As primeiras biblias protestantes continham os "apocrifos"

 


Fonte: Tradicional Catholic Apologetics

Autor: Rogério Hirota


Como todo sabemos, os protestantes consideram os livros retirados pelos judeus no Sinodo de Jamnia +ou- 100 dC, como apocrifos ou não inspirados, mas como já explicamos neste site este canom do Antigo Testamento em que eles se baseiam tinham como unico proposito barrar o cristianismo no meio judaico, a fim de preservar a religião que havia quase sido destruida na queda de Jerusalem pelo General Tito em 70 dC. Isto ja torna uma grande contradição para os protestantes por utilizar um canom do Novo Testamento separado pela Igreja Catolica no Concilio de Hipona e Cartago em 380 DC, por bispos que acreditavam no batismo de Renovação e Regeneraçao Espiritual, No Papado, na Igreja Catolica, na Sagrada Tradição e um canom do Antigo Testamento feito pelos judeus com o unico e exclusivo intuito de barrar o cristianismo e sendo que este Sinodo de Jamnia nao foi aceita pela maioria dos judeus já que apenas ¼ estavam em Jerusalem o restante estavam na dispersão que começa desde o exilio imposto pelos babilonicos antes de Cristo.


O que pode ser mais ainda contraditorio é saber que Martinho Lutero incluiu os Apocrifos em sua Biblia sem fazer nenhuma menção sobre os livros serem apocrifos, e esta e a primeira biblia protestante e as outras biblias apos de Lutero também tinham os livros dentro do canom, e que vamos apresentar a seguir:


Obs: Clique nas figuras para ve-las ampliadas


1541 - A Bíblia "the Great Bible ":


Esta é também conhecida como "Cromwell's Bible", ou como "Cranmer's Bible"


Esta é a uma imagem da folha de um livro "apocrifo" encontrado na Biblia Protestante "Great Bible" inglesa impressa em Londres por Richard Grafton em 1541 ( A primeira edição foi em 1539) " por ordem do principe e sucessor do Rei Henrique, o VIII o lider supremo desta igreja e da realeza da Inglaterra.


Seis edições essencialmente identicas da Great Bible foram impressa entre 1540-41, em conformidade com o Rei Henrique VIII que com ordens reais instruiu os clérigos do Reino para providenciar a biblia em ingles, para propiciar assim a leitura em suas igrejas e também aos fieis.


1551 - A Biblia de Tyndale/Matthews Bible :

 



Esta é uma imagem de uma pagina de 1551 ( A primeira edição é de 1537) da Biblia Protestantes 1551 "Matthews Bible": Matthews que alias era John Rogers. Escrita em letra gotica e com formato lenhoso " woodcuts " nas letras iniciais. Depois da Tyndale e Coverdales Bibles vem em 1537 Matthews Bible, a segunda Biblia impressa para a lingua inglesa e a primeira Biblia Inglesa traduzida dos originais em grego e hebraico!


John Rogers ( amigo intimo de Willian Tyndale) imprimiu esta biblia sob o pseudonimo de " Thomas Matthew", porque em sua bíblia utilizou o Novo Testamento e alguns dos primeiros livros do Antigo Testamento da Tradução de Tyndale e em sua época quem possuia ou distribuia qualquer material de Tyndale era punido com morte pelo Rei Henrique VIII. Esta folha é da 4º e ultima edição (12.25 × 8) Impressa por Hyll em Londres no ano de 1551e é a pagina titulo do "apocrifo" Livro de Macabeus.


A proxima imagem é a pagina-titulo muito ornada para o livro "apocrifo" para a "Matthews Biblia" de 1549, impressa em Londres por Jhon Daye.


1589 - A Biblia de "Geneva" ou The Geneva Bible :


A Biblia de Geneva é a primeira Biblia feita para a America e a primeira versão com números nos versiculos para cada capitulo. Esta era a Biblia dos Pilgrims e dos Puritanos e a versão é citada milhares de vezes por William Shakespeare. Com o retorno do Catolicismo no Trono da Inglaterra, muitos lideres da igreja protestante foram para Geneva, Suiça. Lá, com o apoio de João Calvino e John Knox, produziram a "Study Bible" Inglesa ( com extensas notas e estudos auxiliares ) em 1560 muito popular no meio cristão e uma das versões mais vendidas mesmo com muitas decadas após sua criação e com a criação em 1611 da versão King James! Possuir uma dessas biblias na Inglaterra neste periodo era certamente morrer. Esta imagem é da versão inglesa de 1574 traduzido de acordo com o "hebreu e grego" e continha o Antigo Testamento, os chamados "Apocrifos" e o Novo Testamento. Em 1618 no Sinodo de Dort Directed os "apocrifos" foram omitidos e não mais impressos a partir de 1633. A Biblia de Geneva teve uma alta influência por centenas de anos, para os puritanos ingleses. teve feroz competição com a Biblia Bishop's (1568) e depois com a Edição King James (1611).


Referencia: DHM [Herbert], The English Biblia, nº 342.


1582 - A Biblia Bishop (Bispo) ou "Bishop's" Bible :



Estas folhas são da rarísima " Bishop's Bible " publicado pela igreja da Inglaterra para competir com a Popular tradução de Geneva. A "Bishop's" Bible e a revisão da Great Biblia esteve encarregado por Matthew Parker, Arcebispo de Canterbury, com a assistência de muitos bispos e escolas biblicas. E esperava-se que ela tomasse o lugar da Great bible nas paroquias, igrejas e no coração do povo. Enquanto o autor encomendava as catedrais e recomendava as igrejas, esta tradução fracassou no ganho do apoio popular.


" A Biblia Sagrada. Contem o Antigo Testamento e o Novo. [ Traduzida por Matthew Parker e outros].Imprimida em Londres por Christopher Barker, 1582. (A Primeira Edição é de 1568.)"


1611 - A Biblia Versão Rei Tiago ou King James Version (KJV) :


Esta folha é da King James Version impressa em 1612 e é uma foto de um dos livros "apocrifos" , mais especificadamente o Livro de Baruc. Ela foi impressa somente 1 ano apos a primeira ediçào da Biblia do Rei Tiago. Ela foi impressa e publicada por Robert Barker, o Impressor Real, em Londres 1612.


A seguir temos uma folha original da Biblia Sagrada contendo a lista do Antigo Testamento, os "apocrifos" e o Novo Testamento (Tradução Rei Tiago) impressa por Robert Barker em Londres em 1615.



Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem