O que significa a palavra Papa?


 

O que significa a palavra Papa?


Fonte: Exsurge Domini
Autor: Rogério Hirota - Revisão em 03/03/2021


Muitos protestantes utilizam a alegação de que ao chamarmos o Papa de pai estaríamos pecando diante do que Jesus disse em Mateus:


Mateus 23,8-10 Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo.


Afirmam assim a palavra Papa vem do italiano e significaria pai e portanto indo contra a doutrina cristã.


Em nossos arquivos temos muitos artigos que defendem muito bem nossa fé em relação a este ataque protestante porém gostaria apenas de fazer apenas um complemento a vasta informação que possuímos.


Primeiramente a palavra Papa tem dois significados muito importante para nós católicos, a primeira é a união de duas palavras latinas:


Pa = ter

Pa = stor


Que se traduz como pai e pastor como podemos ver vai além da alegação protestante haja visto que a Igreja Católica utiliza a palavra Papa desde os primeiros séculos com a predominância da língua latim e não no italiano em si.


Chamamos o Papa de pai no mesmo sentido que foi dado a São José ser o pai adotivo de Jesus, o Papa é o pai que cuida dos filhos de Deus e lhes entrega o alimento espiritual , ensina a reta doutrina revelada diretamente pelo Espirito Santo  através da autoridade dada por Jesus (cf. Mateus 16,19).


O pai segundo o costume judaico e também na Igreja Católica é o chefe da família é o pilar onde a família se sustenta para não cair, não se dividir.


Se ao pai é dado a autoridade de chefe da família, reforçado no mandamento honrar pai e mãe, portanto chamá-lo de pai e ser submisso a ele que é o chefe da família não pode ser considerado pecado, assim também é com o Papa já que ele está a frente da Igreja em toda a sua extensão.


Além disso a colocação de Jesus em Mateus se refere à aqueles que querem ser chamados de pai no sentido divino, se colocar a frente das coisas de Deus e de clamar para si uma autoridade maior que passa assim por cima de Deus, como exemplo os pai-de-santo.


Um exemplo que não devemos tomar a palavra de Jesus literalmente é que Ele mesmo afirma: " não deve chamar ninguém de Mestre" ai então vem os seguintes questionamentos aos protestantes fundamentalistas:


1- Oras então quem faz o mestrado na faculdade qual título poderá ser dado a ele?


2- Segundo o conceito de estudo, o doutorado é um nível acima do mestrado, então se chamamos alguém de doutor estamos dando a ele um titulo acima de mestre, assim sendo estaria o protestante em pecado ao chamar alguém de doutor?


3- E quando se conversa com um médico e tem-se a mania de chamar de doutor, estaria o protestante em pecado?


É claro que não, não está em pecado porque não foi isso que Jesus quis dizer proibir, de chamar alguém de mestre, tem um outro significado que seria no caso das seitas que atribui a seus gurus o status de mestres da fé ensinando doutrinas estranhas, assim também é com a palavra pai, não é contra o sentido dado pelos católicos mas contra as interpretações dadas a pseudos-mestres que atribuem se a si mesmo autoridade maior que Deus, que é o Pai-Criador.


E o segundo conceito de pastor faz referencia direta a ordem dada por Jesus a Pedro logo após sua ressurreição:


João 21,15-17 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.


" Reunirei o que restar das minhas ovelhas, espalhadas pelos países em que as exilei e as trarei para as pastagens em que se hão de multiplicar. Escolherei para elas pastores que as apascentarão, de sorte que não tenham receios nem temores, e já nenhuma delas se extravie - oráculo do Senhor.

[...] Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com inteligência e sabedoria. "Jeremias 3,15 ; Jeremias 23, 3-4


Pedro é colocado como pastor-chefe com a missão conferida por Jesus "apascenta as minhas ovelhas (cf. Jo 21,15-17), sendo Jesus mesmo o Bom Pastor ( cf. Jo 10,11) mas que constitui pastores para cuidar de seu rebanho (cf. Efe. 4,11).


O outro sentido dado a palavra Papa é ainda mais esclarecedor e revela em nossa fé a autoridade dada por Jesus em Mateus 16,18-19, onde cada palavra tem um significado vindo do latim:


P = etri

A = postoli

P = ostestatem

A = ccipiens


Que significa : O QUE RECEBE O PODER DO APÓSTOLO PEDRO, ou seja sua autoridade e as chaves do Reino e como vemos também citado por S. Irineu de Lion (+202) :


"Depois de ter assim fundado e edificado a Igreja, os bem-aventurados Apóstolos transmitiram a Lino o cargo do episcopado... Anacleto lhe sucede. Depois, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, é a Clemente que cabe o episcopado... A Clemente sucedem Evaristo, Alexandre; em seguida, em sexto lugar a partir dos Apóstolos, é instituído Sixto, depois Telésforo, também glorioso por seu martírio; depois Higino, Pio, Aniceto, Sotero, sucessor de Aniceto; e, agora, Eleutério detém o episcopado em décimo segundo lugar a partir dos Apóstolos" (Contra as Heresias III,2,1s).


Vemos assim que a acusação protestante não tem nenhum fundamento contra a fé católica e só serve para causar confusão naqueles que estão fracos na fé, por isso os protestantes utilizam de mentiras e falsas interpretações para tentar manchar a Igreja Católica. É um trabalho em vão feito pelos inimigos pois ela é defendida pelo próprio Deus.


Atos 5, 38-39 "Se o seu projeto ou a sua obra provém de homens, por si mesma se destruirá; mas se provier de Deus, não podereis desfazê-la. Vós vos arriscaríeis a entrar em luta contra o próprio Deus."


© Livre para cópia e difusão na íntegra e com menção do autor

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem