Sacerdotes, porque os chamamos de pai?


 

Sacerdotes, porque os chamamos de pai?


Fontes: Sites Corazones



Há quem proteste que os católicos chamem os sacerdotes de Pai. Dizem que Jesus o proíbe em Matheus 23:8-11 Vejamos:


Vós, em troca, não deixes chamar de Rabbí, porque um só é vosso mestre; e vós sois todos irmãos. Não chame ninguém de seu Pai na terra, porque só um é vosso Pai: do céu. Nem tampouco deixes chamarem diretores, Porque um só é vosso diretor: o Cristo.


Para interpretar a Bíblia corretamente tem que se levar em conta de vários fatores essenciais. Dentre eles:


1- Ler os versículos em seu contexto.


Se se lê os versículos que seguem tudo de cima, pode-se ver que Jesus ensina a não presumir, não se julgar superiores por ser pais, mestres ou diretores:


O maior entre vós será vosso servo. Pois os que se exaltam serão humilhados; e os que se humilham serão exaltados (Mt.23:11-12)


2- Interpretar a luz da Bíblia toda.


São Paulo, na mesma Bíblia (1Cor4:15) se chama de pai:


“Pois que há tido dez mil pedagogos, em Cristo, não há tido muitos pais. Tem sido eu que, pelo evangélio, os inseri em Cristo Jesus”


Paulo é pai espiritual sem nenhum tipo de presunção. Ele sabe que esina para Cristo. São Paulo é digno interprete das palavras de Jesus já que a Bíblia não se contradiz. O sacerdote, como São Paulo, é pai espiritual. Jesus está advertindo como fez o profeta Ezequiel (ez.34), contra os abusos da autoridade espiritual. Condena o abuso e não a vocação em si mesma, a qual é dada por Deus.


3- Entender com a ajuda da Tradição Apostólica.


Devemos interpretar junto com a igreja que tem ensinado desde o inicio. É importante conhecer os ensinamentos dos Pais da Igreja, os mais simples pastores dos primeiros séculos. Eles não adicionam verdades a Bíblia, mas por sua convivência com os Apóstolos, a sabem interpretar melhor que alguém do século XX, que lê a Biblia sem saber que sentido dar as palavras. Vemos desde a Antiguidade e em todos os séculos da era cristão, como os cristãos chamam seus pais pastores.


Alguns dirão que não precisam conhecer o passado porque o Espírito os ajuda a interpretar, mas o Espírito Santo não se contradiz. Não interpreta a verdade em formas opostas em cada século e a cada grupo. Não vai, o Espírito Santo, ensinar a quem não quer viver em comunhão com a verdade que já lhe ensinou na Igreja. Jesus não nos deixou uma bíblia para interpretar como nós gostamos, fundou uma Igreja que, guiada pelo Espírito Santo, não só escreveu a Bíblia como também a interpretá-la corretamente.



As palavras de Jesus, tomadas literalmente como pretendem alguns, proibirá deixar chamar-se por pai mestre ou diretor.

Então nos perguntamos:


Como chamam os protestantes a seus mestres, educadores e diretores?


Como chamam os protestantes a seus pais biológicos?


Pois, se vamos interpretar literalmente como pretendem, não se admitiria exceções. Por que então só protestam o uso desses títulos quando se trata do sacerdote?


Os sacerdotes são pais espirituais porque, como São Paulo colocam em Cristo Jesus por meio do batismo e da palavra. Também, eles, devem acatar as advertências de Cristo pois não são pais por conta própria senão por delegação. Por isso se deve rezar por eles.


Padre Jordi Rivero


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem