O Limbo




Fonte: El teologo responde
Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes, I.V.E.
Tradução: Rogério Hirota  - Revisado em 27/Fev/2021


Pergunta:


Padre poderia explicar exatamente o que é o significado de Limbo para nós católicos?


Resposta:


O Limbo é designado no credo como "inferno" quando é citado que "Jesus Cristo desceu aos infernos". O Catecismo explica:


"A morada dos mortos, a que Cristo morto desceu, é chamada pela Escritura os infernos, Sheol ou Hades, porque aqueles que aí se encontravam estavam privados da visão de Deus. Tal era o caso de todos os mortos, maus ou justos, enquanto esperavam o Redentor , o que não quer dizer que a sua sorte fosse idêntica, como Jesus mostra na parábola do pobre Lázaro, recebido no «seio de Abraão». «Foram precisamente essas almas santas, que esperavam o seu libertador no seio de Abraão, que Jesus Cristo libertou quando desceu à mansão dos mortos». Jesus não desceu à mansão dos mortos para de lá libertar os condenados, nem para abolir o inferno da condenação , mas para libertar os justos que O tinham precedido." ( § 633 )


E mais adiante no § 635 : Cristo, portanto, desceu aos abismos da morte , para que «os mortos ouvissem a voz do Filho do Homem e os que a ouvissem, vivessem» (Jo 5, 25). Jesus, «o Príncipe da Vida» , «pela sua morte, reduziu à impotência aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, e libertou quantos, por meio da morte, se encontravam sujeitos à servidão durante a vida inteira» (Heb 2, 14-15). Desde agora, Cristo ressuscitado «detém as chaves da morte e do Hades» (Ap 1, 18) e «ao nome de Jesus todos se ajoelhem, no céu, na terra e nos abismos» (Fl 2, 10).


No Catecismo de Trento publicado após o Concílio de Trento ao explicar o local onde as almas privadas da Glória estão detida depois da morte, ensina que " existe uma terceira classe de cavidade, onde residiam as almas dos Santos antes da vinda de Cristo Nosso Senhor, onde sem sentir dor alguma, sustentadas com a esperança ditosa da redenção, desfrutavam da pacífica morada. A estas almas piedosas que estavam esperando o Salvador no seio de Abraão, foram libertas por Cristo Nosso Senhor ao descer aos Infernos"

( Catecismo de Trento, parte 1, cap. 6, n. 3 ).


E na mais recente literatura a palavra limbo é empregada para indicar o lugar e a situação em que se encontram as crianças e quem se equipara a eles, que morrem sem ter recebido o sacramento do batismo: " o limbo das crianças".


A questão de quem morre sem ter chegado ao uso da razão e sem ter sido batizado tem nos dado diversas teorias:


- Sauras afirma que se obtêm a glória pelo voto real do batismo

- Boudes também o afirma, mas em razão da solidariedade com Cristo

- Héris e antigamente Caetano, creem que se salvam pela fé dos pais

- Laurenge opina o mesmo mas em razão de uma opção pessoal depois da morte

- Garca-Plaza supõe uma iluminação extraordinária que se faz num ato de caridade perfeita

- Schell crê que a própria morte se computa como martírio, etc.


Com a falta de dados escriturístico nos faz necessário recorrer aos pensamentos dos Santos Padres que afirmam claramente a existência do limbo (cf. por exemplo, São Gregório de Nacianceno, Pg.36, 385-390; Santo Agostinho, PL 40, 275).


Em geral os Santos Padres e teólogos são unânimes em afirmar o limbo como lugar e estado daqueles que tendo morrido antes de chegar ao uso da razão, sem o batismo e portanto com o pecado original e somente ele, sem pecado particular estão privadas da visão de Deus, que é dom gratuito e pessoal, ainda que não sejam castigados com penas aflitivas podem gozar de uma felicidade natural.


O Magistério não tem se pronunciado sobre esta questão, mesmo possuindo alguns documentos escritos pelo Papa João Paulo II:


- O primeiro documento se refere aos que morrem em razão do aborto, o Papa escreve às mães que realizaram o aborto:


" Se embora não o tenha feito e abriu-se com humildade e confiança ao arrependimento: o Pai de toda a misericórdia os espera para oferecê-los seu perdão e sua paz no Sacramento da Reconciliação. Os darei conta de que nada está perdido e podereis pedir perdão a vosso filho que agora vive com o Senhor."(Evangelium vitae, 99);


- O segundo está no Catecismo:


" Quanto às crianças mortas sem Batismo, a Igreja só pode confiá-las à misericórdia de Deus, como o faz no rito das exéquias por elas. Com efeito, a grande misericórdia de Deus, "que quer que todos os homens se salvem" (1Tm 2,4), e a ternura de Jesus para com as crianças, que o levou a dizer: "Deixai as crianças virem a mim, não as impeçais" (Mc 10,14), nos permitem esperar que haja um caminho de salvação para as crianças mortas sem Batismo. Eis por que é tão premente o apelo da Igreja de não impedir as crianças de virem a Cristo pelo dom do santo Batismo.

( Catecismo da Igreja Catolica § 1261 ).


Para uma nova consulta: teologoresponde@ive.org

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem