O Dízimo Protestante é bíblico?

 


O Dízimo Protestante é bíblico?


Fonte: Catolico defiende tu fé
Autor: Martin Zavalla
Tradução: Rogério Hirota


Pergunta:


Sr. Zavalla, tenho um parente que não é catolico, que frequenta uma igreja cristã e me comentou que ele e alguns como outros membros, não quiseram dar o dizimo e os pastores afirmaram que se não o fizer estaria roubando de Deus e agora não sabe o que fazer. É correto dar 10% do salário ? É bíblico?


Resposta:


Querido amigo, sem duvida abordar este tema será de grande surpresa, alivio e alegria para algumas pessoas mas tristeza e preocupação para alguns outros, pois esperamos mostrar neste artigo que quando alguma igreja, seita ou denominação protestante afirma que se alguém não dar o dízimo (10% do salário) rouba de Deus e que é uma ordem bíblica para os cristãos, trata-se em verdadeiramente de uma mentira pois não rouba de Deus e nem é uma ordem de Jesus Cristo.


Muitos por si mesmo se darão conta que creram  errado, pois:


" O Dízimo tal como hoje é ensinado pela maioria das seitas obrigando dar 10% da receita não existe nas paginas da Bíblia! "


1- O dízimo nunca foi dado em dinheiro ou moeda e sim em comida e animais.


Na Sagrada Escritura, sempre que se fala em dízimo, é dado em espécie quer seja fruto ou animais (Gn. 4,3-7; Lev. 27,30-32) e não em dinheiro (Gn 47, 13-18), ou seja era exclusivamente de frutos da terra ou de animais e nem sequer se menciona em dar coisas como minério, comércio, carpintaria ou frutos das diversas ocupações profissionais.


Note que no livro de Levítico, capítulo 27,30-31 se alguém quisesse pagar em dinheiro tinha de pagar 20% a mais do valor real do animal ou fruto.


Obviamente não era dinheiro que Deus queria. Quantas vezes não vemos a utilização de Malaquias usado para pressionar a doação dos 10% quando na realidade ali esta se referindo a alimento. Existem centenas de citações bíblicas aonde se diz uma vez ou outra: colheita e animais. O enfoque bíblico do dizimo era agrícola ou pecuária, em todo o Antigo Testamento, se referia a comida: Comida para o Levita, comida para os estrangeiros, comida para viúva, comida para os órfãos e Deus não muda nada em relação a Malaquias.


Gostaria de compartilhar com vocês algumas palavras de um escritos evangélico a respeito do dízimo que dizia assim:


"A próxima vez que um pastor, um ancião, um diácono ou missionário lhe impuser sentimentos de culpa em relação ao dízimo, compre a ele um caminhão carregado de trigo e descarregue sobre o púlpito e veja sua reação."


Uma coisa é buscar o que a Bíblia diz sobre o dízimo e outra muito diferente é usar as passagens bíblicas para que as pessoas creiam nos 10% de seu salário.


Se você quer saber o porque dar o dízimo em espécie, alguns interpretam de modo pessoal que é para pedir dinheiro, mas é somente questão de imaginar um pouco ... Se me permite fazer uma pergunta. Estes pastores estariam interessados em suas aves e colheitas ou em seu dinheiro?


2- O dízimo era para os levitas, viúvas e órfãos, não para o pastor.


O dízimo servia para o sustento dos levitas, pois eles não tinham herança na terra em comum com as outras tribos (Lev. 27,30-33; Núm. 18,21-32; Dt 14,27-29). Parte deste fundo também era usado para aliviar as necessidades dos estrangeiros, órfãos e viúvas. No terceiro ano, o dizimo referente deste ano, era entregue diretamente nas aldeias locais devido a quantidade não só aos levitas, mas também a estes que ja citamos, como as viúvas. (Deut. 12,5-7; Deu. 14,22-29. Deut. 26,12-14).


De fato, os rabinos judeus de hoje não pedem 10% porque conhecem perfeitamente a lei e sabem que o dizimo em espécie era somente para os levitas.


Os 10% do salário exigidos pelos chefe, pastores, líder nunca existiu na Bíblia, exceto para parte dos "pregadores ou servos protestantes", que exigem para si mesmos em nome de Deus, o que Deus nunca pediu para Ele.


3- O dizimo (comida e animais) era uma lei para os judeus no Antigo Testamento.


É por isso que as seitas protestantes que obrigam o dízimo precisam recorrer as menções de versículos da Antiga Aliança e sobretudo Malaquias para fazer com que o povo creia que é bíblico, mas NÃO MENCIONAM que isso era para o povo de Israel, da qual Deus havia feito esta aliança e nós NÃO SOMOS JUDEUS E SIM CRISTÃOS.


Pertencemos a nova aliança: "Este é meu sangue, sangue da Nova e Eterna Aliança" Lc 22,20; Heb 10,9; Gal 3,23-25 que nos é dada com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Inclusive São Paulo corrige aos que querem voltar a viver sob a Lei ( Gal 4,21-26)


Infelizmente algumas pessoas por não ter este conhecimento inconscientemente estão mesclando as duas aliança como se fosse a mesma, sem distinção alguma. Em alguns momentos são cristãos e ao dar o dizimo são moisésianos. De qualquer maneiras, se alguém quer dar porque e acha na Lei de Moises, não pode esquecer o que diz São Tiago, que a Lei era um pacote de tudo ou nada.


Uma pessoa não era permitida escolher o que gostava da lei, como um menu religioso e o que não gostava, deixar de lado. Não podiam escolher o que deveria guardar e recusar:


"Pois quem guardar os preceitos da lei, mas faltar em um só ponto, tornar-se-á culpado de toda ela." São Tiago 2,10)


Se desejar seguir a Lei, tem que se circuncidar, guardar o sábado, não comer sangue, dar o dizimo, não comer pescados sem escamas, apedrejar os que violam a lei, etc. Ou tudo ou nada.


Por isso os cristãos no Novo Testamento nunca deram e nem falaram do dizimo e nem as coisas que acabamos de citar.


E assim, hoje vemos muitos aspirando ser pastor protestante para poder "tosar" suas ovelhas tranquilamente em nome de Deus.


4- Nem Jesus e nem os apóstolos pediram ou ordenaram a cobrança do dizimo


E assim, como vemos, não existe uma só citação no Novo Testamento em que Jesus ou algum apóstolos diga que temos de pagar o dizimo e muito menos que deveria ser 10% do valor do salario, alimentos ou animais.


Nos Evangelhos somente três vezes que se aparece a palavra dízimo, e quando é citado se refere aos fariseus e ainda não é nada agradável, e no caso mencionado em Lc 18,12-14 o que dava dizimo não saiu nem justificado ou bendito.


As outras vezes estão na carta aos Hebreus e se refere a doação dos despojos de Guerra dada uma única vez por Abraão a Melquisedec. No Novo Testamento se fala de ajuda, coleta, apoio, compartilhar o que tinham mas nunca 10% do seu dinheiro.( Lc 10,3-7; I Tim 5,18).


Porque você acha que São Paulo nunca mencionou Moisés e os profetas em relação ao dizimo ou comentou a passagem de Malaquias " vocês estão roubando de Deus", como muitos dos pregadores modernos o faz?


Porque ele sabia que vivia sob uma Nova Aliança e estilo novo de dar com o coração, sem obrigar.


5- A Igreja em seu inicio (chamado primitiva pelos protestantes) não cobrava os 10% semanal do salario.


Os historiadores da Igreja o deixa muito claro, a comunidade cristã não se financiou com nenhum tipo de dizimo. No Dicionario hasting, diz sobre a Igreja "Primitiva" :


"Admite-se universalmente que o pagamento do dizimo ou decima parte das posses, para propósitos sagrados, não encontrou um lugar dentro da Igreja Cristã durante a idade coberta pelos Apóstolos e seus sucessores imediatos"


Igualmente a Igreja diz na Nova Enciclopédia Católica:

"A Igreja desde o inicio não teve sistemas de dízimo (...) não existia nenhuma necessidade de mantê-lo, nem que existisse ou fosse reconhecido na Igreja, mas que os outros meios de ajuda pareciam bastar".


Por isso a Igreja Católica usa a palavra "dizimo", com o significado de uma ajuda equivalente a um período de trabalho, as pessoas ajudam de acordo com a possibilidade, umas vezes mais outras menos mas nunca com a obrigação de ser os 10% até porque a bíblia não ensina isto. Alguns católicos ajudam como um compromisso livre e pessoal de apoiar a evangelização e fruto da maturidade na fé.


Ao que parece os promotores do dizimo (10%) nunca leram a historia do Cristianismo primitivo.


Se alguém quiser dar por gosto, tradição ou decisão própria , cada um é livre para gastar seu dinheiro onde quiser, mas que ninguém diga ser uma ordem de Deus pois não é ensinado na Bíblia. Cuidado! Tem pastores que abusam!


Sem duvida, este tema será apreciado por seus amigos e familiares protestantes que já estão cansados ouvir sobre os 10% do dizimo em dinheiro. Se quiser ajuda-los e praticar uma obra de misericórdia, compartilhe este tema que seguramente serão gratos a você por toda a vida.


Siga perseverante irmão Jose e que Deus te abençoe em abundância.


Este tema foi tomado, com a permissão do autor, do livro RESPUESTAS CATOLICAS INMEDIATAS <http://www.defiendetufe.com>.

إرسال تعليق

Deixe seu Comentário: (0)

أحدث أقدم