que a força e a fundação de toda a esperança de restituição reside nessa doutrina”.
Quem, pois, eram Stetson e Storrs, e quais foram as contribuições deles para o pensamento de Russell? A resposta à primeira parte desta pergunta é que ambos tinham longos antecedentes no “Segundo Adventismo”. De fato, Stetson era um ministro do Advento Cristão, enquanto Storrs tinha sido um dos principais fundadores da Life and Advent Union [União da Vida e do Advento] ambos ligados à Guilherme Miller, e possuíam pontos doutrinários polêmicos como o sono da alma, a negação da Santíssima Trindade, a negação do inferno e outros. Depois Russel chegou a ser editor assistente de um de seus dissidentes – N. H. Barbour na revista “Arauto da Aurora” em 1878. Apesar de Russel ter apartado destes adventistas mais tarde, por discordarem em alguns pontos doutrinários como por exemplo “a maneira da volta de Cristo”, contudo suas idéias heréticas foram conservadas na teologia de Russel e passado como herança para os “Estudantes da Bíblia”, conhecidos hoje em dia como, “As Testemunhas de Jeová”. Observe abaixo a incrível semelhança entre ambos os grupos:
ADVENTISTAS: | TESTEMUNHAS DE JEOVÁ: |
1. crêem serem a única Igreja verdadeira chamada de Igreja “Remanescente” | 1. Acreditam serem a única religião verdadeira na terra. |
2. Possuem os escritos de Ellen G. White como autoridade doutrinária sendo, segundo eles, divinamente inspirados. | 2. Possuem os escritos da liderança chamada de: “Corpo Governante”, como inspirados. |
3. Consideram as demais igrejas como fazendo parte da “Grande Babilônia do Apocalipse” | 3. Consideram as demais igrejas como fazendo parte de “Babilônia, A Grande”. |
4. Marcaram várias vezes a volta de Cristo. 1843,1844 e outros | 4. Marcaram várias vezes a volta de Cristo, 1814,1818,1825 etc... |
5. Deram explicações esdrúxulas para suas profetadas, e assim: | 5. Deram explicações exdrúxulas para suas profetadas e assim: |
6. Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1844 culminando na herética doutrina do “Santuário”. | 6. Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1914, culminando na doutrina da “Parousia”. |
7. A verdade e a salvação só se encontram no movimento adventista (segundo muitos livros) | 7. A pessoa precisa pertencer a Organização de Jeová para receber a benção da vida eterna. |
8. Preservam costumes judaicos como alimentação dietética e a guarda do sábado. | 8. Preservam costumes judaicos como o respeito pelo sangue. |
9. Não acreditam na salvação somente pela fé, o adepto precisa guardar a lei mosaica em especial, os dez mandamentos. | 9. Não acreditam na salvação somente pela fé, o adepto precisa fazer o que a Organização mandar. |
10. Possuem uma interpretação particular sobre os 144 mil do Apocalipse. | 10. Possuem uma interpretação particular sobre os 144.000 mil do Apocalipse. |
11. Acreditam no aniquilacionismo, isto é, a alma do homem não sobrevive após a morte. | 11. Acreditam no aniquilacionismo, isto é, a alma não sobrevive após a morte. |
12. Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura. | 12. Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura. |
13. Acreditam na extinção total dos ímpios. | 13. Acreditam na extinção total dos ímpios. |
14. Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa | 14. Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa. |
15. Acham que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo em especial o dia santificado – o sábado. | 15. Acreditam que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo em especial o nome de Deus que seria Jeová. |
16. Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé. | 16. Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé. |
17. Usam jargões como “verdade presente”, para justificar suas novas revelações. | 17. Usam jargões como: “lampejos de luz”, para justificar suas novas revelações. |
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