Defender a fé é evangelizar ou alimentar odio?



Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogerio Hirota


Uma dúvida pairou sobre meus pensamentos na questão sobre o debate com od protestantes a respeito de nossa fé católica.


Será que realmente é valido perder este tempo respondendo a ataques que fluem em vários temas desde Igreja, Batismo, Maria, Idolatria, Papado, Purgatório, Intercessão, etc.? Sem contar que a cada dia surgem novos questionamentos. 


Analisando o obvio, é certo pensar que eles são membros do protestantismo a heresia que surgiu em 1517 com Lutero ao sde opor à Igreja e portanto protestar seria basicamente algo normal e  nada adiantaria discutir com eles, uma perda de tempo, já que vão passar a vida neste circulo vicioso.


Bom pelo menos era assim que eu pensava.


Até que por inspiração do Espirito Santo enxerguei uma outra realidade por trás destes perseguidores, vi que por trás destas pessoas que aparentam ser duras e frias ao julgar os católicos pode esconder duvidas que incomoda o mais  profundo de suas mentes e muitos questionamentos sobre a realidade da própria fé que professam. No fundo buscam saber mais sobre a fé católica  que abandonaram e acabam procurando em fontes erradas.


E a confirmação para mim se deu  quando certa vez conversava com  minha mãe sobre este assunto e ela me falou sobre uma mensagem que leu ao sair de um acampamento de oração na canção nova que era assim:


" Quem ataca a religião dos outros é porque não tem certeza da sua própria "


Realmente eu acreditei que em meio então a tantas perguntas a serem respondidas dos protestantes paira também a duvida se realmente estão seguindo a Jesus verdadeiramente e por isso eles se dirigem até nós buscando as respostas e devemos estar preparados para dar, como diz São Pedro, com mansidão e autoridade:


Pedro 3,15 "Antes, santificai em vossos corações a Cristo como Senhor. E estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós."


Provérbios 15,23 "Saber dar uma resposta é fonte de alegria como é agradável uma palavra oportuna"


Vemos também Paulo paciente em anunciar a Boa Nova enquanto passa três dias respondendo, com base nas Escrituras, os Judeus na Sinagoga. Quantas perguntas repetidas não deve ter surgido nestes dias ? Muitos depois disto se converteram, e o apóstolo viu os frutos dialogo e paciência.


Atos 17, 1-4 " Passaram por Anfípolis e Apolônia e chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo dirigiu-se a eles, segundo o seu costume, e por três sábados disputou com eles. Explicava e demonstrava, à base das Escrituras, que era necessário que Cristo padecesse e ressurgisse dos mortos. E este Cristo é Jesus que eu vos anuncio. Alguns deles creram e associaram-se a Paulo e Silas, como também uma grande multidão de prosélitos gentios, e não poucas mulheres de destaque."


Temos também muitos santos que na época da reforma eram polêmicos no dialogo com pessoas de outras religiões principalmente os protestantes:


Vejamos alguns exemplos:


São Fidelis de Sigmaringa que foi nomeado para levar a fé católica no século XVII aos que moravam nos vales do pais de grises pois haviam se apartado da Igreja para o Calvinismo Na primeira conferência que manteve com os calvinistas, ele reconduziu à verdade dois nobres. Quem não se convenceria ouvindo e vendo este apóstolo desafiar os ministros protestantes, fazendo cair por terra todas as suas argumentações? Ele levou a palavra através de muitas ameaças mas nunca deixou de evangelizar.


São Francisco de Salles que foi uma das grandes figuras da Contra Reforma reconduziu ao seio da verdadeira Igreja milhares de almas seduzidas pela heresia de Calvino. Ao mesmo tempo dava assistência religiosa aos soldados do castelo de Allinges, os quais, apesar de católicos de nome, eram ignorantes em religião e dissolutos. Seu renome repercutia como grande confessor e diretor de consciências


São Pedro Carnísio era conhecido como o " Martelo dos Protestantes" por sempre defender a fé católica contra os hereges.


Será que estes Santos não viveram a Palavra de Jesus em sua plenitude para chegarem a santidade? Esta mesma Palavra que é resumida no amor, a Deus e ao próximo (cf. I Jo 4:8 ).


E assim concluo minha reflexão de que não é falta de amor responder aos protestantes e nem mesmo falta de respeito mas é um ministério buscando evangelizar aqueles que podem até conhecer a palavra mas a não interpretam corretamente.


I Coríntios 9,16 Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!


Temos de esclarecer que o intuito de um embate de palavras não é para se ter a satisfação de ver o outro se calar  mas para saber que no final, como anunciadores, reste a esperança de que a semente de tudo que foi dito caia sobre estes corações e no momento oportuno e escolhido por Deus germine, e e assim um dia regressem para a Igreja de Cristo e voltem a Plena Comunhão.


Marcos 4, 26-28. O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber. Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.


Porque somos a mesma Igreja Católica Apostólica Romana, aqui na terra Igreja Militante, mas se estes irmãos separados passarem pelo juízo do Pai, faremos todos parte da mesma Família , da Jerusalém Celeste, da Igreja Católica Apostólica Romana Triunfante.


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم