A Biblia e o Magisterio


Fonte : Conheça Melhor a Biblia

Autor: Pe. Luiz Cechinato


Dissemos que a Palavra de Deus é transmitida não só pela Bíblia que é a palavra escrita, mais também pela Igreja que é a palavra falada. A esse ensinamento que vem através da Igreja, desde o tempo dos Apóstolos, nós chamamos de "Tradição". E a voz oficial da Tradição nós chamamos "Magistério". O Magistério é a Igreja ensinando como Mestra, quando fala das coisas da fé em nome de Jesus Cristo. O Magistério nao é a voz de um teólogo nem de um estudioso em Bíblia, por mais que estas pessoas entendam do assunto. O Magistério é a voz oficial da Igreja: O Papa e os bispos em comunhão.

É ao Magistério que compete o ofício de interpretar a Palavra de Deus, como nos fala o Vaticano II:

"O Ofício de intrpretar autenticamente a Palavra de Deus, escrita ou transmitida, foi confiado unicamente ao Magitério vivo da Igreja cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo" (Dei Verbum,10)

Todas as ciências modernas podem oferecer valiosa contribuição para maior aprofundamento no estudo da Palavra de Deus. Todos os homens, de todos os credos, podem dar sua preciosa colaboração na busca do verdadeiro sentido da Biblia Sagrada. Mais uma coisa permanece sempre fora de dúvida: a última palavra sobre o que Jesus disse cabe a Igreja Católica, porque quem escreveu um texto é quem tem mais condições para dizer qual o sentido daquilo que escreveu. É ainda o Vaticano II que nos fala:

"Todas as coisas que dizem rspeito à maneira de interpretar a Escritura estão sujeitas em ultima instancia ao juizo da Igreja, que exerce o divino mandato e magisterio de guardar e interpretar a Palavra de Deus"(DV,12)

Realmente, é assim que fazemos com a interpretação de outras coisas da vida. Quando paira alguma duvida sobre uma carta que recebemos, procuramos quem escreveu para que nos explique o significado daquela carta. Quando nao entendemos a letra da receita que o médico nos deu, voltamos a ele para que esclareça nossa duvida.

Eis porque a interpretação da Bíblia não pode ficar por conta de cada pessoa. Vale aqui aquele ditado: "Quantas cabeças, tantas sentenças". Ora, a verdade de Deus não pode estar entregue a interpretaçoes particulares, que representam as opiniões de cada um. Ela deixaria de ser uma verdade absoluta de Deus-Uno para diluir-se num sem-fim de palpites contraditórios dos homens.

Baseado em Santo Irineu e na primeira cartta de João (3,2) diz ainda o Concilio:

"Para que o Evangelho se conservasse sempre inalterado e vivo na Igreja, os Apóstolos deixaram como sucessores os Bispos, a eles transmitidos o seu propria de Magistério. Portanto, esta Sagrada Tradição e esta Sadraga Escritura de ambos os Testamentos, são como espelhos em que a Igreja Peregrinante na terra contempla a Deus, de quem tudo recebe, até que chegue a vê-lo face a face como Ele é" (DV,7)

Quando através de seu Magisterio, a Igreja interpreta e ensina a palavra de Deus, ela está desempenhando a missao que recebeu de Jesus através dos Apostolos, os quais "Ouviram e Viram o Mestre com os proprios olhos"e "Tocaram com as proprias mãos a Vida Eterna" (Cf.1 Jo 1,1-3). Por isso o Concilio afirma:

"Fica portanto, bem claro que , segundo o sapientisimo plano divino a Sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja estão de tal maneira entrelaçados e unidos entre si que um não tem consistência sem os outros, e que juntos, a cada qual seu modo, sob a ação do Espirito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas"(DV,10)

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem