Fazei isto em Memória de Mim (1Cor 11,14)



Fazei isto em Memória de Mim (1Cor 11,14)


Autor: D. Estevão Bettencour


Um bom artigo sobre a Eucaristia, dentro da Mistagogia Liturgica.

(Síntese da Apostila de Liturgia: Mater Ecclesiae de Dom Estevão Bittencourt)


Muito ligado ao conceito de MYSTÉRIUM está o de memória (ANÁMNESIS, em grego). Jesus mandou repetiri o que ele fez (eis ten emém anámnesin) (1Cor 11,24 e Lc 22,19).


MEMÓRIA NO ANTIGO TESTAMENTO


Os significados da palavra de Jesus deve ser deduzido do Antigo Testamento que falam de memória (zeker) ou de recordar-se (zakar). É o conceito base da espiritualidade pré-cristã zkr (lembrar), não é apenas um "lembrar-se do passado", mas é um lembrar-se eficiente, um acontecimento atuante e criativo. Assim, Deus se lembra de determinadas pessoas e concede-lhes sua graça e misericordia. "Quando Deus destruiu as cidades da planicie, Ele se lembrou de Abrahão e retirou Lote do meio das castatrofes (Gn 19,29). "Então Deus se lembrou de Raquel; Ele a ouviu e a tornou fecunda (Gn 30,22). Pelo fato de Deus recordar-se dos homens, surge situaçoes novas, principalmente em favor das pessoas recordadas. "Deus ouviu os gemidos do seu povo o Egito Deus lembrou-se de Abraao, Issac e Israel" Ex 2,24; Lv 1,42; Ez 16,60. De fato, os homens devem recordar de Deus com os seus beneficios. (Dt 5,15; 9,7; 32,7; etc........).


MEMÓRIA NO NOVO TESTAMENTO


1) Visao Geral


No N.T. temos a visao de "memória e recorda-te". No cantico de Zacarias lê-se: "Socorreu Isabel seu servidor, recordando do seu amor", Lc 1,17 e 22). Na passagem da conversao de Cornelio em (At 10,4). O bom ladrao disse: 'Jesus, lembra-te de mim, quando entrardes no teu paraíso (Lc 23,42). Quando Jesus se refere ao Espirito Santo, o lembrar nao é estático, mas criativo; vem a ser o novo mode de conhecer as coisas passadas. "O Espirito vos recordará de tudo e vos lembrará de tudo que eu vos disse" (Jo 14,26). O mandato confiado a Jesus a Igreja é confiado ( 1Cor 11,24s).


2) Mandato da Ceia


Para os judeus, a Páscoa era um memorial. (zikkaron), que torna presente ou atualizava a atuaçao do povo iniciada por ocasiao da saída do Egito. Todo os anos, os judeus celebram a Ceia Pascal, recordando aquele acontecimento como se fosse vivendo ou como tivessem presente. (Ex 13,8). A idéia do passado que estivesse presente está em (1 Cor 11,26). Esse anunciar é um acontecimento e algo já ocorrido. Jesus ao celebrar a Eucaristia, ofereceu como remissao dos pecados ( Mt 26,27; Mc 14,24 e Lc 22,19s). Jesus quis que os discipulos repetissem os seus gestos (anánamises ou zikkaron), atualizando e tornando presente a Santa Ceio no Sacroficio do Senhor feito na Sexta-feira da paixao.


3) Eucarístia


Conscientes de que estavam celebrando um memorial no sentido biblico-judaíco, os antigos repetiam a Ceia dos Cristaos retomando as preces de açao de graças. É o memorial da paixao, acompanhada de bençaos e louvores (berakot). É da açao acompanhada com bençaos e louvores. É dessa moldura da acao de graças, caracteristica da Ceia Judaica , que provem o nome grego de Eucaristia.


4) Anamnese em cada Eucaristia


Na anamnese sempre foi a consagraçao Eucaristica. "Fazei isso em Memória de Mim". É memória e Sacrificio, e a memória equivale a mesmo e único sacrificio de Cristo; Memória equivale ao oferta do Sacrificio do Corpo e Sangue de Jesus. Nao se trata de uma "recordaçao psicologica", mas perpetua e torna presente o Sacrificio de Cruz (sem o multiplicar). Ela renova e multiplica sim, a CEIA DO SENHOR. Cristo ofereceu uma vez na Cruz, para que tornar-se presente tantas vezes quando celebramos a Ceia Eucaristica. Por isso que na Missa, os catolicos reconhecem sua real presença de Deus, para que nós nos tornassemos presente em Jesus toda vez quando Celebramos a Ceia Eucaristica.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem