A Reforma Protestante e a caça as bruxas

 


Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério Hirota


Lutero, Calvino e seus seguidores acentuaram a crença popular no poder do demonio na bruxaria e outras praticas magicas. Lutero baseado no Mandamentos Biblico, apoiou a exterminação das bruxas.


"A Historia do Povo Alemão" de Janssen, argumenta com muitas provas (capitulos IV e V, do ultimo livro - Vol. XVI da edição inglesa), que grande parte da culpa da caça as bruxas recai sobre os Reformadores.


O Código penal conhecido como "Carolina" (1532) decretou que a feitiçaria deve ser tratada como uma ofensa criminal no império alemão e se causou algum dano a alguém, a bruxa deveria ser queimada.


Houve uma maior atividade da caça as bruxas nos distritos protestantes da Alemanha que nas Católicas. Um exemplo disso são os Osnabruck y Wolfenbuttenl.


Em Osnabruck 1583, 121 pessoas foram queimadas em três meses. Em Wolfenbuttenl, 1593 chegou-se ao numero de 10 bruxas queimadas por dia.


Até 1563 não houve nenhuma resistencia eficaz a perseguição por medio de um protestante de Cleues, Juan Weyer. Se uniram aos protestos de Ewich e Witekind.


Em um debate sobre as brujas haviam católicos e protestantes em ambos lados.Os protestos mais efetivo contra a caça das bruxas foi a deo jesuita Friedrich von Spee, que em 1631 publicou "Cautio criminalis".


Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.

Copyright © 1999 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem