O Pecado Original x Imaculada Conceição - Mentira protestante

 


Fonte: Exsurge Domini

Autor: Rogério Hirota


Certa vez num debate com um protestante, ele me afirmou que o pecado provém do ato sexual e por isso nascemos pecadores e usou este artifício para dizer que Maria, por ter nascido do ato sexual não poderia ter sido imaculadamente concebida.


Acho que esta é a afirmação mais fora do contexto bíblico que já escutei de um protestante e veremos a tamanha tolice desta alegação neste artigo, toda esta inverdade protestante assim como tantas outras acusações a Igreja provém de um interpretação errada da Bíblia, o livre exame ou sola scriptura. Cada um interpreta a Biblia como achar correto e assim cada protestante cria sua propria doutrina e que terrível é isso pois assim acaba-se deturpando cada vez mais a Verdade Cristã.


Cheguei até mesmo a escutar que hoje eles têm 38.000 denominações e que daqui a 10 anos serão 100.000 e vão tornar assim o Brasil num país evangelico, que besteira... Se hoje os protestantes já não conseguem mais viver harmoniosamente entre si quando se fala de doutrina imagine então quando houver mais de 100.000 seitas. Um exemplo é o costume deles ao dizer que os Testemunhas de Jeová, a Universal (IURD), a congregação cristã do Brasil, os mórmons não são evangelicos sendo que estas possuem as duas bases doutrinarias que requer para se caracterizar um protestante, a doutrina da sola fide (somente a fé) e sola scriptura (somente a biblia) então temos assim uma amostra da falta de unidade e que quanto mais seitas, mais doutrinas (porque ninguem cria uma igreja se não tiver uma idéia nova) e quanto mais doutrinas mais se adentram nas fantasias que deturpam o Evangelho.


II Tim 4, 3-4 "Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas."


Colossense 2,23 "Elas podem, sem dúvida, dar a impressão de sabedoria, enquanto exibem culto voluntário, de humildade e austeridade corporal. Mas não têm nenhum valor real, e só servem para satisfazer a carne."


Mas voltando ao assunto, dizia que o protestante contestava ser o ato sexual a fonte do pecado, para entendermos o pecado ou "pecado original" devemos lembrar que este tem a sua origem com Adão e Eva na qual pela desobediência dos dois levaram consigo toda a humanidade na perda da comunhão com Deus (cf. Gen 3, 6-7), portanto o pecado original não tem sua origem ou transmissão dentro do ato sexual em si, mas que isso é um mau (morte) que a humanidade carrega e só pode ser remida pelo batismo de Cristo.


Um exemplo interessante é o que o professor Felipe Aquino deu em seu programa escola da fé, que se plantarmos um grão de milho contaminado, este crescerá e produzirá grãos contaminados o mesmo acontece dentro da história da humanidade.


Adão dentro de um contexto exegético é o pai da humanidade, até mesmo seu nome é simbolico e nos mostra bem o que se deve entender por ele, e o mesmo com Eva, veja a tradução de seus nomes:


Adão:Etimologia.: Hebraico, adam, humano.


O primeiro homem. Criado por Deus do barro; de sua costela Deus criou a primeira mulher, sua esposa Eva. Ambos foram criados a imagem de Deus.


Eva: Etimologia: Hebraico hawwah, vida.


A primeira mulher, esposa de Adão e mãe de todos os homens, que foi feita por Deus da costela de seu esposo (Génesis 2-4).


Entendendo a etimologia de seus nomes podemos verificar como a Igreja nos ensina bem a transmissão do pecado original:


§ 404


De que maneira o pecado de Adão se tornou o pecado de todos os descendentes? O gênero humano inteiro é um Adão "sicut unum corpus unius hominis - como um só corpo de um só homem. Em virtude desra "unidade do genero humano", todos os homens estão implicados na justiça de Cristo. Contudo, a transmissão do pecado original é um mistério que não somos capazes de compreender plenamente. Sabemos porém, pela Revelação, que Adão havia recebido a santidade e a justiça originais não exclusivamente para si, mas para toda a natureza humana: ao ceder ao Tentador, Adão e Eva cometem um pecado pessoal, mas este pecado afeta a natureza humana, que vão transmitir um estado decaido. É um pecado que será transmitido por propagação à humanidade inteira, isto é, pela transmissão de uma natureza humana privada da santidade e da justiça originais. E é por isso que o pecado original é denominado "pecado" de maneira analogica: é um pecado CONTRAIDO e não COMETIDO, um ESTADO e não um ATO.


Portanto o pecado original é transmitido em decorrência de um estado e não de um ato, como disse o protestante ato sexual e o catecismo faz uma linda colocação de que o homem nasce fazendo parte do corpo de Adão, um corpo decaido e contaminado pelo pecado e com o batismo de Cristo que é de Regeneração e Renovação (cf. Hebreus 3, 4-6) somos remidos do pecado e incorporados ao Corpo de Cristo. Assim também nos mostra a Bíblia:


Romanos 5,12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens


Romanos 5,15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.


Romanos 5,19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.


Isaias 53,11 Após suportar em sua pessoa os tormentos, alegrar-se-á de conhecê-lo até o enlevo. O Justo, meu Servo, justificará muitos homens, e tomará sobre si suas iniqüidades.


O que então entendemos com tudo isso?


1- Que o pecado original não nos é um pecado cometido e sim contraido, não tem vinculo por ato e sim é um estado, portanto ao afirmar que o pecado original provém do ato sexual é uma interpretação deturpada da Biblia


2- Que o herdamos o pecado original por nascer fazendo parte do corpo de Adão e com o batismo de Jesus somos remidos e incorporados ao Corpo de Cristo


E o ataque do protestante à Maria?


Oras, se já não existe mais a acusação protestante muito menos se pode colocar ou atribuir a Maria, o ataque não tem fundamento algum.


Maria é a nova arca da aliança que abriga a Palavra de Deus, que é Jesus (cf. Jo 1, 1-3) e para abrigar a palavra de Deus esta arca deve ser incorruptivel e livre de todo o pecado porque Deus e o pecado não co-existem num mesmo lugar e por isso mesmo no Reino dos céus não existe pecado e ninguém que seja pecador , como diz a propria Biblia "onde nada de impuro entrará". (cf. Apocalipse 21,27).


Maria nasceu imaculada, livre do pecado original não por seus méritos mas pelo de Jesus, pelo plano de Salvação de Deus e porque Deus não poderia ser gerado e permanecer ligado pelo cordão umbilical a um ventre com pecado. Por isso Maria, por gerar o corpo de Cristo e por ser imaculadamente gerada foi a primeira a fazer parte do Corpo Mistico de Jesus a qual todos nós comos chamados atraves do batismo.


Não quero me alongar neste assunto já que temos no site Exsurge Domini- Formação Catolica ótimos artigos sobre a Imaculada Conceição.


Quanto mais o homem buscar doutrinas dentro da Biblia mais se perde nas fantasias e falsas interpretações, deturpando, denegrindo a fé catolica, cabe a nós irmão defender a fé, buscar dentro da Igreja a Verdade, porque nestes anos de estudo que tive sobre a doutrina catolica descobri que nenhuma alegação protestante fica em pé frente a Verdade da Igreja Católicam unica detentora e fiel depositária dos tesouros da fé deixado por Cristo e que permanecerá até o fim dos tempos (cf. Mateus 28,20) trazendo os caminhos de Cristo a luz do mundo, tendo a voz final sobre todas as discussões (cf. Mateus 18,15-17).


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem