As causas da migração dos católicos às seitas



Fonte: Church Forum

Tradução: Rogério Hirota


Ninguém pode negar o "êxito" que as seitas tem conseguido na captação de pessoas a suas filas, possívelmente as causas disto são diversos: para alguns se trata de uma ofensiva ideológica e portanto a responsabilidade é da política americana, outros crêem que o êxito se deve a manipulação que estas exercem, enfim as variáveis podem ser muitas e se misturam.


Eu gostaria de compartilhar os resultados de um estudo feito pelo Cardeal Danneels, estudo este que se chama Cristo e as seitas hoje aonde ele nos expõe que este êxito parece ser a tendência de nossa sociedade à despersonalização.


As pessoas se convertem em números e raras são as vezes que as consideram como pessoas. Resultado? Uma frieza e uma solidão quase insuportáveis. E é justamente aqui aonde as seitas intervem com sua aproximação mais afetiva do que intelectual, cultivando a lógica do coração e não da razão. Fazendo que cada individuo se sinta único.


Veja a analise, que nos são apresentadas pelas seitas:


1. Sentido de comunidade


as estruturas de nossas cidades tem sido destruidas, o estilo tradicional de vida tem sido feito pedaços, muitos lares tem se dissolvidos e muitas pessoas se sentem desarraigadas e solitárias


As seitas nos oferecem calor nas relações, nos acolhem pessoalmente, com muito respeito e calor humano; nos oferecen ajuda, comunidades pequenas e compactas compartindo propósitos, proteção e segurança especialmente em situações de crises (como poden ser por exemplo com os recém divorciados ou os migrantes)


Nos dizen Entre nós jamáis estará sozinho, e quem quer que seja, será bem vindo!



2. Respostas simples


Vivemos em uma sociedade cheia de estruturas complexas e confusas aonde todos buscamos respostas e soluções a nossos problemas.


As seitas oferecem respostas simples para situações complicadas. Simplificam a verdade e os valores em sua linguagem não existem palavras como "a menos que", "mas"



3. Alguém que esteja disposto a me guiar?


Como dissemos anteriormente muitas pessoas se sentem completamente solitárias e impotentes, muito mais quando se tratam de questões espirituais. Infelizmente nos encontramos em uma época na qual é difícil dispor de diretores espirituais e são muitas as pessoas que buscam a alguém que esteja dispostos lhe acompanhar, a discernir, que lhes ajudem a se orientar.


As seitas oferecem gua e orientação através de um forte lider carismático. A figura do líder, pastor, mestre ou guru possui um papel importante na coesão dos discípulos. Em geral dispõe de líderes carismáticos, desinibidos que não titubiam em tomar decisiões se for necessário e são muitas as pessoas que buscam um guia assim.

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem