Batismo de Adultos e em um rio: O que a Biblia diz sobre isto?

 



Fonte: Misioneros de la Palabra - Católico: Defiende tu Fé
Autor: Martin Zavala
Tradução: Rogerio Hirota  - Revisado em 27/Fev/2021


Pergunta


Eu gostaria que me ajudassem a explicar para um parente sobre o batismo, ele me diz que não devemos batizar as crianças até que elas estejam grandes pois não tem pecado, não tem consciência e nem fé.


Além disso, me disse que é obrigatório que seja em um rio assim como Jesus fez e portanto devemos também nós fazer.


Resposta


Ofereço a resposta para esta pergunta às muitas pessoas que questionam os católicos com muito prazer. Vejamos:


1- Sim! As crianças nascem  com pecados


Isto está muito claro na Bíblia, inclusive nas versões usadas pelos irmãos protestantes, em todas elas diz esta verdade:


" Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado".


Salmo 51,5-7


Há mais de dois mil anos esta frase do salmista reflete a mais profunda convicção de ser pecador desde antes de nascer, e se é pecador então essa é uma das razões para se batizar as crianças, pois o batismo serve para remir, retirar os pecados.


De onde pode vir este pecado? Pelo simples fato de nascer?


A resposta bíblica a isto encontramos na carta que São Paulo escreveu aos Romanos que diz:


"Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram...Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos."


Rom 5,12.19


Por isto cremos que a miséria que oprime os homens em sua inclinação ao mau e a morte não são compreensíveis sem sua conexão com o pecado de Adão e com o fato de que é transmitido até nós um pecado a qual chamamos de pecado original.


Que basicamente significa a privação da santidade e justiça originais. Então biblicamente existe sim um "pecado" desde o nascimento, por isso é bom e importante o batizar as crianças. Mas vejamos outras razões que a Bíblia nos dá.


2- Deixem que as crianças venham até mim


Esta frase de Nosso Senhor Jesus Cristo é um indicador sobre o assunto que estamos tratando. Textualmente Jesus disse:


"Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham."


Mateus 19,14


Se Jesus Cristo quer que as crianças estejam junto a Ele, qual é a melhor forma de estar plenamente unido? O batismo! Vemos mais uma vez a Palavra de Deus nos dando a resposta:


"Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo"


1 Cor 12,13


Segundo São Paulo, é mediante ao batismo que passamos a fazer parte do Corpo de Cristo que é a Igreja. Assim por esta razão, por obediência a Jesus e amor as crianças, é que os batizamos desde pequenos


3- O Batismo é necessário para entrar no Reino


Além disso é citado quando Jesus Cristo nos fala da necessidade do Batismo para entrar no Reino dos céus. Encontramos esta citação no Evangelho de João:


"Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito.".


Jo 3,5-6


Ao nascer de nossos pais nascemos da carne, mas para se entrar no Reino é necessário nascer do Espírito e é essa a razão para batizar as crianças. Recordemos que não lemos isso em um catecismo mas é Jesus Cristo mesmo na Palavra de Deus quem o afirmou.


4- A promessa é para seus filhos


Quando resolvemos analisar o por quê cremos em uma ou outra verdade, é fundamental conhecer bem as Escrituras. Ao conhecê-las, o segundo passo é crer nas Palavras encontradas sem tentar forçar encontrar aquilo que nós queremos ver.


Foi isto que aconteceu uma vez em um programa de televisão, onde por casualidade  encontrei com um pastor protestante dando um estudo bíblico e dizendo que ele acreditava que batizar as crianças era algo fundamentado na Sagrada Escritura. Ele, ainda que não fosse católico, havia aceitado que a Bíblia ensinava o batismo das crianças, porque encontrou a seguinte evidência:


"Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós, para vossos filhos.".


Atos 2,38-39


Era claro. Se a promessa do Espírito Santo é também para "seus filhos" então por que privá-los dessa grande dádiva que recebemos através do batismo. Não era necessário buscar outra interpretação ao que nitidamente dito. Por isso, mesmo ele sendo protestante e se baseando na Bíblia entendeu que o caminho a seguir era dar este Sacramento as crianças porque "a promessa de receber o Espírito também é para seus filhos".


5- Basta a fé do pai para batizar


Estudando um pouco mais a Palavra de Deus encontramos o caso do carcereiro, que foi lhe pedido a fé para só então depois batizar a sua família.


"Disseram-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família. Anunciaram-lhe a palavra de Deus, a ele e a todos os que estavam em sua casa. Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família.".


Atos 16, 31-33


Algo similar acontece quando se batiza na Igreja Católica, pois é pedido a fé dos pais e padrinhos para que a criança possa receber os benefícios espirituais do batismo. Na verdade pedir a fé dos outros não é algo estranho na Bíblia.


Por acaso Lázaro teve fé quando foi ressuscitado? (Jo 11); ou que fé teve o cego e mudo que foi curado? Mt 12,22


Nesses e em muitos outros casos, o que Jesus olhava não era a fé do enfermo Ele via a fé daquele que os acompanhavam. Nem fé, nem estar consciente foi um requisito para curar o surdo-mudo e ressuscitar Lázaro.


Com maior razão ainda Jesus olhará a fé dos pais e padrinhos ao pedir o batismo para a criança (Atos 16,31-33 ; Lc 11,11-13).


E quem pensa diferente disso poderíamos perguntar: Por acaso quando uma criança está enferma é necessário que esteja consciente para que os medicamentos surtem efeito ?


ou


A cidadania não é válida porque a criança não estava consciente do que se está adquirindo?


Claro que os medicamentos são efetivos e também a cidadania é válida!


Se os protestantes creem nisso : Como não podem crer no poder de Deus em dar o seu Espírito? É questão de crer e obedecer a Jesus Cristo.


É incrível como os protestante que tanto gritam afirmando ter fé, na hora da verdade, crê mais na medicina e nas leis humanas que no Poder de Deus em enviar seu Espirito.


6- Jesus não recebeu o Espírito Santo dentro rio  mas quando saiu. A água é somente um símbolo


É isso mesmo que você leu. Vamos a ver diretamente na Bíblia para confirmá-lo:


"Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele."


Mc 1,9-10


Biblicamente podemos perceber que Jesus não recebeu o Espírito Santo dentro do rio, dentro da água, mas fora dela. A água é somente um símbolo; é um erro pensar que quanto mais água exista mais Espírito infunde. É como um semáforo: Se esta verde quer dizer siga em frente, não importa o tamanho da luz. Não se deixem levar no conto de alguns protestantes que quanto maior a luz verde mais depressa você pode andar. A água é somente um símbolo do Espirito não importando a quantidade.


E é por isso que o batismo em um rio não é obrigatório, mas pode ser feito ao usar um pouco de água como um símbolo e nada mais. De fato, os Apóstolos foram batizados no Espírito Santo em Pentecostes e estavam em uma casa onde obviamente não havia um rio (Atos 2,1-4).


7- Temos de fazer o que Jesus ensinou, não o que Ele fez


Por último irmão, quando alguém vier comentando que o Batismo deve ser em adultos assim como fez Jesus você deve mandar que ele faça exatamente então como Ele fez na Bíblia : Depois de ser batizado deve ir ao deserto e Jejuar por 40 dias e 40 noites, vestir-se como Jesus, ser circuncidado como Jesus e morrer como Jesus.


Por isso não se trata de fazer tudo o que Ele fez, mas o que nos ensinou a fazer.


A frase "temos que fazer tudo como Jesus" é um velho truque que os protestantes usam quando bem lhes convêm, se não convêm colocam de lado.


Nós católicos procuramos viver o que Jesus Cristo nos ensinou e por isso é que nós batizamos as crianças, pois existe uma base bíblica.


Observação:


Existem pessoas que desconhecem as Escrituras e se batizam várias vezes como se o batismo anterior não servisse para nada e cada vez que trocam de seita religiosa voltam a se batizar. Então para estes temos que lembrá-los o que disse São Paulo "Existe UM SÓ Batismo" Efésios 4,4-5.


Esperamos ter dado uma resposta para sua inquietude.

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم