Respostas aos Protestantes sobre o Batismo


Fonte: Exsurge Domini

Autor : Rogério Hirota  - Revisado: 27/Fev/2021


Assim como tantas acusações em torno da Igreja, o Sacramento do batismo é pouco entendido pelos protestantes e através deste artigo gostaria de refutar algumas de suas acusações.

Os irmãos separados costumam afirmar que a palavra batizar ou "baptizare" em grego significa "imergir na água". Os hagiógrafos porém documentam em várias passagens da Bíblia que esta palavra também significa  "lavar" ou "molhar" na água as mãos, os dedos, os pés, etc.


São Paulo usa esta palavra em:


1Cor 10,2 "Todos (os Israelitas) foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar". (como símbolo do batismo cristão).


Como bem sabemos este batismo não aconteceu por imersão todos os Israelitas juntamente com as crianças passaram a pé e enxutos pelo Mar Vermelho tocando apenas a areia úmida do mar. Quem tomou o "BATISMO POR IMERSÃO", foram os soldados egípcios! E todos pereceram! (Ex 14,19-20) No batismo vale mais a fé em Deus e a obediência a seu legítimo representante do que a maneira de aplicar a água.


Os conceitos entre o Batismo Católico e o batismo protestantes se divergem também nas Escrituras, o batismo realizado nas seitas é apenas um batismo de penitência baseado no exemplo de João Batista, o verdadeiro batismo é pelas forças sobrenaturais, a graça salvífica pelo sacrifício de Jesus que produz em nós o verdadeiro renascimento ou regeneração espiritual (Jo 3,5 e Tito 3,5-7) que perdoa o pecado original comunicando à alma a graça divina e santificante (Efésios 5,26-27).


A própria Escritura nos fala que o Batismo de Jesus é totalmente diferente do batismo de penitência de João


Atos dos Apóstolos 19,3-5 Então em que batismo fostes batizados? perguntou Paulo. Disseram no Batismo de João. Paulo então replicou. "JOÃO SÓ DAVA UM BATISMO DE PENITÊNCIA DIZENDO AO POVO QUE CRESSE NAQUELE QUE ESTAVA POR VIR DEPOIS DELE, ISSO É EM JESUS". Ouvindo isso foram batizados em nome do Senhor Jesus.


No Sacramento do Batismo o homem passa para o estado de graça com o Senhor que nos redime do pecado original, nos regenera e renova tornando-nos filhos de Deus.


Hebreus 3,4-6 "Mais um dia apareceu a bondade de Deus nosso Salvador e o seu amor para com os homens. E não por causa de obras da justiça que tivéssemos praticados, mais unicamente em virtude de sua misericórdia, Ele nos salvou mediante ao BATISMO DA REGENERAÇÃO E RENOVAÇÃO, pelo Espirito Santo, que nos foi concedido em profusão por meio de Cristo, nosso Salvador"


Romanos 6,3-4 "Ou Ignorais que todos os que foram batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Fomos pois sepultados com Ele na sua morte pelo batismo para que como cristo ressurgiu dos mortos pela gloria do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova"


As Escrituras não nos deixam dúvidas sobre a diferença explícita e que o batismo santificante realizado após a ascensão de Jesus é a mais importante para a Salvação. Por isso mesmo o Senhor conferiu diretamente aos apóstolos a missão e evangelizar e batizar todos os povos, missão que foi passada aos seus sucessores e chega até nos dias de hoje pela Igreja Católica.

Marcos 16,14 " FINALMENTE APARECEU AOS ONZE, ESTANDO COM ELES assentados à mesa, e lançou lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E DISSE-LHES: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."


MATEUS 28,16 " E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."


Devemos lembrar também que o batismo por imersão praticado pelas seitas protestantes não possui citações que autenticam essa prática, nem mesmo Jesus é citado sendo imergido no rio. Além disso estudando os costumes dos judeus o uso da ablução era muito comum em seus ritos, ou seja, derramar água por cima da pessoa que se purificava (Marcos 7,4) (João 2,6).


Respondendo a algumas dúvidas sobre batismo


Então há pecado original?


Sim. Além dos pecados pessoais que cada um comete após chegar ao uso da razão, é o que afirma a Bíblia


Romanos 5,19 "Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos."


Romanos 5,12-14 "Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram... De fato, até a lei o mau estava no mundo. Mas o mau não é imputado quando não há lei. No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir)."


Então o pecado original atinge a todos?


Sim, exceto a virgem Maria por sua invencibilidade pelo maligno (Gêneses 3,15) e por sua plenitude da graça (Lucas 1,28) todos nós contraímos o pecado original (Romanos 5,12-14) E isso desde o primeiro momento da nossa concepção (Salmo 50,7) (Romanos 5,14).


Então o Batismo é necessário para todos?


Sim. Foi o que Jesus afirmou:


João 3,5 " Quem não renascer pela água e pelo Espírito Santo, não entrará no reino dos céus "


Não exclui ninguém, não coloca limite de idade. E é uma ordem direta de Cristo :


Mateus 28,19 " Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo "


Algumas observações sobre o batismo:


1- Se quisermos celebrar o batismo por imersão, o ritual catolico oferece toda explicação de como faze-lo, embora a quantidade de água mergulhando o indivíduo no rio ou derramando sobre sua cabeça, não altera em nada a eficácia do Sacramento já que a função da água é simbolizar a água viva que é Nosso Senhor Jesus Cristo (João 4,14) purificando a pessoa.


2- No diálogo que Jesus teve com Nicodemos sobre o nascer de novo não falou nada sobre um aceitar Jesus , frisou sim que é preciso nascer da água (João 4,14) da água viva simbolizada por aquela aplicada no batismo  (João 3,5).


Uma pergunta crucial para os protestantes


Se o rito só é valido por imersão então como batizar os enfermos? Teriamos que providenciar tanques térmicos ? Ou deixar as pessoas morrerem sem o Batismo tão necessário para a salvação?


Veja os batismos que constam na bíblia após a ascensão de Jesus e perceba que a imersão não é citada uma única vez.


1- Atos 2,41 Cerca de 3000 pessoas foram batizadas em Pentecostes, lembrando que em Jerusalém não há rio, existe somente o riacho de Cedron que é quase seco.


2- Atos 8,36-38 O batismo do servo da rainha da Etiópia em uma fonte na qual havia "alguma água" (no original da bíblia)


3- Atos 9,11-18 Batismo de Saulo no interior de uma casa em Damasco


4- Atos 10,47 Batismo de um grupo de gentios em Cesária "com água do batismo"


5- Atos 16,33-35 Batismo do carcereiro de Filipo numa cadeia à meia noite ministrada por Paulo.


6- Atos 19,3-5 Batismo de um grupo de ex-discípulos de João Batista em Efésios e não há qualquer menção de rio.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem