São Paulo - qual sua opinião sobre a Igreja e as seitas?

 


Fonte: Misioneros de la Palabra de Dios-Catolico: Defiende tu Fe

Autor: Martin Zavala M.P.D.

Tradução: Rogério Hirota


!!! NOTICIA DE ULTIMA HORA!!!


São Paulo ocupou um lugar sumamente importante no crescimento da Igreja primitiva. A maioria das cartas do Novo Testamento foram escritas por ele, e alem disso, é sem duvida um dos pilares fundamentais para a extensão do Evangelho. Um estudo das frases de São Paulo nos conduzirá a compreender qual era sua atitude frente a Igreja e seus ensinamentos sobre o cristianismo.


ENTREVISTA COM SÃO PAULO



Canal de televisión: ApoloTV


Noticiário: A Verdade os libertará


Realizada por: Martín Zavala M.P.


Audio: A Palavra de Deus


Iluminação: Por conta do Espírito Santo


Data: Hoje, ao vivo.



Como São Paulo responderia a umas perguntas que lhe fizessem nas típicas "coletivas da imprensa" que existe hoje em día? Para saber a resposta, lhe faremos varias perguntas de sumo interesse tanto para evangélicos, protestantes quanto para os católicos. Neste tempo de tanta confusão vejamos o que responderia o apóstolo mais admirado pelos grupos evangélicos. Sem sombras de duvida, eles não entrevistariam Pedro mas sim a São Paulo.


Suas respostas são tomadas de seus proprios escritos tal como os temos na Palavra de Deus. Neste caso somente usaremos a versão mais comum usada pelos protestantes de lingua hispana, que é a do Casiodoro de Reina e Cipriano de Valera. Desta manera a mesma Biblia evangélica nos dará as respostas de São Paulo.


(Nota do Autor do site Exsurge Domini: Estaremos usando neste artigo a versão da bíblia protestante mais utilizada no Brasil que é a tradução do Ferreira Almeida)


Estamos transmitindo ao vivo e diante de milhares e milhares de pessoas que querem conhecer a Verdad sobre a fé e tantas discussões que há hoje em dia sobre o verdadeiro cristianismo. Bem vindos a todos e obrigado por sintonizarnos:


A FÉ CRISTÃ


1- Sr. Apóstolo Paulo, hoje existe muitas doutrinas diferentes dentro do cristianismo e muitos acham normal. Voce poderia dizer-nos se dá no mesmo pertencer a qualquer Igreja ou existe uma só fé?



“Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”


Ef 4,3-5



Algo mais a respeito?



“Ao homem herege, depois de uma e outra admoestaçao, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado”.


Ti 3,10-11



2- Mas se muitos insistem em dizer que o importante é crer em Cristo, o que é que você quer dizer com isso?



“Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.


Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?”


1 Cor 1,12-13


3- Então, é algo maléfico fundar outras igrejas fomentando as dissenções(divisões) como muitos evangélicos o fazem?


“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.”


1 Cor 1,10


4- São Paulo de onde você acha que vem todas essas divisões, heresias, dissenções e seitas que existe hoje em dia?


“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias [...]”


Gal 5,19-20


5- Se é assim, como você vê a importância de amar a única Igreja e de pertencer a ela?


“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela”.


Ef 5,25


6- Isso é forte, porque se a Igreja é como a esposa então somente deve haver Uma. Então aquele que vai a qualquer igreja de onde goste mais ou se identifique porque sente mas bonito como uma amante espiritual: O que seria essa pessoa?


“Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.”


Heb 13,4


7- Desculpe Paulo minha insistência. Não sei se entendi bem. Hoje muitos dizem que as igrejas não salvam, nem importa em qual estar (frequentar), que a coluna e o apoio da verdade é a Biblia. O que você acha disso?


“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.”.


1 Tim 3,15


8- Bem, se é sumamente importante pertencer a Igreja, como podemos estar seguros de estar na única Igreja fundada por Cristo? Poderia nos dar algumas caracteristicas essenciais da doutrina de seu tempo? O que vocês faziam ?


a) Celebramos a Eucaristia: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão


E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.”


1 Cor 11,23-25


Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.


1 Cor 11,27


b) Estamos em comunhão com o Apóstolo Pedro: “Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro, e fiquei com ele quinze dias.E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.”


Gal 1,18-19


c) Então na Igreja nem todos são iguais e deve haver uma Hierarquia?


“E a uns pós Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.”


1 Cor 12,28


d) Cremos na Salvação pela Fé e pelas obras: “Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; O qual recompensará cada um segundo as suas obras”


Rom 2,5-6




- Perdão, mas ... então você nunca disse que “somente pela fé somos salvos”



Resposta: –“Não se pode contestar isso com uma de minhas cartas porque nunca disse isso”.


e) Guardamos não somente a Escritura mas também o que recebimos de Palavra (Tradição): Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.”


2 Tes 2,15


“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idóneos para também ensinarem os outros”.


2 Tim 2,2


f) Ah... e Não damos o dizimo obrigatorio semanal em dinheiro: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar”.


1 Cor 16,2


9- Desculpa, Paulo, mas é muito serio o que acaba de afirmar. Se o que diz é certo então existe muitas pessoas que dizem ser cristãs que estão equivocadas e devemos tomar cuidado. Me permite perguntar-lhe sobre outros temas?


“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”.


1 Tim 4,16


10- Obrigado Paulo, mas: O que existe sobre o purgatorio? O que você pensa? Alguns que já são ‘salvos’ necessitam de purificação?



"A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.


Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo."


1 Cor 3,13-15


11- Bem... e sobre o que dizem alguns ‘irmãos’ hoje em dia que não comem carne de porco, nem toma café, nem outras coisas porque são más e estão proibidas?



“Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência”.


1 Cor 10,25


“Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.”


1 Tim 4,4


12- Hummh... E o que podemos dizer a quem nos criticam por não guardar o dia sábado?



“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados”.


Col 2,16


“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite”.


Atos 20,7


13- Que maravilhoso tem sido te escutar pois sem duvida nos esclareceu muitas coisas. Antes de terminar esta entrevista queria te perguntar duas coisas. Em primeiro lugar quero te dizer que nós temos um site na Internet que se chama http://www.exsurgedomini.kit.net e http://www.formacaocatolica.kit.net onde explicamos muitos temas e ensinamos a defender a fe. O que você acha sobre isso?


“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idóneos para também ensinarem os outros.”


2 Tim 2,2


“Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.


Ti 1,13-14


“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”.


2 Tim 3,16-17



14- Tem algo mais que gostaria de acrescentar São Paulo?


“CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,


Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.


Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.”


2 Tim 4,1-5



“Saudai a todos os vossos chefes e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam.A graça seja com todos vós. Amém.”.


Heb 13,24-25



Autor: Martín Zavala. Misioneros de la Palabra de Dios.


Deus te abençoe


Este tema esta tomado, com a permissão do autor, Martin Zavala, do livro Uma Igreja chamada Esposa. Te recomendo.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem