A Intercessão dos santos, o que diz a Bíblia?



Fonte: Misioneros de la Palabra - Catolico, defiende tu fé
Autor: Martin Zavala
Tradução: Rogério Hirota


Pergunta


Aonde se diz na Biblia que pode-se pedir a virgem?


Aonde se diz na Biblia que a virgem que lhe foi dado poder para atender a orações?


Aonde se diz na Biblia que deve-se pedir aos santos? Li a Bíblia e até agora li que Jesus manda que peçamos direto a Ele. Quem disse que os santos teriam poder sobre a terra para responder as orações, nem sequer diz que os santos são deuses, e se não o são como fazem para interceder diante de Deus, para poder fazer isso creio que teriam de estar em todo o mundo ao mesmo tempo, seriam onipresentes como Deus não é? e todo-poderosos...


Resposta


Estimado irmão protestante. De uma maneira biblica e simples te responderemos na forma de perguntas e respostas. Aqui encontrará uma resposta baseada no que diz a Palavra de Deus e te ajudará assim como a todos os que tenham essa duvida ou inquietude em encontrar a verdade da Sagrada Escritura.


A Bíblia proibe pedir a intercessão dos santos e da Virgem?


Não. Na Sagrada Escritura não existe nenhuma passagem que mencione pedir sua intercessão. A negação que eles dizem não tem nenhum fundamento escriturístico, por isso não dão citações bíblicas aonde diga isto, porque não existe. Não nos esqueçamos o que a Palavra diz sobre os que fazem isto:


“ se alguém lhes ajuntar alguma coisa, Deus ajuntará sobre ele as pragas descritas neste livro; e se alguém dele tirar qualquer coisa, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, descritas neste livro.”


Ap 22,18-19


Em que se baseiam as seitas fundamentalistas para dizer que é errado pedir a intercessão aos santos?


É uma má interpretação da Biblia. Sobretudo da passagem bíblica aonde diz que existe somente um mediador entre Deus e os homens (1 Tim 2,4-5)


Ali neste trecho se fala de “mediador” da salvação. Neste sentido somente Jesus Cristo nos dá a salvação. Nós católicos não cremos que os santos nos salvam, mas que somente intercedem por nós.


A Biblia não foi um fruto dos protestantes mas da Igreja Católica. No ano de 393 e 397 houve reuniões de bispos em Hipona e Cartago. Ali foram definidos quais iam ser os livros que a Biblia deveria ter e fixaram assim o cânon Bíblico. É por isso que graças a estes concilios os irmãos separados facilmente a interpretam ao seu modo.


“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.”


2 Pe 1,20


Existe outras passagens que interpretam mau?


Sim. Existe outras citações bíblicas que interpretam muito mau. Por exemplo, quando Jesus disse que pedissemos a Ele Lc 11,9; Jo 16,24 há irmãos irmãos separados que entendem outra coisa e dizem que temos somente de pedir a Ele, sendo que Jesus Cristo nunca e em nenhum momento disse isso.


Se eu digo a uma pessoa pede-me o que quizer, eu não estou dizendo que não peçam nada a ninguém. Isto é algo muito simples que muitos protestantes não conseguem compreender por querer sacar da Biblia frases e faze-las com que concordem com suas proprias interpretações. A Biblia deve se aceita-la como é e não como deseja entender.


Maria, enquanto esteve por este mundo, Intercedeu pelos homens?


Sim. Maria como uma pessoa cheia de amor, diante uma necessidade, pediu a Jesus intercedendo pelas pessoas que celebravam uma boda. Todas as Biblias do mundo o diz com muita clareza:


«Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.


Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Eles já não têm vinho.»


Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse, então, sua mãe aos serventes: «Fazei o que ele vos disser.»


Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: «Enchei as talhas de água». Eles encheram-nas até em cima...o chefe dos serventes disse-lhe: « É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora.»



Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.».


Jo 2,1-11


Não somente Maria intercedeu, mas graças a sua intercessão, Jesus Cristo adiantou a hora de manifestar que Ele era o Messias.


Os protestantes ao recuzar a intercessão da Virgem ou desconhecem esta passagem bíblica ou estão contra a Palavra por seguir suas tradições.


Os apóstolos intercederoam enquanto estavam vivos?


Claro que sim e muitas vezes


“Pedro e João iam subindo ao templo para rezar à hora nona.


Nisto levavam um homem que era coxo de nascença e que punham todos os dias à porta do templo, chamada Formosa, para que pedisse esmolas aos que entravam no templo.Quando ele viu que Pedro e João iam entrando no templo, implorou a eles uma esmola.


Pedro fitou nele os olhos, como também João, e disse: «Olha para nós.»Ele os olhou com atenção esperando receber deles alguma coisa.Pedro, porém, disse: «Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!»


E tomando-o pela mão direita, levantou-o. Imediatamente os pés e os tornozelos se lhe firmaram. De um salto pôs-se de pé e andava.Entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus”.


Atos 3,1-8


Pedro e João oraram por ele (intecederam) diante Jesus Cristo e foi curado.


“Em Listra vivia um homem aleijado das pernas, coxo de nascença, que nunca tinha andado. Sentado, ele ouvia Paulo pregar. Este, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,disse em alta voz: «Levanta-te direito sobre os teus pés!» Ele deu um salto e pôs-se a andar”.


Atos 14,8-10


Paulo orou pelo aleijado, não o mandou que pedisse diretamente a Jesus. O resultado desta intercessão de Paulo foi a cura do mesmo.


Assim tambem quando iam com eles nunca sairam com a barbaridade de que não lhes pedissem nada. Eles nunca pensaram nem atuaram assim. Para eles, como ja o vimos na Biblia, era normal interceder pelos demais.


Os protestantes: Não praticam a intercessão?


Sim. Na realidade todos os protestantes que dizem que não se deve pedir aos santos praticam a intercessão e se contradizem a si mesmos. É muito comum que entre eles o pastor faça oração de cura e pedem a este mesmo pastor que ore por eles. Se o pastor ora por eles, então é um mediador e intercessor. Se realmente não crerem nisso e forem coerentes com o que dizem, então deveria dizer a seu povo que ele não pode orar por eninguem, que se fechem sozinhos em um quarto e peçam diretamente a Jesus Cristo.


Na realidade qualquer irmão separado ao pedir por alguém de sua familia também está intercedendo por eles.


A Palavra de Deus fala que todos podemos ser intercessores?


Sim. Segundo o Apóstolo São Paulo todos devemos ser intercessores:


“Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.”


Efe 6,18


A Palavra de Deus nos ensina que devemos orar sempre. Se aqui na terra devemos de orar sempre intercedendo uns pelos outros, então com uma maior razão será assim também no céu. Este é o caso dos santos que continuan amando mas agora em plenitude:


"O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.Mas o amor jamais acabará"


1 Cor 13,8

Tradução espanhola


Os santos são deuses e todo-poderosos?


Não. Nunca pensamos e nem ensinamos isso. Essa é uma ideia que os protestantes falsamente divulgam. Muitos deles sairam da Igreja Catolica sem conhecer a Biblia e seguen onde estão sem conhecer. Os santos são simplesmente intercessores com o Poder de Deus:


Não esqueçamos nunca o que a Biblia fala sobre a intercessão dos santos:


“A oração do justo tem grande eficácia.”


São Tiago. 5,16


Como podem nos escutar se eles não são onipresentes e não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo?


Muito simples. São Paulo disse:


"Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor"


Fil 1,23


Se ler atentamente, São Paulo estava convencido de que se morresse (desprender) ele estaria JUNTO A JESUS. Se Jesus, como Deus, esta em todas as partes então os santos estarão junto a Ele. Por isso podem ouvir nossas orações.


Assim como os raios de Sol se sente em todos os lugares sem ser o Sol, assim os santos sem ser Deus como Jesus, podem chegar como os raios deo sol até nós. Se ainda duvidas então quando morrer poderá perguntar a São Paulo porque se atreveu a dizer que estaria junto a Jesus. A menos que digas que Jesus não pode estar em todos os lugares na qual seria pior.


Creio que se tem equivocado muito ao medir em categorias humanas a grandeza do amor e miseridordia de Deus. Veja Rom 8,35-38


Os protestante dizem que agora os apóstolos e Maria estão mortos e que por isso não tem porque pedir a eles ?


Errado. Deus não é um Deus de mortos mas de vivos. Isto é claramente ensinado na Biblia:


" Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Ex 3,6)? Ora, ele não é Deus dos mortos, mas Deus dos vivos."


Mt 22,32


"Sinto-me pressionado dos dois lados: por uma parte, desejaria desprender-me para estar com Cristo - o que seria imensamente melhor"


Fil 1,23


"... Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus."


Mc 9,1-4


Isto qualquer irmão não católico pode comprovar em sua propria Biblia.


Se a Biblia não proibe pedir a intercessão dos santos, então Qual é a base principal pelo que os protestantes recusam isto?


Sua base principal são suas “tradições de homens”. Com o pasar dos anos muitos protestantes tem crenças contrarias a Palavra de Deus por seguir suas tradições. Temos que respeita-los, mas ao mesmo tempo ajuda-los a encontrar a verdade plena da Biblia. Muitos deles são pessoas que amam a Deus mas que não sabem o que a Biblia ensina, pois somente sabem e aprenderam o que seu pastor lhes ensinou.


Jesus Cristo escuta a intercessão que os santos fazem por nós?


Claro. Se Jesus Cristo escutou e respondeu a oração do malfeitor no um momento de fé quando estava na cruz (Lc 23,42), com maior razão ainda escutará a sua mãe (Lc 2,16) que fez em perfeição à vontade de Deus e disse: "Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo tua Palavra" Lc 1,38


Se por um minuto de fé escutou e respondeu ao malfeitor, o que não fará Jesus por seus amigos, os santos, que tiveram uma vida de fé e obediencia?


“ tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei”.


Jo 14,13-14


Pediram aqui e Jesus lhes respondeu, lhe pedem lá e igualmente lhes responderá. Intercessores de acordo a Palavra de Deus.


Deus te abençõe em abundancia e te ilumine ate Ele.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem