As 5 vías para a demonstração da existência de Deus segundo São Tomás de Aquino



Fonte: El Teólogo Responde

Autor: Pe. Miguel Ángel Fuentes, I.V.E.

Tradução: Rogério Hirota


Pergunta:


Desejo receber a explicação das 5 vias segundo São Tomás de Aquino para provar a existência de Deus. Muito Obrigado.


Estimado:


A "existência" de Deus não pertence "necessariamente" a fé. A esta verdade pode acender o homem mediante a sua razão. Isto nao quer dizer que também esta verdade esteja revelada (a encontramos na Sagrada Escritura). Por este motivo, o Concílio Vaticano I (1869-1870), definiu contra o fideismo e agnosticismo a possibilidade universal de conhecer a Deus, por meio somente da razão natural (desde que esta verdade seja enumerada entre os "preambulos da fé"). De todo modo, como nem todos os homens chegam ao conhecimentos por sua razão ( devido a debilidade deixada em nossa inteligência pelo pecado original) existe uma "necessidade moral" de que esta verdade seja revelada por Deus para que se chegue a todos os homens, prontamente e sem a mescla de erros.


As provas mais tradicionais para demonstrar a existência de Deus são as cinco vias expostas de modo magistral por São Tomás de Aquino (“Suma Teológica”, Prima pars, Questão 2, artículo 3). Estas são provas metafisicas e são cinco argumentos ( a partir das coisas mais conhecidas pelo homem) que demonstram a existência de Deus, assim então temos:


1- A primeira é a via do movimento: A realidade da mudança do movimento ( em sentido aristotélico ) exige necessáriamente a existência de um primeiro motor imóvel, porque não é possível se firmar em uma série infinita de iniciadores de movimentos.


2- A segunda é a vida das causas eficiêntes: visto que as causas eficientes formam uma sucessão e nada é causa eficiênte em si mesmo, temos assim de afirmar sobre a existência de uma primeira causa.


3- A terceira via é a contingência e do ser necessário: é fato há seres que existem e que poderiam não existir, isto é, são contingentes, é obrigatório a existência de um ser necessário, ja que, de outra forma, o possível não seria mais que possível.


4- A quarta é a via do grau da perfeição: visto que todas as coisas existêm segundo graus ( de bondade, verdade, etc.), deve também existir o ser que possui toda perfeição em sumo grau, respeito do qual as demais se comparam e do qual participam.


5- A quinta é a via teológica da ordem e da finalidade: existe um esboço ou um fim ao mundo, para que exista um ser inteligente e que tenha assim pretendido a finalidade que se observa em todo o universo.


Existem outras vias que melhor corresponde chamados "argumentos complementários". Estas são:


1- A demonstração pelo consentimentos universal do genero humano: todos os povos, cultos ou barbaros, em todas as zonas e em todos os tempos, tem admitido a existência de um Ser Supremo. Agora bem, como é possível que todos tenham se equivocado sobre uma verdade tão importante e tão contrária as paixões, devemos exclamar com a humanidade inteira: Creio em Deus!


2- Pelo desejo natural da felicidade perfeita: consta com toda certeza que o coração humano deseja naturalmente a plena e perfeita felicidade, e que também com certeza um desejo natural e expontâneo não pode ser em vão, ou seja, não pode recair sobre um objetivo ou finalidade inexistente e de impossivel aquisição. E finalmente, consta que o coração humano não pode encontrar sua perfeita felicidade sem a posse de um Bem Infinito. Portanto, existe o Bem Infinito ao que chamamos de Deus.


3- Pela existência da lei moral: existe uma lei moral, absoluta, universal, imutavel, que prescreve o bem, proibe o mal e domina a consciência de todos os homens, Agora bem, não pode haver lei sem um legislador, como não pode haver efeito sem causa. Este legislador há de ser igual que esta lei, absoluto, universal, imutavel, bom e inimigo do mal. Isto é o que denominamos Deus.


4- Pela existência dos milagres: o milagre é por definição, um fato surpreendente que é realizado apesar das leis da natureza, seja suspendendo-as ou anulando-as em um dado momento. Agora bem, é evidente que somente aquele que domine e tenha poder absoluto sobre estas leias pode suspende-las ou anula-las a seu arbitrio. Portanto, existe um Ser Supremo que tem este poder soberano.


É evidente que não é mais que fato as exposições do nucleo central destes argumentos. Para enterdemos bem e ver sua força provativa, é necessário estudá-los em profundidade e com textos completos. Estes textos vocês podem encontra-los em:


-São Tomás de Aquino, Suma Teológica, Primeira parte, questão 2, artigo 3 (convém ler também algum comentario; por exemplo, R. Garrigou-Lagrange, “Deus, sua existência e sua natureza”, Ed. Palabra, Madrid).


-São Tomás de Aquino, Suma Contra Gentios, livro I, capítulo 13.

De modo resumido e muito claro para quem não tem muita formação filosófica pode encontra-lo no livro clássico de Hillaire, “A religião demonstrada” (Barcelona 1955; há numerosas edições); ou também: Antonio Royo Marín, “Deus e sua obra” (Ed. BAC, Madrid 1963).


Estes argumentos só nos leva a conhecer a existência de Deus. Mas a natureza mesma de Deus, seu mistério intimo somente é alcançada pela revelação d'Ele para nós em particular. Jesus Cristo é o revelador do Pai, é dizer,o misterio intimo da Santissima Trindade e isto só se alcança recebendo a fé a qual nos vem por meio da Igreja fundada por Cristo.


Para uma nova consulta: teologoresponde@ive.org


Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem