Casamento e celibato no Senhor

 


Casamento e celibato no Senhor

Autor: Pe. Zezinho



Muita gente estabelece oposição entre celibato e casamento. É como dizer que goiabada é o contrário de queijo. Falam como se fossem dois mundos opostos e duas coisas diferentes, tudo porque os casais praticam sexo e os celibatários não. Não colocam o amor como causa e sim o prazer do sexo. Um olhar mais atento sobre essas duas consagrações vai nos mostrar que não se trata de dois caminhos contrários e sim paralelos que levam ao mesmo céu e à mesma pureza da fé em Cristo. Ele quer no seu reino, os casados e os solteiros, os celibatários por livre escolha e os que pela morte da pessoa amada, estão sem alguém. Na doutrina dos cristãos o casamento é mais do que o direito de fazer sexo.


É, sim, o direito de um homem e uma mulher se fazerem felizes e serem felizes um com o outro. Na certeza de que se amam, eles se entregam à festa de viverem juntos, mas também à dor de viverem juntos, porque casamento tem luz, mas também tem cruz. Por isso é que o casamento é muito, mas muito mais do que a festa e a entrega dos corpos. Quem ama vai muito além da cama! Não é nem preciso ser religioso e católico para entender essa verdade. O amor conjugal é como um rio que corre pelo leito que fez.


Erraríamos, se esquecêssemos que o rio é mais do que seu leito. É rio porque está indo para o mar e enquanto vai, enche de vida o campo e a cidade!


Deus criou o desejo, a fome, a sede e a libido no homem e na mulher, porque precisam se abastecer e abastecer a pessoa amada. São avisos da vida. Fome, sede e libido são recados e sinais de que falta alguma coisa no corpo e no sentir de uma pessoa. São impulsos de vida. Não é bom não sentir fome, sede, dor, ou não querer carinho. Não peçamos a Deus que nos tire os instintos, ou que seque o rio que passa dentro de nós. Peçamos sim, que ele nos ensine a canalizá-lo. Sabendo o que fazer com a própria fome, sede e libido e com as dos outros, o ser humano está servindo a Deus. Imagine dois rios nascidos na mesma montanha, servindo o mesmo povo, percorrendo caminhos diferentes, mas indo na mesma direção e desembocando no mesmo estuário. É possível? Então ore pelos casados e pelos celibatários. Não são caminhos fáceis. Nenhum dos dois. Mas, sabendo caminhar, são dois excelentes meios de chegar ao céu! Casados e celibatários, oremos uns pelos outros!


Pe. Zezinho scj

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم