18 perguntas sobre a Nova Era

 


Fonte: Church Fórum

Autor: † Norberto Rivera Carrera ( Arcebispo Primado do Mexico )

Tradução: Rogerio Hirota


07 de Janeiro de 1996


Meus queridos irmãos e irmãs:


Para uma maior difusão e compreensão de minha Primeira instrução Pastoral sobre a New Age (Nova Era) apresento a vocês este folheto " dezoito perguntas sobre a Nova Era "/


Espero que a leitura da Instrução Pastoral e as respostas as perguntas sobre estes temas de tantas atualidade iluminem sua fé e os leve a amar mais a Jesus Cristo e sua Igreja.


Seu irmão e servo


† Norberto Rivera Carrera

Arcebispo Primado do Mexico


A NOVA ERA, OS ENGANOS DE SEMPRE ...


Uma vez ou outra ao longo da historia o homem sonha com a chegada da "idade do ouro" para a humanidade, de um mundo feliz e perfeito em que não haverá enfermidade, nem pobre, nem fome, nem guerra, nem limitações e nem divisões.


Querem ver o universo inteiro transformar-se diante de seus olhos mágicamente e converter-se em algo radicalmente novo. Querem livrar-se definitivamente da problemática mundial da qual ele mesmo causa.


Este sonho segue vivo e se deixa sentir com mais vigor que nunca em nossos dias sobre o fim do milênio. Nosso mundo tecnicamente avançado, mas espiritualmente faminto, experimenta uma profunda desilusão frente ao bem-estar que não mancha sua pobreza, a liberdade que não quita sua escravidão e a ciência que não despeja sua onda de incerteza.


De uns 30 anos para cá se vem formando uma onda cultural / filosofica / religiosa que pretende reacionar contra o presente estado da humanidade e empurrar a mesma criando uma nova consciência , criando uma nova forma de ser espiritual. A esta onde chamamos de Nova Era ( New Age) e hoje por hoje não há nenhum aspecto de nossa vida que não tenha sentido de forma alguma seus efeitos.


As idéias e objetivos da Nova Era recolhe elementos de religiõe orientais, o espiritismo, as terapias alternativas, a psicologia transpessoal. a ecologia profunda, a astrologia, o gnosticismo e outras correntes. As mescla e as comercializa de mil formas. proclamando o inicio de uma nova época para a humanidade.


Mas no fundo, não parece ser mais que outro intento vão do homem de salvar-se a si mesmo criando promessas que não pode cumprir e atribuindo-se poderes que não possui. E enquanto a fantasia da Nova Era nunca deixará de ser mais que uma mera fantasia e semeando a cinfusão nos coracões de muitos fieis.


Aqui esperamos esclarecer algumas duvdas iniciais que surgem em torno deste tema e estender uma iniciativa para que todos se aprofundem no fenomeno da Nova Era e compreenda a ameaça que presenta para a integridade de nossa fé.


1- A NOVA ERA É UMA SEITA RELIGIOSA?


Não, a Nova Era não é uma seita, nem uma igreja e nem uma religião.


É uma forma de ver, pensar e atuar que muitas pessoas e organizações tem adaptados para mudar o mundo segundo certas crenças que tem em comum.


Mas não possuem lider, nem regras, nem doutrina fixa e nem disciplina em comum.


2- PORQUE ENTÃO SE DIZ QUE É UMA NOVA RELIGIÃO?


A Nova Era fala de muitas coisas que tocam nossa fé como:


* Deus

* A criação da vida

* A morte

* A meditação

* O sentido de nossa existência

* Etc..


Mas não é uma religião.


Toma diversos aspectos de muitas religiões e também as ciências e a literatura e os mescla com certa originalidade para dar respostas fantasticas as perguntas mais importantas da vida humana.


As vezes inclusive usam de uma linguagem cristã para expressar certas idéias muito contrária ao Cristinianismo.


3- QUEM PERTENCE A NOVA ERA?


Todo os tipos de pessoa podem tomar parte da Nova Era.


Seus lideres e pensadores parecem com as pessoas da "revolução contracultural" dos anos 60 e 70 que recusou os valores e os caminhos religiosos tradicionais a favor da libertinagem, da cultura da droga, do livre amor e dos experimentos das comunidade utópicas.


Hoje estas ideias estão tão difundidas que grande números de pessoas as compartem sem uma recusa formal e evidente se sua propria cultura ou seu estilo de vida.


4- QUEM CRÊ NA NOVA ERA?


O típico da Nova Era éo espirito de individualismo que permite a cada um formar sua propria verdade religiosa, filosofica e ética. Mas algumas crenças comuns que compartem em quase todos os participantes sao:


a- O mundo está por entrar em um período de paz e harmonia mundial assinalado pela astrologia como a "Era de aquário".


b- A "Era de aquário" será fruto de uma nova consciência nos homens. Todas as terapias e técnicas da Nova Era pretendem criar esta nova consciência e acelerar a vinda da "Era de aquário".


c- Por esta nova consciência o homem se dará conta dos poderes sobrenaturais e saberá que não há nenhum Deus fora de si mesmo.


d- Cada homem, portanto, cria sua própria verdade. Nao existe bem e mal, toda a experiência é um passo criado para a conciência plena de sua divindade.


e- O Universo é um ser unico em evolução criado em pleno conhecimento de si e o homem é a manifestação de sua auto- consciencia.


f- A natureza também forma parte do único ser cósmico e portanto, também participa de sua divindade. Tudo é "deus"e "deus" esta em tudo.


g- Todas as religiões são iguais e no fundo dizem a mesma coisa.


h- Existem "mestres"invisiveis que se comunicam com as pessoas que ja tenham alcançado a nova consciencia e as instruem sobre os segredos do cosmos.


i- Todos os homens vivem muitas vidas e reencarnam uma vez e outra até receber a nova conciencia e dissolver-se na força divina do cosmos.


5- O QUE DIZEM AS PESSOAS DA NOVA ERA QUANDO ALGUEM LHE FAZ VER QUE ESTAS CRENÇAS SÃO PURA FANTASIA?


Quando alguém não aceita esta absurda visão de Deus, do homem e do mundo da Nova Era lhe diz que sua conciência não esta iluminada e que sua compreensão está condicionada por esquemas culturais que serão superados na nova era.


6- MAS COMO ESPERAM COMPROVAR CRENÇAS QUE NÃO CORRESPONDEM A NADA NA REALIDADE?


Normalmente lançam mão de testemunhos de experiências subjetivas pessoais que são tão impossiveis de verificar como são de desmentir.


As vezes se apoiam em mitos e lendas das tradições dos povos antigos/


As vezes tomam dados de ciência e as aplicam a vida espiritual do homem como se as mesmas leis regessem em ambos os mundos.


7- SE AS COISAS ESTÃO ASSIM, QUE LUGAR EXISTE DENTRO DA NOVA ERA PARA DEUS QUE SE RELEVOU A NÓS EM JESUS CRISTO?


Nenhum.


* O Deus da fé Católica é uma pessoa, o "deus" da Nova Era é uma força impessoal e anônima.


* O Deus da fé Católica é o criador de tudo mas não se identifica com nada criado, o "deus" da Nova Era é a criação que pouco a pouco vai se dando conta de si mesmo.


* O Deus da fé Catolica é infinitamente superior ao homem , mas se inclina para fazer amizade com o homem e julgará cada homem segundo sua resposta a este amor. O "deus"da Nova Era é o mesmo homem que está mais acima do bem e do mal. A Nova Era é o amor mais elevado, é o amor a si mesmo.


8- A NOVA ERA DIZ ALGO SOBRE JESUS CRISTO?


A Nova Era diz que Jesus Cristo foi um mestre iluminado entre muitos mestres.


Diz que a única diferença entre Jesus Cristo e os demais homens é que Ele se deu conta de sua divindade enquanto a maioria dos homens ainda não a descobriram. Desta forma a Nova Era tira de Jesus seu caráter unico e irrepetivel de Filho de Deus e ridicularizam o fato de que Deus se torne homem para salvar-nos do pecado.


9- UM CATÓLICO PODE ACEITAR A CRENÇA DA REENCARNAÇÃO?


Não. A reencarnação é a crença na cadeia de regressos a esta vida sob diversos aspectos corporal.


Se fosse certa, minha liberdade seria inútil e minhas decisões, lutas, esforços, sacrificios e sofrimentos na vida não teriam nenhum valor , pois no final teria que faze-lo tudo de novo repetidamente.


Se a reencarnação fosse certa, a paixão e morte de Cristo não teria sentido e sua ressurreição não nos é assegurada na redenção.


A ressurreição é a transformação definitiva do ser humano e a entrada para a eternidade.


Se morre uma só vez e depois da morte segue a ressureição e o juizo, Como diz São Paulo:


" Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima. " I Corintios 15,19


10- A NOVA ERA NÃO SE CONFUNDE COM O ECOLOGISMO?


Não. O verdadeiro ecologismo busca conservar o planeta e respeitar todas as formas de vida especialmente a vida humana que tem um valor muito superior a todas as demais ja que o homem foi feito a "imagem e semelhança de Deus".


O ecologismo exagerado da Nova Era diz que o homem vale o mesmo que uma baleia ou um monte de arvore. Chega a considerar o homem como o por inimigo do planeta em vez de vê-lo como seu guardião e seu dono.


11- HÁ TAMBÉM MUSICAS QUE DIZ "NOVA ERA" ?


Sim. A musica "Nova Era" se chama assim porque se inspira em alguns temas de grande interesse para a Nova Era:


A natureza, as religiões dos povos antigos, as culturas orientais, etc...


A Musica Nova Era parece ser musica instrumental mesclada com sons naturais, as vezes muito repetitida e outras vezes sem melodia alguma.


12- É RUIM ESCUTAR ESTA MÚSICA?


A musica nova era é como qualquer outra musica, uma combinação de sons mas só que menos agradavel aos ouvidos.


O que poderia a fazer "má" seria algum conteudo danoso ( a letra ) ou algum uso irresponsavel da musica ( exemplo: ajudar a induzir um estado alterado de conciencia, para provocar sentimentos negativos etc.)


13- PORQUE SE FALA TANTO DA NOVA ERA COMO "ENERGIA" ?


Uma das ideias basicas da Nova Era é que toda a realidade visivel, incluindo o homem, se reduz a uma " energia cosmica" . Segundo isso, enquanto o cosmos esta em fase evolutiva, sua energia se manisfesta de muitas formas: Uma pedra, um vento, a mente humana, etc...


Supostamente existem coisas, lugares e exercicios que podem aumentar nossa capacidade e nosso controle desta energia ( Exemplo: Levar um pedaço de cristal de quartzo, visitar uma piramide ou outro "lugar sagrado" no dia do equinocio primaveral, realizar certas posturas como Yoga, etc.)


14- OS PROGRAMAS DE CONTROLE MENTAL, CURA E AUTO-AJUDA SÃO UM ENGANO?


Temos de analisar e julgar cada programa em separado. Mas alguns programas ensinam simples tecnicas de relaxamento, concentração , memoriza o fortalecimento da vontade que produz resultados imediatos em seus clientes. A estas tecnicas que não tem nada de extraordinário, as revstem de uma linguagem pseudo cientifico e as poem como um grande descobrimento ou um secredo de sabedoria antiga.


Frequentemente passa-se uma terapia psicologia ou emocional ao mundo espiritual, incorporando elementos do panteismo, do gnosticismo ou da espiritualidade oriental sem prevenir ao cliente. Aos resultados mais modesto no campo humano lhes atribue um carater sobrenatural, dai o cliente se convence de seus "poderes especiais", sua "consciencia iluminada", ou de qualquer outra coisa.


O pior é que alguns destes programas se apresentam como um complemento excelente ao cristianismo quando, na verdade, se baseiam em conceitos incompativeis com a fé catolica.


15- AS NOVAS TECNICAS DE MEDITAÇÃO AJUDAM?


A Nova Era não tem nenhum receio em mesclar formas religiosas muito diversas, ainda que no fundo haja contradições.


Temos de lembrar que a oração cristã se baseia na Palavra de Deus, se centra na pessoa de Cristo, leva a um dialogo amoroso com Jesus Cristo e desemboca sempre na caridade ao proximo.


As tecnicas de concentração profunda e os metodos orientais de meditação encerram o sujeito em si mesmo, impulsionam a criar um absoluto impessoal e indefinido e se omitem ao Evangelho de Cristo.


16- E A YOGA? O QUE DIZER?


A Yoga é em sua essência, um exercicio espiritual e corporal nascido da espiritualidade hindú. As posturas e execicios, ainda que se apresentem como um simples metodo, são inseparaveis de seu sentido proprio no contexto do hinduismo.


A Yoga é uma introdução a uma tradição religiosa muito alheia ao cristiniamo. A palavra "Yoga" significa "união". Agora perguntamos: União com o que ???


17- PORQUE A NOVA ERA DA TANTA MPORTANCIA A ASTROLOGIA, O HOROSCOPO, O TARÔ, O CONTATO COM OS ESPIRITOS, ETC.?


As antigas tecnicas de adivinhação e espiritismo sempre tem provocado muita curiosidade entre as pessoas. A Nova Era tem anunciado um renascimento do interesse no ocultismo, namagia, na astrologia e as praticas medianicas.


São correntes que pretendem dotar o homem de poderes mentais , espirituais e sobrenaturais e coloca-lo como o dono absoluto de seu proprio destino.


A Nova Era mancha as distinções entre materia e espirito, entre o real e o imaginario, entre o possivel e o impossivel.


Mas nenhum esforço da Nova Era conseguirá conciliar o ocultimso, o esoterismo, o espiritismo com a fé a vida do Catolico ( cf. § 2115-2117 do Novo Catecismo da Igreja Catolica)


18- QUEM PROMOVE A NOVA ERA?


Pode-se chamar os promotores da Nova Era de algumas formas desde uma bruxinha que faz purificações até personalidade famosas nos meios de comunicação que se dedicam a temas de esoterismo comercial e popular. Mas existem algumas organizaçÕes internacionais que tambem promovem a nova era por exemplo:


a- A Sociedade Teosofica: Fundada em 1875 em Nova York pela russa Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), espirita e médium.Sua dotrina é una mescla de espiritismo, ocultismo, principios gnósticos e espiritualidade oriental. As creençaas principais da Sociedade incluem a reencarnação, a comunicação com os mestres desencarnados, a yoga, a astrología .


b- A Nova Acropolis Fundada na Argentina em 1957 por Jorge Angel Livraga. É un grupo ocultista e gnóstico inspirado principalmente nos escritos de Blavatsky e uma mescla dos conceitos de pensadores antigos. Seus membros buscam um estado espiritual superior através de sugestivas cerimonias de iniciação e a utilização de muitos símbolos e ritos típicos de grupos paramilitares.


c- Control Mental Silva: Fundado em Laredo, Texas em 1966 por José Silva (n.1914), consiste em cursos breves de técnicas de controle interno e concentração que se busca controlar as ondas mentaies até alcançar a Sobre-Conciencia, o dominio total de seus estados mentaies. O método contem elementos de espiritismo e sutilmente leva seus praticantes ao panteismo. Maneja muitos conceitos fundamentais da Nova Era e centra a esperança da salvação nos poderes mentaies do homem. Apesar do fato de que muitos dos mestres do método falam uma linguagem 'cristã' e asseguran a seus clientes que o método lhes ajudará em suas vida espiritual existem elementos substanciais do programa incompativeis com a fe católica.


d- A Meditação Trascendental: fundada em 1958 por Maharishi Mahesh Yogi na India mas, não se popularizou até 1967, graças a publicidade oferecida pelos Beatles e outros artistas famosos da contra-cultura de los años '60. Em sua dotrina, que nasce do hinduismo, busca-se a iluminação da conciencia pela reflexão pessoal mediante a repetição de mantras (palavras sagradas) e ritos religiosos. Implícitos nos ensinamentos da MT estes recusam doutrinas essenciais a cristianismo (um Deus pessoal, a Encarnação, a Resurreição, etc...) a veneração do Maharishi e do Guru Dev como santos e mensageiros divinos.


e- A Grande Fraternidade Universal: fundada em 1948 em Caracas pelo francês Serge Reynald de Ferrière (1916-1962), que era muito ativo nos grupos de teosofía, astrología e da maçonaria. Sua doutrina se baseia em práticas astrológicas, esotéricas e ocultistas, e afirma que todas as religioes são iguais, ainda favorece crenças e práticas hindús. Apresenta um sincretismo religioso que apela a uma ciencia superior que é a verdadera base de toda religião.


f- A Igreja da Cienciologia / Dianética: fundada por L. Ron Hubbard (1911-1986), novelista da ciencia-ficção que em 1950 publicou " Dianética: A ciencia moderna da saude mental ", um manual de auto-conhecimento e desenvolvimento da potencialidade humana baseada em análises de experiencias previas ao nascimento. As associações de médicos muito prestigiosos dos EUA tem condenado repetidamente as teorias e as terapias da Dianética como :


"totalmente carentes de base cientifica e danosas para a saude mental "


Sua teoria é que todos os males humanos são causados por 'engramas' ou cargas negativas que se gravan no inconsciente do homem e provocam estragos continuos. Para livrar faz-se uma 'audição' com um expert que recomendará una serie de cursos que supostamente levará o cliente ao estado de 'claro' ou livre de 'engramas'.


A reencarnação e as experiencias extra-corporais formam parte da doutrina da seita. Hubbard também tem escritos que atacam duramente o cristianismo. A Igreja da Cienciología tem sido definida como una seita destrutiva e belicosa .


Sustentam muitas associacoes de carácter social e humanitario para ganhar maior aceitação na sociedade, por exemplo: Narcanon e a Comissão Cidadã dos Direitos Humanos.


Última modificação: 26 Nov 2002

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem