O significado dos números na Biblia

 



Fonte: Conheça melhor a biblia

Autor: Pe. Luiz Cechinato


Quem não esta informado sobre o significado dos números entre os povos primitivos, ao ler a Biblia Sagrada acaba levando a sério os muitos números que ali se encontra. Por isso, queremos lembrar que, na mentalidade dos povos antigos, tanto dos gregos como dos hebreus, os números tinham sentido simbolicos. Muitas vzes significam a qualidade e não a quantidade. Os orientais não sabiam falar sem recorrer ao simbolismo dos números e dos provérbios.


Assim por exemplo,para dizer que uma pessoa era virtuosa e abençoada por Deus , a Bíblia diz que tal pessoa viveu uma grande soma de anos. Para dizer que o seu Deus estava acima de todos os deuses juntos, os hebreus punham a palavra " Deus " no plural: "Elôhim" (deuses) é o plural de " El " (Deus). E " Elôhim" é o nome que os hebreus antigos dava a Javé, o verdadeiro Deus de Israel.


A mesma acontencia com a palavra " Santo ". Para dizer que javé era Deus fiel e santo, mais que todos os deuses dos pagãos juntos, os hebreus punham a palavra Santo (Qadosh) no plural (Qedoshin). Portanto, era plural que não tinha sentido de soma ou de multiplicação, mas de perfeição e plenitude.


Outra coisa: os números impares eram sempre mais que perfeitos que os pares. Pelo fato de serem mais facilmente divisíveis,os números pares eram inferiores, pois davam a idéia de coisa fraca ou quebradiça. Por isso os números simbólicos mais frequente na Biblia sao : Um, Três, Sete, Dez e Doze. O Dez e o Doze não São impares, mais tinham uma razão especial para entrar na lista dos números simbolicos, como explicaremos a seguir:


UM = Era o número imperfeito por excelência, por ser o primeiro ou "Origem"dos outros números.


TRÊS=Era o número perfeito por ser o primeiro composto de ímpar, e por representar o triângulo, que ra uma figura perfeita, com três faces iguais.


SETE=O mais significativo na linguagem biblica. Começa por isso:


Deus fez o mundo em sete " dias ". (Gn 1,1-31 ; 2,1-2). Indicava a perfeição e totalidade. Quando Pedro perguntou a Jesus se deveria perdoar o irmão até " sete vezes ", o Senhor respondeu-lhe :


" Não te digo até sete, mais setenta vezes sete" (Mt 18, 21-22)


Como bem se vê, aí não trata de quantidade de vezes mais de perdoar "infinitamente", ou seja: SEMPRE. Quer dizer que o perdão deve ser copmpleto.


DEZ= O número Dez entrou na lista dos números perfeitos apesar de não ser impar, porque dez são os dedos das mãos. E essa era a maneira primitiva de se contar.


DOZE= Era um número simbólico porque o ano divide-se em doze meses. Indica Plenitude e Perfeição.


* As tribos de Israel eram doze (Gn 35.22-26);


* Os Apostolos eram doze (Mt 10,1-5);


* A Nova Jerusalém, mencionada no apocalipse, tem doze portas guardadas por doze anjos;


* A cidade santa tem doze mil estadios (cf, Apo. cap. 12);


* E o número dos eleitos era 144.000, sendo Doze mil de cada uma das doze tribos de Israel (Apo. 7,4-8).


Como se vê, o número Doze, que em si já é perfeito multiplicado por MIL dá a idéia de Plenitude; e Doze Mil multiplicado por Doze vem dar a Idéia de perfeição maxima, ou de vitória completa de Cristo e de felicidade plena dos bem aventurados na Jeruasalem Celeste.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem