Os Menonitas


Fonte: Firmes na fé


Os menonitas devem o seu nome a um sacerdote católico holandês chamado Menno Simons (1496-1561). Foi ordenado em 1515 ou 1516 e exerceu o ministério paroquial. Em 1531 foi condenado à morte o anabatista holandês Seicke Snijder, porque negava a validade do Batismo das criancinhas; Menno então quis estudar a tenática e persuadiu-se de que o sacramento ministrado aos pequeninos não era válido. Escreveu então a Lutero, Bucer e a Bullinger, defensores do Batismo de crianças (pedo-batismo), pedindo explicações; as respostas que lhe enviaram, não lhe satisfizeram; em conseqüência aderiu à corrente anabatista e foi rebatizado em 1536 por Obbe Philips, organizador da primeira comunidade anabatista na Holanda.


O episódio de Münster e a revolução dos camponeses na Alemanha excitaram as autoridades civis da Holanda contra os anabatistas. Menno refugiou-se então em Colônia (Alemanha) e pôs-se a percorrer a Alema-nha Setentrional apregoando suas idéias e fundando centros menonitas. Por essa época escreveu opúsculos e tratados. Menno procurou sempre reprimir o ânimo passional dos anabatistas e coibiu seus excessos, sendo, por isto, considerado o segundo fundador da corrente anabatista, que tornou o nome de Menonita. Morreu em 1559 na Alemanha.


Os menonitas extraíram dos escritos de Menno a sua Profissão de Fé, que data de 1589 consta de quarenta artigos, com o nome de "Confissão de Fé de Waterland"; nega a transmissão do pecado origina,. afirma a morte do Senhor em favor de todos os homens, condena o juramento, a guerra, qualquer tipo de violência; recomenda a obediência às autoridades civis desde que nada preceituem em oposição a Palavra de Deus e só reconhecem o Batismo de adultos.


Prevaleceu entre os menonitas o pacifismo, com a recusa do servi-ço militar e do juramento (mesmo quando prescrito por lei) — o que lhes causou problemas em vários países. Sofreram a influência de teorias li-berais, mas atualmente tendem a voltar às teses fundamentais de Calvino. As comunidades do Leste Europeu e da ex-URSS foram quase totalmente exterminadas pelo regime soviético.


No mundo inteiro há aproximadamente 700.000 menonitas, distri-buídos por numerosas correntes independentes umas das outras, sendo que algumas contam apenas algumas centenas de membros. Podem ser mencionados como principais ramos a Mennonite Church (USA.), os Irmãos Menonitas (Mennoniten Brüdergemeinde), os Irmãos em Christo (Brethren in Christ), os Menonitas da Antiga Ordem, dos quais o grupo dos black pumpers só aceita canos pintados de preto, a Igreja de Deus em Cristo (de caráter conservador, prescrevendo o uso da barba para os homens e o do véu para as mulheres).


É na sucessão de tais acontecimentos que se situa a origem na denominação batista.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem