O Batismo

 



Fonte: El baú del Tesoro Catolico
Autor: Bob Stanley
Tradução: Rogério Hirota  - Revisado em 27/Fev/2008


Batismo é sacramento onde uma pessoa é purificada de todo o pecado através água e da Palavra de Deus. É pelo batismo que o pecado é removido dando lugar a Deus.


" O Sagrado Batismo é a base de toda a vida cristã, o caminho à vida no Espirito (...) e a porta que dá acesso a outros sacramentos" . Catecismo da Igreja Católica 1213


É pelo batismo que nos tornamos filhos e filhas de Deus.


O Batismo no Antigo Testamento:


"O Senhor disse a Moisés o seguinte: “Toma os levitas do meio dos israelitas e purifica-os. Eis como farás para purificá-los: asperge-os com a água da expiação e eles passem uma navalha sobre todo o corpo, lavem as suas vestes e purifiquem-se a si mesmos." Números 8,5-7


"Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve." Salmo 51,9


"Jerusalém, limpa o coração da maldade, a fim de que consigas a salvação" Jeremias 4,14


"Eu vos retirarei do meio das nações, eu vos reunirei de todos os lugares, e vos conduzirei ao vosso solo. Derramarei sobre vós águas puras, que vos purificarão de todas as vossas imundícies e de todas as vossas abominações. Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos." Ezequiel 36,24-27


"libertá-los-ei de todas as transgressões de que se tornaram culpados e purificá-los-ei. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus." Ezequiel 37,23


"Naquele dia jorrará uma fonte para a casa de Deus e para os habitantes de Jerusalém, que apagará os seus pecados e suas impurezas." Zacarias 13,1


A primeira menção do Batismo no Novo Testamento é na passagem sobre João Batista:


"Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão." Mateus 3,6


O Batismo de São João não era o batismo cristão utilizado após a ressurreição de Cristo. Era um Batismo de arrependimento.


"Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo." Mateus 3,11


"No último dia, que é o principal dia de festa, estava Jesus de pé e clamava: Se alguém tiver sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura: Do seu interior manarão rios de água viva (Zc 14,8; Is 58,11).

Dizia isso, referindo-se ao Espírito que receberiam se cressem nele, POIS AINDA NÃO FORA DADO O ESPÍRITO, UMA VEZ QUE JESUS AINDA NÃO TINHA SIDO GLORIFICADO " João 7,37-39


Ele lhes perguntou: " Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo! Então em que batismo fostes batizados?, perguntou Paulo. Disseram: No batismo de João. Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus. Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus." Atos 19,5


os Padres da Igreja também citaram o Batismo de São João:


" Inclusive o Senhor mesmo disse que enquanto Ele não ascendesse primeiro ao Pai, o Espírito não desceria (João 16,7). Então o Senhor não estava ainda conferindo certamente o que o servo não era capaz de dar. Conforme isto, encontramos depois nos Atos dos Apóstolos que aqueles que havia recebido o batismo de João não havia recebido o Espírito Santo (Atos 19,1-5). Tertuliano, Batismo 10:4


" Portanto, meus amados,  o Batismo de João não tinha valor para o perdão dos pecados mas apenas para o arrependimento." Aphraates, Treatises, 12,10


" Pergunto então, se o Batismo de João perdoava os pecados, que mais poderia agregar o Batismo de Cristo por aqueles em que o Apóstolos Paulo batizou depois destes mesmos terem recebido o Batismo de João? " Santo Agostinho, O Batismo 5,10,12


" [...] então aqueles que foram batizados por João, não foram batizados de novo? " Santo Agostinho, Homilias sobre João, 5,18


O Batismo dado pelos Apóstolos antes da Ressurreição também tem o mesmo significado do Batismo de João. Somente a partir de Atos 2,3-4, quando os Apóstolo receberam o Espirito Santo que foram então capaz de outorgar o Batismo de Cristo.


"Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo" Atos 1,8


"Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." Atos 2,3-4


Logo após a vinda do Espírito Santo, os apóstolos começaram a batizar as pessoas.


"Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2,38


"Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número dos adeptos" Atos 2,41


"E agora, por que tardas? Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome." Atos 22,16


Aonde encontramos na Bíblia a autorização para o Batizar?


"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Mateus 28,19


Quem pode batizar?


Qualquer pessoa que através do uso da razão, tiver a reta intenção de fazê-lo conforme a Igreja o faz.


Quem pode ser batizado?


Qualquer pessoa que não tenha sido batizado e tenha a reta intenção. Qualquer pessoa pode ser batizado a não ser que exista alguma dúvida sobre o Sacramento.


Qual é a maneira correta de batizar?


" O rito essencial do Batismo consiste em mergulhar na água o candidato ou em derramar água sobre sua cabeça, pronunciando a invocação da Santíssima Trindade, isto, Em Nome do Pai, Filho e Espirito Santo" Catecismo da Igreja Catolica §1278


Algumas perguntas e suas resposta sobre o Batismo


1ª Pergunta:


Eu creio que o Batismo por imersão é o único realmente válido. Até porque a palavra Batismo vem da palavra grega "baptizo" que significa mergulhar. Porque a Igreja Católica não batiza por imersão?


Resposta:


Sim, tem razão, a palavra grega "baptizo" (ou também Baptisma ou Baptismos) significa mergulhar, mas também significa limpar por imersão. Lavar, LIMPAR COM ÁGUA, lavar-se ou banhar-se. Se você deseja usar a palavra imersão como o único significado do batismo, então imergir ou mergulhar uma mão ou um pé seria também uma interpretação correta.


Agora eu pergunto, o propósito do batismo é limpar o nosso corpo por imersão ou limpar a nossa alma tornando-a agradável a Deus retirando todo o pecado original?


A Igreja Católica se for solicitada batiza também por imersão. Veja o artigo 1278 do Catecismo da Igreja Católica, mas nem todas as Igrejas Católica tem a facilidade de batizar por imersão, então deve-se buscar por um meio que seja acessível a todos.


Agora eu te pergunto porque tudo isso? Será porque Jesus foi batizado por imersão?


Se fosse pensar assim, então devo dizer que Ele também foi crucificado antes de ascender ao céu. Será que isto também significa que nós também devemos ser crucificados antes de entrar no céu?


Mostre-me na Bíblia onde que consta que a cada batismo foi realizado somente por imersão.


Mostre-me na Bíblia onde diz que Jesus Cristo foi imergido, mergulhado.


A Sagrada Escritura nos diz que Ele saiu da água, (cf. Mateus 3,16 e Marcos 1,10) mas não diz que Ele foi submergido em água.


Jesus nos diz em João 3,5 " [...] quem não renascer da água [..]" não disse "quem não submergir na água ".


A Didaqué foi o ensino dos Apóstolos conhecido como Catecismo dos Primeiros Cristãos, escrito ainda no Século I diz:


7,1 Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.


7,2 Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água quente.


7,3 Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.


7,4 Antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Você deve orientar o batizando a realizar um jejum de um ou dois dias.


Note que os apóstolos não fizeram menção do Batismo por "imersão".


2ª Pergunta:


A Igreja Católica batiza crianças. Mostre-me na bíblica onde diz para fazer isto?


Resposta:


Aonde diz nas Sagradas Escrituras "não batizar crianças"? Mostre então na Bíblia onde diz para NÃO batizar crianças?


Jesus Cristo diz em Mateus 28,19:


"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."


Jesus não diz que era somente os adultos não é mesmo? Jesus por acaso colocou uma idade limite para se receber o Batismo? Se colocou qual seria a idade mínima, baseando-se na Bíblia?


"E agora, POR QUE TARDAS ? Levanta-te. Recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome." Atos 22,16


Então porque tardar em batizar crianças?


"Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo" Atos 2,38


Eu diria que este versículo inclui a todos desde bebês e crianças em todas as faixas etárias. Pedro não diz deixe suas crianças em casa.


"Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo." Atos 16,15


Será que nesta casa não haveria de ter crianças? Por acaso Lucas afirma "sua família exceto as crianças?".


"(Aliás, batizei também a família de Estéfanas. Além destes, não me consta ter batizado ninguém mais.)" I Coríntios 1,16


Por acaso Paulo disse "a família de Estéfanas menos as crianças" ?


"Quando TODO O POVO ia sendo batizado, também Jesus o foi." Lucas 3,21


As crianças não faz parte do povo?


Para aqueles que negam o batismo infantil: a contra prova está sobre os mesmos parâmetros da tentativa de demonstrar que todos os versículos citados anteriormente não existia crianças nas famílias.


"Disse-lhes Jesus: Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos céus é para aqueles que se lhes assemelham." Mateus 19,14


Como as crianças poderiam ir até Jesus sem ao menos ser batizados?


Para aqueles que são contra o batismo infantil encontrará aqui um conflito bíblico que põe em risco a salvação das almas de suas crianças.


O Batismo citado no Novo Testamento em Atos 2,38, Rom 6,4, 1 Pedro 3,21 afirma que este Sacramento faz da vida do cristão e o salva. A prefiguração do batismo no Antigo Testamento era a circuncisão, que fazia a pertença do Judeu a Deus. A circuncisão tinha que ser feito no inicio da vida, no oitavo dia de seu nascimento.


"Todo homem, no oitavo dia do seu nascimento, será circuncidado entre vós nas gerações futuras" Gen. 17,12


Com oito dias de vida significa que eram bebês, correto?


Eu te pergunto: Se a circuncisão das crianças eram tão importante para o povo do Antigo Testamento. Porque então as crianças seriam excluídas do batismo no Novo Testamento?


"Abraão pôs o nome de Isaac ao filho que lhe nascera de Sara. E, passados oito dias do seu nascimento, circuncidou-o, como Deus lhe tinha ordenado." Gen 21,4


"Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus" Lucas 2,21


Onde é no Antigo Testamento cita que NÃO devemos circuncidar as crianças? Que as crianças seriam excluídas do rito que as tornam parte do povo de Deus?


Mais uma vez eu pergunto, onde diz nas Escrituras que não se deve batizar as crianças?


©

Escrito por Bob Stanley em 25 de Outubro de 1999

Atualizado em 31 de Agosto de 2000

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem