Testemunhos dos cristãos dos primeiros séculos sobre a confissão
Fonte: Livro Sagrada Tradição Escola da Fé
Professor Felipe Aquino
Santo Agostinho (354-430) Bispo de Hipona e Doutor da Igreja
"Se na Igreja não existisse a remissão dos pecados, não existiria nenhuma esperança , nenhuma perspectiva de uma vida eterna e de uma liberação eterna . Rendamos graças a Deus que deu a Sua Igreja um tal dom ".
"Fazei penitencia como é de costume na Igreja, se quereis que ela ore por vós. Ninguém diga:
- Eu faço penitência secretamente diante de Deus. Ele sabe-o e perdoa-me , porque faço penitencia em meu coração...
Poderemos nós anular o Evangelho e a Palavra de Cristo ? "
São Leão magno (400-461) Papa e Doutor da Igreja
"Deus em sua infinita misericordia, preparou dois remédios para o pecado dos homens : O batismo e a penitencia. Pelo batismo nascemos para a vida da graça ; pela penitencia recuperamo-lo , se tivermos a infelicidade de perdê-la. Todo cristão portanto, deve examinar sua consciencia, não adiando dia- a -dia a sua conversão. Ninguém espere satisfazer a justiça de Deus na hora da morte. É um perigo para os fracos e ignorantes adiar a sua conversão para os ultimos dias de sua vida"
São Gregório Magno (540-604) Papa e doutor da Igreja
"Os apóstolos receberam pois, o Espirito Santo para desligar os pecadores da cadeia dos seus pecados . Deus fê-los participantes do seu direito de Julgar ; e eles julgam em Seu Nome e em Seu Lugar. Ora, comos os bispos são os sucessores dos Apóstolos têm o mesmo direito."
"O pecador ao confessar sincera e contritamente os seus pecados, é como Lazaro: Ja vive , mais ainda esta ligado com as ataduras de seus pecados.Precisa de que o sacerdote lhas corte ; e corte-lhas absolvendo-o"
Postar um comentário