Mídia exagerou escândalo sexual na Igreja dos EUA


 

Mídia exagerou escândalo sexual na Igreja dos EUA


Fonte: O Globo


10/10/2003 - 17h47m

Sodano diz que mídia exagerou escândalo sexual na Igreja dos EUA


Reuters


CIDADE DO VATICANO - A mídia exagerou o escândalo sexual que abalou a Igreja Católica Romana dos Estados Unidos e manchou injustamente a imagem de milhares de sacerdotes zelosos, disse nesta sexta-feira o cardeal Angelo Sodano, segundo na hierarquia do Vaticano.


- Os escândalos nos Estados Unidos receberam atenção desproporcional da mídia - disse o secretário de Estado do Vaticano. - Há ladrões em todo os países, mas é difícil dizer que todo mundo é ladrão.


A Arquidiocese de Boston tornou-se o epicentro de um escândalo que varreu os EUA no ano passado, depois da descoberta de que várias dioceses americanas transferiram, de paróquia em paróquia e sem alertar o público, sacerdotes que reconhecidamente haviam abusado de crianças.


Escândalos semelhantes vieram à luz em dioceses de vários países, suscitando descontentamento entre os católicos.


Sodano lembrou que há mais de 48 mil padres nos EUA.


O GLOBO 11/10/2003


Conduta escandalosa de poucos sacerdotes afeta muitos


09/10/2003 - 11h34m

Papa diz que 'conduta escandalosa' de poucos sacerdotes afeta muitos


Reuters


VATICANO - O Papa João Paulo II lamentou nesta quinta-feira a 'conduta escandalosa' de alguns sacerdotes, em uma critica velada aos escândalos de abuso sexual e pedofilia que sacudiram a Igreja Católica, principalmente nos EUA.


O Papa, que na próxima semana comemora 25 anos de pontificado, disse que o clero deveria seguir o 'estimado dom do celibato' e não deveria ver o sacerdócio como uma carreira ou um meio de vida.


- Tristemente, o estilo de vida de alguns tem sido um contra-senso ao espírito dos conselhos evangélicos, que deveriam ser parte da espiritualidade da cada sacerdote - disse o Papa, em um discurso em inglês para bispos filipinos.


- A escandalosa conduta de uns poucos há abalado a credibilidade de muitos - acrescentou.


Uma série de escândalos sobre abuso sexual de menores envolvendo religiosos católicos atingiu a Igreja Católica dos EUA, da Irlanda e de vários países europeus nos últimos anos.

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم