Maria modelo de vida carismática

 


(depois de Jesus, o carismático por excelência)

Autor: Homilia do Pe. Emiliano datada de 1996


HOMILIA DO PADRE EMILIANO TARDIF EM MISSA REALIZADA NO CONGRESSO DA EVANGELIZAÇÃO 2000 EM APARECIDA DO NORTE - 1996


Irmãos e irmãs, acabamos de escutar o evangelho em que o anjo disse à Maria no dia da Anunciação: O Espírito venha sobre ti.


Esse Evangelho segundo São Lucas, nos recorda a palavra "o Espírito venha sobre ti e darás à luz um filho" e, o mesmo São Lucas, nos Atos dos Apóstolos, nos diz que Jesus, no dia da Ascensão, antes de subir aos céus, disse aos apóstolos e aos discípulos reunidos: O Espírito Santo venha sobre vós e sereis testemunhas até os confins da terra.


Nos dois casos, esse Espírito Santo é que atua. O Espírito Santo que fecunda Maria Santíssima e ela dá à luz a Jesus, o Salvador do mundo. É o Espírito Santo que vem sobre os apóstolos no dia da Ascensão de Jesus aos céus e no dia de Pentecostes, para cumprir a promessa que Jesus havia dito (feito) no dia da sua ascensão. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio sobre os apóstolos e os discípulos ali reunidos e os transformou em testemunhas audazes de Jesus Cristo.


Maria Santíssima é o modelo para a Igreja em sua abertura para o Espírito Santo. Ela é a esposa do Espírito Santo. E Maria Santíssima, depois de ter recebido esse grande presente, depois de ter sido fecundada pelo Espírito Santo, saiu às montanhas da Judéia para ajudar a sua prima Isabel. O anjo lhe havia dito que a sua prima, que era estéril, estava no sexto mês de gravidez. O Espírito Santo é um espírito de serviço, é um espírito que nos impulsiona a servir e por isso nos dá carismas para que possamos servir e produzir frutos abundantes para a glória do Pai e do céu E Maria Santíssima, cheia do Espírito Santo, saiu para visitar sua prima Isabel e ficou com ela durante os três meses de gravidez e acreditava. E quando Maria se encontrou com Isabel, Isabel saiu e lhe disse: Bem aventurada tu que acreditaste nas palavras que foram ditas por parte do Senhor. Disse Santo Agostinho que Maria Santíssima concebeu Jesus em seu coração antes de concebê-lo em seu seio, quando aceitou ser a escrava do Senhor, faça-se segundo a palavra e em seu coração aceitava ser a mãe de Jesus. E quando Isabel a saudou, bem aventurada tu que acreditaste no que vem da parte do Senhor, Maria Santíssima começou a sua grande ação de graças dizendo seu Magnificat: "Minha alma glorifica o Senhor e meu espírito se regozija em Deus meu salvador". Em seu Magnificat, Maria Santíssima disse: "Todas as gerações me chamarão bem aventurada". E esta é uma profecia que se cumpre hoje com toda a gente.


Todas as gerações, nos vinte séculos de cristianismo, tem proclamado Maria Santíssima bem aventurada Virgem Maria. Não todos os homens, porque há muitos homens que não conhecem Maria. Não todos os cristãos, já que nem todos os cristãos reconhecem a grandeza de Maria Santíssima, mas todas as gerações tem proclamado à Maria Santíssima bem aventurada e então, Maria Santíssima em seu Magnificat, profetizou. E essa profecia se vem cumprindo e vemos no Evangelho que Maria Santíssima não tem só o carisma de profecia, ela tem também o carisma de milagres, quando em Caná da Galiléia faltou vinho e Maria Santíssima, preocupada por que faltava vinho na bôda (festa de cassamento) disse a Jesus: Não tem mais vinho! E Jesus lhe disse que não havia chegado sua hora de fazer seu primeiro milagre mas, apesar de não haver chegado sua hora, porque Maria Santíssima tinha uma fé carismática, uma fé que não duvida, apesar de que não havia chegado a sua hora ela estava certa de que Jesus ia fazer algo para remediar o problema. E disse aos empregados: Façam tudo o que Ele vos disser. E Jesus mandou encher seis potes de água, cada um com capacidade para cem litros de água e mudou a água em vinho em Caná da Galiléia. E São João disse: Foi este o seu primeiro milagre. Jesus manifestou a sua Glória e seus discípulos acreditaram nele. E agora eu pergunto a vocês: Quem fez o milagre de mudar a água em vinho em Caná da Galiléia? Quem foi? Jesus, foi Jesus. E quem concedeu o milagre? Maria. É esse o carisma de milagres.


O carisma de milagres não é fazer milagres. Nenhum ser humano pode fazer um milagre. O milagre sempre quem faz é Deus. O que Maria pode fazer é conseguir o milagre. Maria Santíssima não pode fazer milagres, ela mesma já disse. Só Deus pode fazer milagres, porém, se conseguiu o primeiro milagre por sua intercessão e daí dizemos que ela tem o carisma de milagres. O carisma de milagres não é fazer milagres, é conseguir milagres através (por intermédio) de sua oração, de sua intercessão. Maria Santíssima tem o carisma de milagres. Tem o carisma de profecia. Tem também uma fé carismática que não duvida. Maria Santíssima tem o carisma de cura. Não existe uma pessoa, em toda a história da Igreja, que tenha um carisma de cura tão grande, tão poderoso como o carisma de cura que tem Maria Santíssima, que se manifesta de uma maneira privilegiada nos grandes santuários Marianos do mundo como em Lourdes, em Fátima, no santuário da Virgem de Guadalupe, aqui no Santuário da Virgem de Aparecida, quantos, quantas curas se tem recebido por intercessão de Maria Santíssima. Ela tem o carisma de cura mas não é ela que cura os enfermos. Quem cura é Jesus. Ela ora por nós e Jesus cura.


Ela disse bem claro em Medjugorge um dia. As videntes me contaram que havia muitos enfermos na igreja de Medjugorge onde aparece a Rainha da Paz, e, uma das videntes, disse à Maria Santíssima - a aparição foi uns quinze minutos antes da missa. Uma das videntes disse à Maria Santíssima: Hoje temos muitos enfermos na igreja. Poderia você curar alguns dos enfermos? A Virgem contestou: Não, eu não posso curar os enfermos, só Deus pode curar seus enfermos. Ela disse: Vou orar ao meu filho Jesus, para que Ele cure seus enfermos. E os videntes viram a Virgem com as mãos cruzadas, em oração silenciosa por uns momentos grandes, orando, e há testemunhos escritos nos artigos de Medjugorge de que naquela noite, durante a aparição da Virgem, houve a cura de cancer, houve a cura de paralisia. Quem curou: Jesus. Quem conseguiu a cura: Maria. Ela não quer encobrir Jesus. Ela não quer o que pertence a Jesus. Por isso ela disse quando lhe perguntaram "poderia você curar alguns enfermos" ela disse: Não, somente Deus pode curar os enfermos, eu vou orar ao meu filho Jesus para que ele cure seus enfermos.


Às vezes existem católicos que tem uma maneira muito errada de falar e por isso há tantas críticas entre nossos irmãos protestantes às vezes. Porque existem católicos que andam dizendo: A Virgem me curou! A Virgem fez um milagre! E Ela não quer que digamos isso, não quer encobrir a Jesus. Ela não quer o que pertence a Jesus. Precisamos dizer: A Virgem me concedeu um milagre por sua intercessão. A Virgem me concedeu a saúde por sua intercessão. Ela ora por nós, pecadores, e Jesus responde à oração de sua mãe sarando a muitos enfermos; e Maria Santíssima está orando por nós aqui mesmo. Há pessoas que podem vir ao microfone e dar testemunho que em sua família havia um menino enfermo, ou sua mãe enferma, ou alguém da família, e que iniciou uma novena a Maria Santíssima antes de visitar o santuário da Virgem Aparecida, ou onde queira, e que orando à Virgem, conseguiu a cura do seu enfermo. Não foi a Virgem que curou seu enfermo. A Virgem orou por seu enfermo e Jesus o curou. Daí podemos dizer que Maria Santíssima tem o carisma de cura e que o carisma de cura não é curar os enfermos. É conseguir cura através (por meio) de nossa oração. É muito importante que eu não ande dizendo: A Virgem me fez um milagre, a Virgem me curou. Não. Seria dar a Maria Santíssima o papel que pertence a Jesus. Ela não quer encobrir a Jesus. Ela não quer o que pertence a Jesus, mas sim dizer e proclamar: A Virgem me conseguiu a cura, a Virgem me conseguiu um milagre. Então vemos que Maria Santíssima tem o carisma de profecia, que foi manifestado de maneira brilhante no Magnificat e que se seguiu manifestando na história da Igreja quantas vezes, por exemplo, em Fátima quando Nossa Senhora de Fátima disse: A Rússia se converterá. Muitos pensaram quando iria se realizar esta profecia e viram que rápido caiu o muro de Berlim, que rápido caiu o governo comunista em Moscou e como a profecia de Maria Santíssima está se cumprindo na Rússia, havendo conversões, havendo muita gente que está buscando o Senhor. Maria Santíssima havia dito, a Rússia se converterá e sua profecia está se cumprindo hoje entre nós. Então lhes digo que ela tem o carisma de profecia, ela tem o carisma de milagres, tem o carisma de cura, tem uma fé carismática que não duvida. Também, Maria Santíssima tem o carisma de línguas.


Disse São Lucas nos Atos, capítulo 2. Estavam reunidos com Maria Santíssima, a mãe de Jesus, e o Espírito Santo desceu sobre eles em forma de línguas de fogo, e começaram todos a falar em outras línguas. Quando disse todos, significa todos. E Maria Santíssima é a única pessoa que Lucas menciona por seu nome e disse que os apóstolos e os discípulos estavam reunidos com Maria Santíssima, a mãe de Jesus, e começaram todos a falar em outra língua. Então, aí nenhum especialista em Sagrada Escritura pode negar o que se afirma: Que Maria Santíssima recebeu também o dom de línguas, o dom de orar no Espírito, é um dom que o Senhor desejou a todos vocês.


Orando em línguas, o Espírito Santo é que ora em nós, diz São Paulo quando lemos na Epístola aos Romanos, capítulo 8, versículo 26. São Paulo disse: Nós não sabemos como orar para orar como convém. Mas o Espírito Santo vem em ajuda de nossa fraqueza e vem orar em nós quando reunidos. Esse é o dom de orar em línguas. Maria Santíssima recebeu esse carisma de orar em línguas. Eu lhes digo, irmãos........(relato da oração em línguas na vida dele, Pe. Emiliano).


(No final padre Emiliano faz um comentário sobre a frase do Papa Paulo VI que intitulou Maria Santíssima de "a estrela da evangelização", porque ela nos leva a Jesus, em analogia à estrela de Belém que guiou os três reis magos até Jesus)

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem