A Biblia e a Igreja



Fonte : Conheça Melhor a Biblia
Autor: Pe. Luiz Cechinato


Certa vez um clube de futebol estava para comemorar os seus 50 anos de existencia. A diretoria pensou em programar uma grande festa. Todos gostaram da idéia. Mas aí surgiu uma questão: Qual a historia do clube?Era preciso dar entrevistas aos jornais e às emissoras de radio.E ninguem sabia dizer como havia começado aquela entidade esportiva.As atas tinham sido queimados num incendio ocorridos trinta anos atrás. Não restava nenhum documento pra contar a historia do clube. Como Fazer entao?


Eis que um dos presentes teve uma idéia: "Vamos ver se encontramos alguma pessoa daquele tempo. Deve existir por aí alguns dos sócios fundadores. Eles saberão recompor a historia do clube.

E assim fizeram. Por sorte ainda viviam três sócios fundadores já velhinhos, mais com memoria lucida. Eles souberam dizer os nomes de todos os fundadores, a data exata, a finalidade da agremiação, os nomes dos primeiros jogadores e outros dados curiosos daquele famoso clube de futebol.


De fato ninguem mais do que aqueles que participaram da fundaçao de uma entidade saberá contar a sua origem. A palavra de uma testemunha ocular vale mais do que mil palpites daqueles que nao presenciaram os fatos.

Assim acontece com a biblia e a igreja. A palavra da igreja tem autoridade, porque ela presenciou todos os fatos da vida de Jesus: suas pregaçoes, seus milagres , sua morte, sua ressurreição e sua ascensão ao céu. A igreja e a biblia se completam. A Palavra de Deus é mais ampla que a Escritura Sagrada. A Palavra de Deus inclui o elemento escrito que é a biblia e a palavra falada que é a igreja. O proprio evangelho reconhece isso, quado nos fala atraves do evangelista Sao Joao:


"este é o discipulo que dá testemunho destas coisas e foi quem escreveu.E sabemos aque o seu testemunho é digno de fé. Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escrita uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que deveriam ser escritos"(Jo 21,24-24)


Reduzir todo o ensinamento ás paginas de um Livro seria minimizar a Palavra de Deus. Por isso diz o Concilio Vaticano II:


"A Sagrada Tradição e a Sagrad Escritura constituem um só sagrado depósito da Palavra de Deus confiado a Igreja "(Dei Verbum, 10)


Quando a Igreja escreveu os Evangelhos ela não fez o simples papel de cronista que apenas narra fatos e palavras. A Igreja escreveu a Palavra de Deus, depois de ter feito a experiência de viver a Palavra de Deus, no meio de perseguiçoes e provaçoes , a semelhança do Mestre.

A Palavra de Deus é uma Palavra "viva", que nasceu quente, da vivencia de uma comunidade. Escrevendo aos Corintios, São Paulo fala:


"Vós mesmos sois nossa carta, escrita em nossos coraçoes. Conhecida e lida por todos os homens. Não há duvida que vós mesmos sois uma carta de Cristo, redigida não por nosso ministerio, e escrita não por tinta, mas com o Espirito de Deus vivo, nao em tabuas de pedra, mas em tabuas de carnes, isto é, em vossos coraçoes.Deus nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não da letra e sim pelo Espirito.Porque a letra mata, mais o Espirito comunica a vida"(II Cor 3,2-3,6)


O Evangelho foi primeiro vivido e só depois é que foi escrito. E antes de ser escrito, Jesus exigiu que ja merecesse fé. O caso de Tomé nos mostra que a Igreja, oficialmente representada pelos Apostolos, ja era merecedora de crédito, por vontade expressa de Jesus. Isto significa que a Igreja é também a Palavra de Deus. Tomé não tinha duvidado das palavras de Jesus, mas da palavra da Igreja.No entanto, Jesus o reprendeu dizendo-lhe:


"Tomé nao seja incrédulo, mas homem de fé "(Jo 20,27)


Rodapé diz:

O Padre Bonilha disse que a Biblia é como um album de família.cada um foi colocando ali uma fotografia, até encher o album. Por isso, somente aquela familia sabe explicar de quem sao as fotos e porque esta ali. Essa família é a Igreja, que tem como chefe, o Papa.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem