Respondendo duvida sobre a congregação cristã do Brasil

 



“Gostaria que vcs me ajudassem: Qual a base biblica, para os membros da Congregação Cristã no Brasil, serem tao "rigidos"? Por que as mulheres so usam saias, por que nao cortam os cabelos? E, se existe uma ordem na Biblia sobre isso, qual a poisicao da Igreja Catolica e das demais religioes a esse respeito?”.


Não existe nenhuma base bíblica para um zelo tão exagerado. Pode parecer que tudo aquilo seja para “aparência de sabedoria”, como diz S.Paulo.


Com relação à posição da Igreja Católica:


“1776 “Na [§1] intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e fazer o bem e a evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei ressoa no íntimo de seu coração... É uma lei inscrita por Deus no coração do homem.. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz[a2] . "


I. O juízo da consciência


1777 Presente [§3] no coração da pessoa, a consciência moral [a4] lhe impõe, no momento oportuno, fazer o bem e evitar o mal. Julga, portanto, as escolhas concretas, aprovando as boas e denunciando as más[a5] . Atesta a autoridade da verdade referen­te ao Bem supremo, de quem a pessoa humana recebe a atração e acolhe os mandamentos. Quando escuta a consciência moral, o homem prudente pode ouvir a Deus, que fala.


1778 A [§6] consciência moral é um julgamento da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto que vai planejar, que está a ponto de executar ou que já praticou. Em tudo o que diz e faz, o homem é obrigado a seguir fielmente o que sabe ser justo e correto. E pelo julgamento de sua consciência que o homem percebe e reconhece as prescrições da lei divina:


A consciência é uma lei de nosso espírito que ultrapassa nosso espírito, nos faz imposições, significa responsabilidade e dever, temor e esperança... E a mensageira daquele que, no mundo da natureza bem como no mundo da graça, nos fala através de um véu, nos instrui e nos governa. A consciência é o primeiro de todos os vigários de Cristo[a7]” (Catecismo da Igreja Católica).


Parece que, com relação a toda essa rigidez, a Igreja adota a posição da “liberdade, com responsabilidade”. O importante é a observância dos mandamentos. De que valeria toda uma rigidez,em nome das aparências, sem o amor desejado por Jesus? É no amar e no doar-se que o cristão deve ser rígido. Talvez até mesmo “macho”. Coragem é amar até as últimas conseqüências.


Numa comparação com as outras religiões, presume-se que aquela postura da referida CCB esteja bem próxima da adotada pelo islamismo mais radical.


A Igreja recomenda o seguinte:


“1785 Na [§16] formação da consciência, a Palavra de Deus é a luz de nosso caminho; é preciso que a assimilemos na fé e na oração e a ponhamos em prática. É preciso ainda que examinemos nossa consciência, confrontando-nos com a Cruz do Senhor. Somos assistidos pelos dons do Espírito Santo, ajudados pelo testemunho e conselhos dos outros e guiados pelo ensinamento autorizado da Igreja[a17]” (Idem).


Espero que tenha sido esclarecedor e que possa servir de base à compreensão do irmão.


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem