Sacerdote

 


Sacerdote


Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério Hirota


Porque "sacerdotes"?


Definição: O "Sacerdote" é um mediador autorizado para oferecer sacrifícios a Deus em reconhecimento de Seu domínio supremo e em expiação dos pecados.


Muitas religiões pagãs tem sacerdotes que oferecem sacrifícios segundo seus conceitos de divindade. Mas Deus se revelou a Israel como o Único Deus verdadeiro e proibiu a idolatria com o Primeiro Mandamento, portanto os sacerdotes de Israel  ofereciam um sacrificio somente a Deus.


A diferença com o profeta que comunica a mensagem de Deus aos homens, é que o sacerdote é o mediador dos homens à Deus.


"Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados." Hebreus 5,1


Novo Testamento


Cristo é Deus e homem e também é definitivamente profeta e sacerdote da Nova Aliança. Deus falou e fez tudo por meio de seu Filho que como homem, eterno e sumo sacerdote, ofereceu a si mesmo uma vez por todas na cruz. Ele é ao mesmo tempo sacerdote e vítima de valor infinito e portanto seu sacrifício acaba com a necessidade dos antigos sacrifícios, muito menos se necessita do antigo sacerdócio. Há um só sacerdote porque há um só sacrifício.


"Porque não temos nele um pontífice incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado.Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno." Hebreus 4,14-15


Sacerdócio dos fiéis batizados


Os cristãos de outras igrejas em geral, reconhecem como nós, que no Novo Testamento existe um só sacerdócio de Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote.E também reconhecem a doutrina do sacerdócio de todos os fieis, como diz a Escritura:


"Vós, porém, sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa." I Pedro 2,9


Esta passagem de São Pedro mostra que os membros da Igreja no Novo Testamento, tem um sacerdócio comum como tinha Israel no Antigo Testamento:


"Mas vós me sereis um reino de sacerdotes e uma nação consagrada. Tais são as palavras que dirás aos israelitas.”" Êxodo 19:6


Mas como podemos todos ser sacerdotes se Jesus é o único sacerdote?


Todos os batizados estão unidos a Cristo e participam de seu sacerdócio. A maioria dos protestantes creem, como os católicos, no sacerdócio universal dos fiéis na qual todos oferecem a Deus orações e louvores unidos a Cristo.


Mas a fé católica ensina uma realidade mais completa sobre o sacerdócio dos fiéis:


Que todos nós batizados somos sacerdotes porque pela graça, formamos o Corpo Místico de Cristo (Edifício Espiritual).


"Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus; e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo." I Pedro 2,4-5


O batismo é o início mais a união com Cristo deve ser alimentado e crescer. Isto significa que todos cristão devem continuamente oferecer sua vida ao Pai em Cristo, morrer para o homem velho e viver uma nova vida. É uma relação intima e constante. Nenhum cristão é sacerdote por si mesmo, mas em Cristo, todo cristão deve ser sacerdote, fazendo de sua vida uma oferta:


"Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual.Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito." Romanos 12,1-2


Por isso nós batizados temos o direito e dever de oferecer nossas vidas e receber a graça. Jesus dá principalmente pelo meio dos sacramentos, a participação na liturgia da Igreja e do Santo Sacrifício da Missa.


O Sacrifício da Santa Missa


Cristo se oferece ao Pai na Cruz. Este sacrifício se faz presente na Missa para que nós possamos oferecer nossas vidas e unirmos à Ele. Isto é possível porque o sacerdócio do Novo Testamento é muito superior ao do Antigo Testamento.


A oferta de animais não nos colocava em união com Deus. Mas agora com Cristo, Deus e homem que se oferece, como vimos acima, para expiar nossos pecados e romper as barreiras que nos separavam do Pai.


Sacerdócio Ministerial no Antigo Testamento


No mesmo Êxodo 19 aonde se narra sobre o sacerdócio de todos os fiéis (segundo vimos acima, cf. Ex.19,6), encontramos a existência de um sacerdócio ministerial no Antigo Testamento:


" O Senhor lhe disse: “Desce e proíbe expressamente o povo de precipitar-se para ver o Senhor, para que não morra um grande número deles. Também os sacerdotes, que são autorizados e se aproximar do Senhor, santifiquem-se, para que o Senhor não os fira.” Êxodo 19,21-22


Esta passagem nos mostra a existência de sacerdotes como Melquisedec, contemporâneo de Abraão e Jetro, sogro de Moisés e que haviam sacerdotes antes da Lei de Moisés e o sacrifício levítico.


Deus transferiu o sacerdócio exclusivamente a Tribo de Levi que havia se mantido fiel a Deus. O livro do Levítico contem as regras detalhadas para o sacerdócio. Se trata de um sacerdócio organizado com clérigo menores, os levitas e a sua cabeça com o sumo sacerdote. Os sacerdotes eram eleitos entre os descendentes da tribo de Levi e em especial a família de Aarão.


Sacerdócio Ministerial no Novo Testamento


Cristo quis comunicar sua vida, não somente no batismo mas também na Santa Missa e nos Sacramentos. E para recebermos é necessário que haja um ministério sacerdotal que distribua estes sacramentos. Existe um paralelo entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Vimos que em ambos existe um sumo sacerdote, um ministério sacerdotal e um sacerdócio dos fiéis.


O ministério sacerdotal é essencialmente diferente ao sacerdócio comum dos fiéis.


Os sacerdotes atuando na Pessoa de Cristo, oferecem o sacrifício da Missa e perdoa os pecados. Quando o sacerdote oferece a Missa, é Cristo quem se oferece; quando o sacerdote confessa é Cristo quem perdoa os pecados (Cf. Jo 20,22-23). É Cristo quem atua por meio dos sacerdotes para comunicar Sua própria vida.


Os Protestantes chamam seus pastores de "ministros" porque não receberam o sacramento da ordem. Não participam do sacerdote ministerial de Cristo e por isso não tem o poder de oferecer sacrifício da Santa Missa ( apenas dirigem um serviço ). Não podem muito menos perdoar os pecados em Nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.


Católicos

Sumo Sacerdote (Cristo)
Único sacerdócio do Novo Testamento
Sacerdócio Ministerial
Participam do sacerdócio de Cristo como todos os fiéis e também recebem o Sacramento da ordem para servir os fiéis como pastores e distribuir os Sacramentos.
Sacerdócio dos fiéis
Participam do sacerdócio de Cristo pelo batismo, crescem nesta união por meio da Eucaristia e outros Sacramentos que recebem por meio do ministério sacerdotal.

Protestantes

Sumo Sacerdote (Cristo)
Único sacerdócio do Novo Testamento
Não possuem ministério sacerdotal
Possuem pastores que podem batizar mas nao podem oferecer o Sacrifício da Santa Missa e nem distribuir outros Sacramentos
Sacerdócio dos Fiéis
Participam do sacerdócio de Cristo pelo batismo mas não recebem a Eucaristia e nem os outros Sacramentos


O sacerdócio do Novo Testamento não é o antigo sacerdócio de Levítico


Se o sacerdócio levítico fosse realizado com perfeição  (porque é sobre ele que está fundada a lei dada ao povo), que necessidade havia de que surgisse outro sacerdote segundo a ordem de Melquisedec, e não segundo a ordem de Aarão? - Hebreus 7,11, Cf. 7,14


O sacerdote na Santa Missa NÃO OFERECE NOVOS SACRIFÍCIOS


Cristo possui um "sacerdócio perpétuo", portanto seu sacrifício é perpétuo. Este sacrifício que foi oferecido no Calvário há 2.000 anos se faz presente na Santa Missa, não é um novo sacrifício e nem uma repetição, mas é mesmo e único sacrifício pelo qual nos unimos a Cristo para nos salvar do pecado e entrar na vida nova:


"Este, porque vive para sempre, possui um sacerdócio eterno. É por isso que lhe é possível levar a termo a salvação daqueles que por ele vão a Deus, porque vive sempre para interceder em seu favor. Tal é, com efeito, o Pontífice que nos convinha: santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e elevado além dos céus, que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro pelos pecados próprios, depois pelos do povo; pois isto o fez de uma só vez para sempre, oferecendo-se a si mesmo." Hebreus 7,24-27


" Eis por que Cristo entrou, não em santuário feito por mãos de homens, que fosse apenas figura do santuário verdadeiro, mas no próprio céu, para agora se apresentar intercessor nosso ante a face de Deus.E não entrou para se oferecer muitas vezes a si mesmo, como o pontífice que entrava todos os anos no santuário para oferecer sangue alheio. Do contrário, lhe seria necessário padecer muitas vezes desde o princípio do mundo; quando é certo que apareceu uma só vez ao final dos tempos para destruição do pecado pelo sacrifício de si mesmo." Hebreus 9,24-26


O sacerdote é sacerdote em Cristo e não por si mesmo. É Cristo atuando no sacerdote, que consagra e oferece Seu Corpo e Sangue na Santa Missa. Assim explica São Paulo:


"Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza. Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo. Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão. Assim também Cristo não se atribuiu a si mesmo a glória de ser pontífice. Esta lhe foi dada por aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei (Sl 2,7)" Hebreus 5,1-5


Os apóstolos foram os primeiros sacerdotes e foram ordenados por Jesus quando lhe disse:


"Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim." Lucas 22,19


Até o fim dos tempos


Cristo veio não somente para uma geração mas para estar conosco até o fim do mundo.


Seu sacrifício do Calvário é renovado perpetuamente para que todos possam participar e por isso Jesus se vale dos sacerdotes que atuam em seu nome e com seu poder. É por isso que São Paulo diz a Tito:


"Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e estabeleceres anciãos em cada cidade, de acordo com as normas que te tracei." Tito 1,5


Os bispos e sacerdotes recebem o sacramento da ordem que vem dos apóstolos, como Tito o recebeu de Paulo, por meio da ordenação. Esta linha sucessória que vem da ordenação do mesmo Cristo por meio dos apóstolos chama-se "Sucessão Apostólica".


" E quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo." I Pedro 2,5


Este texto é obra de das Servas dos Corações Transpassados de Jesus e Maria

Copyright © 2001 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem