O celibato é bíblico?

 



Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogerio Hirota - Revisado em 28/02/2021


Primeiramente antes de iniciarmos nosso estudo se faz necessário saber que o celibato não é um dogma da Igreja, mas uma opção de vida , visto que a Igreja ao longo de seus dois mil anos de existência apoiado na Sagrada Escritura e na Sagrada Tradição entendeu que para o sacerdote tem uma missão sagrada de ser o pai espiritual de muitos e para conseguir atender a todos é necessário que sua vida seje entregue totalmente e integralmente a comunidade e o ministério sacerdotal.

Veremos também neste artigo que o próprio apostólo Paulo percebeu esta dificuldade em conciliar a vida sacerdotal e a vida matrimonial. Para o sacerdote seu tempo não lhe pertence e não poderia pertencer à sua família carnal, pois ele deve viver para a Igreja e não para mulher e filhos. Ele deve renunciar ao conforto do lar e à família, para consagrar-se ao serviço de Deus.


"Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que não toma a sua cruz e me segue não é digno de mim. Aquele que acha a sua vida, vai perdê-la, mas quem perde a sua vida por causa de mim, vai achá-la". (Mt 10, 37-39)


Além disso para os católicos orientais onde é permitido ao sacerdote casar desde que seja antes de sua ordenação, existem muitos testemunhos das dificuldades em de conciliar a vida pessoal com o ministério.


O Padre, portanto, escolhe para si o estado de vida mais perfeito, de acordo com sua vocação religiosa e seguindo o exemplo de Nosso Senhor e seus Apóstolos. Nosso Senhor era Virgem, era a pureza perfeita. O sacerdote católico, que é o seu ministro, procura, da melhor maneira possível, imitar o seu modelo divino, que disse:


"Eu vos darei o exemplo para que façais como eu fiz" (Jo 13, 15). E S. Paulo acrescenta: "Sede os imitadores de Deus como filhos queridos" (Ef 5, 1).


Jesus mesmo mostra pela Santa Escritura como deve ser um sacerdote ou vocacionado religioso, sua renuncia aos valores materiais, aos apegos terrenos veja em:


Mateus 16,24 "Se alguém quiser vir após mim renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga"


E ainda Mateus 19,21


" se quiserdes ser perfeitos, vai vende o que tens vai e dá o valor aos pobres "


E também em Mateus 10,39 

"aquele que acha sua vida vai perdê-la e mas quem que perde sua vida por causa de mim, vai achá-la"


Na Bíblia vemos que existe aqueles que por um imensurável amor a Deus que renunciam sua família para receber a família do Senhor .


"Todo aquele que tiver deixado casa, irmãos ou irmãs, pai ou mãe, mulher ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá o cêntuplo e a vida eterna" (Mt 19, 29).


"Na verdade vos digo, que não há quem deixe, pelo reino de Deus, casa, pais, irmãos ou mulher que não receberá... a vida eterna" (Lc 18, 29-30)


Jesus nos apresenta o celibato em São Mateus, atribuindo a palavra eunuco ao padre, pois os eunucos da época eram pessoas que renunciavam ter uma família para viver exclusivamente servindo ao imperador e um dos requisitos era abdicar de uma família submetendo a castração. O sacerdote renuncia a uma família para viver a vida como servo de Deus não por obrigação mas uma opção.


Mateus 19,10-12 Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar! Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda.


Estas palavras da Bíblia ainda hoje não são compreendidas pelo mundo, porque não envolve a lógica e somente os que foram chamados consegue compreendê-la.


Mateus 19,11 Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado.


Vemos também São Paulo dizer que a pessoa casada vive em função da mulher e da família, para o bem estar delas, impedindo assim de dedicar-se em corpo e alma ao rebanho Cristo que é sua missão como sacerdote.


1 Coríntios 7,26-27 "Julgo pois em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é...Não esta casado? Não procures mulher


1 Coríntios 7,32,33 "Quisera ver-vos livres de toda a preocupação. O SOLTEIRO cuida das coisas do SENHOR. O Casado preocupa-se com as coisas do mundo, PROCURANDO AGRADAR A ESPOSA"


1 Coríntios 7,01 "Agora escrevo das coisas que me escrevestes. Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma."


E Paulo também disse que viver o celibato é sinal de santidade do corpo e do espirito e defende o celibato feminino das freiras:


1 Coríntios 7,34 "A mesma diferença existe com as mulheres solteiras ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, PARA SER SANTA NO CORPO E NO ESPIRITO, mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido"


Isso tudo é para que a pessoa religiosa, incunbida de estar a frente da Igreja posso estar unida ao Senhor, estar com tempo de ouvir a vontade do Senhor e ter a vida voltada somente para a o anuncio do Evangelho:


1 Coríntios 7,35 "Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor lhe convém, O QUE VOS PODERA UNIR AO SENHOR SEM PARTILHA"


Paulo, não só afirmou a necessidade do celibato como também foi um exemplo de celibatário:


1 Coríntios 7, 7 "Quisera que todos os homens fossem como eu ; mas cada um recebe de Deus o seu dom particular, um, deste modo; outro, daquele modo. Contudo, digo às pessoas solteiras e às viúvas que é bom ficarem como eu". Estás ligado a uma mulher? Não procures romper o vínculo. Não estás ligado a uma mulher? Não procures mulher. Portanto, procede bem aquele que casa a sua virgem; e aquele que não a casa procede melhor ainda"


O entendimento da necessidade do celibato na Igreja veio através dos três pilares da fé católica Escritura, Tradição e Magistério sob a luz do Espírito Santo. Por isso é difícil para os protestantes entenderem essa opção pois estão equilibrando a sua fé somente na Escritura e muitas verdades ainda viriam a ser anunciadas depois dos eventos da Bíblia, essas Boas Novas os protestantes nunca chegarão a conhecer enquanto estiverem se equilibrando somente com um pilar da fé.


Joao 16,12-13 "Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mais não podeis suportar agora. Quando vier o Espirito da Verdade ensinar-vos-á todas a verdade"


A porta é estreita e muitas vezes nos fazemos privações, deixamos de viver uma alegria da vida para poder saborear a alegria celestial, enquanto muitos tentar decifrar com entendimento humano o ensinamento milenar da Igreja nós católicos a vivemos com intensidade os tesouros n´Ela depositados.


1 Coríntios 9,25 "todos os atletas se impõe a si muitas PRIVAÇÕES e o fazem para alcançar uma coro corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível"




© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor e fonte

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم