A perseguição as bruxas ocorreu em muitos paises


Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério Hirota

A perseguição das bruxas ocorreu em muitos paises. No século XVI havia julgamentos nos tribunais em Roma. Na Inglaterra e Escócia também houve perseguições mas não existe cifras precisas sobre as execuções. Howll, escrevendo em 1648 diz que num periodo de 2 anos quase 300 bruxas foram processadas e a maioria executada somente em Essex e Suffolk.


O Papa Gregório XV, em sua Constituição "Omnipotentis" (1623) recomendou um procedimento mais clemente e em 1657, uma instrução a Inquisição repreendeu com eficácia a crueldade das perseguições. No fim do Seculo XVII a perseguição começou a reduzir-se em quase todo o mundo e no inicio do Seculo XVIII praticamente se deu fim. O ultimo Julgamento por bruxaria foi em 1749 em Wurzburg, mas na Siuça uma crinaça foi executada como bruxa na regiãoProtestante de Glarus em 1783.


Nos Estados Unidos, Cotton Mather em sua "Maravilhas do Mundo Invisivel" (1693) conta que 19 execuções de bruxas ocorreram na Nova Inglaterra. Atualmente os Estados Unidos celebra o Hallowen em 31 de Outubro (na vespera do dia de todos os santos) em que se recordam as historias das bruxas de uma forma fantasiosa. Costumam-se disfarçar, preferivelmente de bruxas, duendes, mosntros ou qualquer coisa que dê medo, se revivem os contos de bruxas. No ambiente materialista atual se faz tudo uma brincadeira, mas no fundo tambem um desejo pagao de encher um vazio espiritual.


Não existem provas para as alegações de que algumas mulheres foram julgadas formalmente no México nos finais do Sexulo XIX (ver Stimmen aus Maria-Laach, XXXII, 1887, p. 378). .


Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.

Copyright © 1999 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem