Contos: Fantasia ou ocultismo? Uma crítica a "Harry Potter"

 


Fonte: Corazones

Autor: Padre Jordi Rivero

Tradução: Rogério Hirota 


Como distinguir entre contos de fantasia inofensivos e o crescente mercado de contos com influência ocultista? Saber a diferença é muito importante na educação das crianças. Ambos os gêneros utilizam a fantasia mas de forma diferente.


A fantasia apresenta um mundo irreal que não se limita nas leis da natureza: existem bonecos que falam, pessoas que voam... Ainda que superficialmente a fantasia seja irreal, no fundo, existem mensagens, existem valores que se comunicam. Se o autor for cristão, respeitará a ordem moral estabelecido por Deus sobre o universo, se distingue entre o bem e o mau. Os contos podem incluir magos e outros personagens que fazem o mau, mas o mau e o bem se apresentam pelo que são, sem confundir os valores. As pessoas podem mudar, através da conversão, os maus podem fazer algumas coisas boas e vice-versa mas os valores são perenes.


Alguns contos de fantasia podem ser instrumentos para ensinar virtudes e valores cristãos. Dois exemplos são os contos de Tolkien (me refiro aos livros pois não vi o filme) e C.S. Lewis. Ambos incluem personagens que utilizam a magia mas nesta se percebe como a causa de uma desordem que se deve retificar-se. Ambos tem uma base moral e são clássicos da literatura cristã (Tolkien é católico enquanto C.S. Lewis é anglicano).


Outro ponto importante é que as crianças, ao ler estes contos, sabem que são fantasia. Os livros de ocultismo, pelo contrario, ainda que se desenvolvam em torno de uma fantasia em general, contêm algumas práticas que na realidade se praticam dentro do ocultismo. E elas se apresentam como dignas de imitação.


Nos contos com influência ocultista, como advertiu Tolkien, pela natureza caída do homem e sua faculdade criativa corre o risco de sair do caminho de seu verdadeiro objetivo. Todos somos capazes de levar os dons de Deus por um caminho de idolatria.


No oposto a sã fantasia, os contos de influência pagã, ainda que contenham algumas idéias boas, tem uma mensagem que não corresponde a ordem moral estabelecido por Deus. Chega a ser ocultismo quando, como Lucifer, depreciam o mundo existente e pretende criar um mundo novo muito diferente ao ideal divino. O ocultismo deprecia a Deus, mas abunda no sobrenatural, promovendo práticas mágicas e poderes ocultos que O substitui. Já nos primeiros séculos o cristianismo se viu ameaçado pelos que mesclavam estas práticas com o cristianismo (o gnosticismo). Hoje em dia também, o leitor é tentado com conhecimentos esotéricos.


Creio que muitos adultos descartem o perigo inerente à literatura ocultista porque não conocen a realidade deste mundo. Crêem que é pura fantasia talvez porque a confundem com um jogo de truques. Veja a definição do dicionário e a colocação da Igreja sobre a magia . Outros até sabem que se trata de unma realidade espiritual mas pretendem distinguir entre "magia boa" e "magia má". A magia verdadeira sempre é oposta a Deus e sua prática está crescendo, invadindo a cultura infantil.


A tentação tem também seu atrativo para as crianças. Elas ao ler os contos pagãos ou de ocultismo são impressionados por um mundo obscuro e em vez de distinguir plenamente a fantasia da realidade, como ocorre em outros contos, acendem ao poder de sugestão e são afetados em sua forma de ver as realidades profundas, como o bem, o mau, a virtude, o vicio. O efeito que pode ter varias formas segúndo a criança e seu contexto.



--------------------------------------------------------------------------------


HARRY POTTER: APROVADO PELA IGREJA?


De nosso correio vem a pergunta


Estimado Padre Jordi:


Sou uma assidua leitora de suas notas e análise aos diferentes temas (os que algumas vezes imprimo e reparto entre conhecidos). Chamou-me a atenção o comentario sobre Harry Potter, adjunto, de um sacerdote na coletiva do Vaticano. Aqui na Argentina está muito propagada sua leitura. Notei que quando existe base ou educação religiosa não incidem tanto os conceitos errôneos do texto. Ainda que não pude constatar se as traduções em espanhol estão mais "light" como ocorreu com o filme. Gosaria muito saber o que pensa...


Desde ja lhe agradeço muito sua resposta


--------------------------------------------------------------------------------


CIDADE DO VATICANO, 03 fevereiro 2003 (ZENIT.org).- O assunto sobre o fenômeno de Harry Potter foi tocado de passagem nesta segunda-feira ao se apresentar um informe da Santa Sé sobre a «New Age» ou «Nova Era», despejando alguns temores extendidos entre alguns grupos católicos.


Na coletiva de apresentação do documento «Reflexão cristã sobre a New Age», o padre Peter Fleetwood, do Secretariado Conselho de Conferencias Episcopais Européias (CCEE), opinou que para um católico «Harry Potter não representa nenhum problema».


O padre Fleetwood, inglês, antigo membro do Conselho Pontificio para a Cultura, recordou que «na infância de cada um houve fadas, magos, anjos e bruxas, que não são coisas más mais uma ajuda para que as crianças entendam o conflito entre o bem e o mau».


Para Fleetwood, a autora de Harry Potter, C. Rowling, «é uma cristã, talvez não como gostaria todo bispo, mas vive como cristã e escreve como tal».


É a primeira vez que Harry Potter provoca uma declaração pública no marco da Sala de Imprensa da Santa Sé. Na coletiva participavam o cardeal Paul Poupard, presidente do Conselho Pontificio para a Cultura e o arcebispo Michael Fitzgerald, presidente do Conselho Pontificio para o Diálogo Interreligioso.

ZS03020304


RESPOSTA


O Padre Fleetwood deu sua opinião sobre Harry Potter, mas vale esclarecer que não é um "pronunciamento oficial do Vaticano", ainda que o interpretaram assim muitos meios por ter se pronunciado no marco de uma coletiva da Santa Sé. Outros sacerdotes, como o exorcista oficial de Roma, opinam diferente. A Igreja não pronuncia-se oficialmente sobre obras de contos. O debate sobre o impacto de Harry Potter nos leitores está aberto e se devem respeitar as diferentes posições.


O Padre Fleetwood defende o uso de fadas, magos, anjos e bruxas nos contos. Mas não é o uso desses personagens que critico em Harry Potter. Por exemplo, Tolkien os utiliza em forma muito diferente em sua valiosa obra, O Senhor dos Anéis. O problema com Harry Potter vai mais fundo. O livro não é somente fantasia mas contêm verdadeiras práticas do ocultismo, tal como as condenadas no novo documento sobre a Nova Era. Nossos argumentos estão no seguinte artigo.


Os Contos de Harry Potter


O mundo do ocultismo está cada dia mais ao alcance das crianças. A série de Harry Potter utiliza a simbologia real do mundo ocultista como sua metáfora primaria e que pode servir a criança como introdução a esse mundo perverso


Creio que a grande controvérsia suscitada pelos livros de Harry Potter entre os cristãos demonstra a perda da consciência da batalla espiritual em muitos e dos meios que utiliza o demonio. Tomando o que é realidade ocultismo como se fosse fantasia. É assim que muitos pais estão felizes porque os livros de Harry Potter animam a seus filhos a ler. Parece que se trata de uma bela fantasia como os contos de Walt Disney.


De antemão exponho minha posição para evitar ambigüidades: Harry Potter não é somente fantasia mas apresenta tambem, sedutoramente, práticas ocultistas que são reais. Harry Potter é um passo a mais da integração do ocultismo na cultura. Compreendo que muitos não crêem no assédio do demônio nem na batalha espiritual, mas como sacerdote tenho tido experiencia desta realidade e não posso me calar. Com este artigo desejo alertar sobre o perigo apresentando dados. "O Diabo ronda como leão rugindo, buscando a quem devorar" (1 Pedro 5,8), ainda que muitos insistam que pensar assim está fora de moda.


Tema principal de Harry Potter.


Os pais de Harry são assassinados por um feiticeiro (Lord Voldemort) e a criança é adotado por seus tios que o criam sem nenhum afeto. Ao completar 11 anos, Harry descobre que tem poderes mágicos, e entra em unma escola especializada em magia e feitiçaria. Alí começa pela primeira vez a ter amigos e ser feliz, ainda que não faltem problemas. Estuda também adivinhação, como fazer poções mágicas, aprende sobre encantamentos, voar com escova e muitas coisas mais. Ali Harry também aprende que a vida eterna depende da posse de uma pedra mágica. E enquanto isso deve se cuidar para evitar que Lord Voltemort o mate.


Sobre a autora: Em 1996, a Sra. Rowling se encontrava desempregada quando viajava de trem de Londres até Manchester. De repente teve a "iluminação" de escrevrr sobre "Harry Potter".


Objeções


O que para muitos em nossa cultura é pura fantasia encerra uma realidade espiritual tenebrosa. Como expliquei acima, a magia (não me refiro a jogos de truques) não é fantasia mas uma prática ocultista muito real e muito praticada. Creio que sobre o pretexto da fantasia os livros de Harry Potter levam as crianças ao mundo de práticas ocultas que são realmente obra de Satanás.


Se Harry Potter nâo está relacionado ao ocultismo:


- Por que suas populares páginas na internet tem links as páginas que são expressamente ocultistas?


- Por que a BBC (18 fevereiro 2002) anuncia que, como resposta a Harry Potter, a universidade de Adelaide na Australia começou um novo curso de bruxaria?


- Por que a Federação de Pagãos do Reino Unido (United Kingdom Pagan Federation) fixou um oficial para lidar com o grande influxo de solicitações da parte da juventude sobre a magia e a feitiçaria, a partir do êxito dos livros de Harry Potter (CWNews, 7-VIII-2000)?


A magia e o ocultismo em geral é cada vez mais frequentes em nossa cultura (cinema, música, até nas escuolas, entre grupos de jovens), muitas crianças começam estas práticas por curiosidade, porque parece ser divertido experimentar os espíritos e poderes sobrenaturais. Um sacerdote do Panamá me escreve: "Digo que existem crianças que tem começado a ver com simpatia ao Walter Mercado, e qualquer mago de pacote depois de ter visto este filme. Um menino de 10 anos pintou um Z na cara e pediu a sua mãe para ser um mago e que o mandasse a uma escola de magos que desgraçadamente existe".


A magia como o caminho a realização pessoal e a felicidade


Harry Potter não trata somente de magia mas a exalta convertendo-a no centro do interesse e no método para resolver problemas. Estes contos ensinam que existem dois mundos: 1- O mundo no mágico que é triste e está povoado por pessoas limitadas e 2- O mundo mágico, de pessoas mais iluminadas e capazes de viver plenamente. A magia se apresenta como o caminho da felicidade que consome totalmente o protagonista. Mas ainda, O menino Harry Potter era infeliz, vivendo em uma familia abusiva e incompreensiva até que entra na escola de magia. Sair do lugar e fazer-se mago é a solução. Todo o que não for mago é considerado como "muggle", pessoa infeliz e inferior, incapaz de compreender o maravilhoso mundo dos magos. O menino é treinado para considerar como muggle qualquer pessoa que critique o mundo da magia.


Ensina falsamente que existe duas classes de magia: a boa e a má


Esta colocação é falsa. Toda verdadeira magia é contraria a Deus. Não existe uma branca e outra negra.


Um joven a favor de Harry Potter me escreveu (Janeiro 2002): "Ainda que sendo jovem, sou escritor de literatura fantástica, e por ele recorro muitas vezes a magia e o sobrenatural. Mesmo sendo ateu, muitas vezes aparece Deus e o Sagrado em meus escritos, pois sei que a magia, branca e negra, foi criada chamando a diferentes forzças: bem e mau. Se bem conheço as orígens da magia, sei que a magia na realidade é somente negra, pois é uma forma de invocar o demonio e que a branca foi criada para defender o bem diante a tão poderoso inimigo e que invoca a Deus para ser utilizada. Eu cresci em um mundo onde isto é um tópico constante, inclusive no colegio aparecem muitas vezes estas magias (e não na religião, precisamente)".


No mundo de Harry Potter os poderes sobrenaturais não são de Deus mas pertencem a um grupo seleto que sabem utiliza-los graças a um treinamento especial. Os conhecimentos do mágico, segúndo Harry Potter, devem ser escondidos de gente ordinaria, quer dizer, os pais e qualquer um que se atreva a criticar estes livros. Essa gente não entende estas coisas e por isso as temen e recuzam. No mundo mágico é onde a vida se vive em plenitude. É ali onde a criança encontra o sentido de sua vida; ali abundam as forças e energias ocultas. O mundo de Harry Potter reaviva o gnosticismo, heresia dos primeiros séculos da era cristã. Como seguir insistindo que estamos diante uma simples fantasia inofensiva?


Queridos irmãos isto não é mera fantasia. É apresentado ao leitor muitas práticas reais do ocultismo: magia, bruxaria e sortilégios aparecem frequentemente nos livros, ritos (exemplo:pgs 117-122, versão inglesa), encantamentos (exemplos: Hermione sobre Neville, pg. 273, versão inglesa), maledicências, possessão de espíritos (Valdemont possui a Quirrell, pgs 293-295, versão inglesa). O menino aprende a leitura das folhas de té (uma antiga prática do ocultismo); a importância da pedra mágica para a salvação (prática da nova era muito atual). Harry leva um raio na frente (Ainda que o raio possa ter muitos significados, o raio é frequentemente utilizado na cultura ocultista. Todo isto se apresenta como poderes que podem se canalizar sobre o bem. Já referimo-nos a condenação da Igreja sobre a magia. Jamais se pode utilizar o mau para ganhar o bem. Harry Potter apresenta os que manipulam o ocultismo como afortunados.


No quarto livro se descreve a profanação de um cemitério. Ali ocorre um rito que utiliza carne e sangue humano. Fantasia? Não irmãos. Esta mais para um rito satânico que não falta nem a serpente.


Mal uso da terminologia católica


Harry Potter chama a transfiguração "uma da mais complexa e perigosa magia que aprenderás" (vol I, a referência negativa é repetida). Quando aparece um monge ou uma religiosa, os apresenta negativamente.


O Sr. Nicolas Flamel, um dos personagens mais nobres, entrega sua vida para salvar o mundo. Porque então é identificado com o 666, número apocalíptico da besta (Cf. Ap 13,18)? O ano depois de seu aniversario de 665, publica-se sua biografía, tornando-o famoso, quer dizer sua fama chega no ano 666. (livro I, pg. 220, versão inglesa. É o 666 que salva o mundo?.


Outra aberração relata como matam o unicórnio. Então declara que "o sangue do unicórnio te manterá vivo, ainda que esteja a um pulo da morte, mas a um preço terrivel... Pois matou algo puro... para salvar tua vida..." Mas um pouco adiante: "terás tão somente meia vida, uma vida maldita, desde o momento que o sangue toque teus labios" (Primeiro volume, pg 258, versão inglesa). Não é muito difícil descobrir uma metáfora sobre a Eucaristía, mas num reverso do sentido cristão: É bom matar Jesus mas é uma maldição recebie-lo na Eucaristía!


A autoridade


No mundo mágico de Harry Potter existe a autoridade de magos mestres e do "Ministerio de Magia", mas no final das contas, se dá a impressão de que quem na verdade sabe decidir qual é o "bom uso" da magia é o mesmo menino-mago.


A série de Harry Potter tem uma moral ambigua. Muitas vezes os personagens expressam virtude e o mau é castigado. Mas em outras ocasiões a trama da aventura indica que se um herói quer eliminar algum mau e é valente, pode fazer o que quer, principalmente usando poderes mágicos. Harry utiliza poderes mágicos para buscar o bem enquanto Lord Voldemort os utiliza para o mau. Em varias ocasiões o menino Harry, protagonista e principal herói com quem os leitores se identificam, odeia a seus inimigos e caracteriza a vingança. Também extorsiona a seu tio e mente para se evitar problemas.


Os contos de Harry Potter falam de moral mas carecem de valores absolutos. A trama é fundamentalmente muito parecida ao que levou o pecado original: Pode adquirir e utilizar poderes mágicos e não morrerás. Isto, envolvidos em tanta fantasia e aventura, requer do leitor uma boa formação moral para não cair em suas redes.


Em nossa paróquia temos escola. Em vez de Harry Potter, oferecemos muitos outros contos adequados para crianças. Mas não nos esquecemos de que as crianças necessitam verdadeiros heróis. É por isso que recentemente temos acrescentado 21 volúmes da vida dos santos para crianças. Quanto bem essas vidas fazem as crianças... e aos adultos!


Padre Jordi Rivero


--------------------------------------------------------------------------------


Advertencia sobre a obra de Harry Potter

O Padre Gabriele Amorth, exorcista oficial de Roma

NEW YORK, Jan 3, 02 (LSN.ca/CWNews.com)


No começo de Dezembro, o exorcista oficial da Diocese de Roma, O Padre Gabriels Amorth, advertiu aos pais sobre a serie de livros de Harry Potter. O sacerdote, que é também presidente da Associação Internacional de Exorcistas, disse que Satanás está por trás da obra. Em uma entrevista com a agência italiana de noticias ANSA, O Padre Amorth disse: "Por tras de Harry Potter se esconde a firma do rei das trevas, o demonio."


Versão em ingles mais completa:


In early December, the Diocese of Rome's official exorcist, Father Gabriele Amorth, warned parents against the Harry Potter book series. The priest, who is also the president of the International Association of Exorcists, said Satan is behind the works. In an interview with the Italian ANSA news agency, Father Amorth said, "Behind Harry Potter hides the signature of the king of the darkness, the devil."


The exorcist, with his decades of experience in directly combating evil, explained that J.K. Rowling's books contain innumerable positive references to magic, "the satanic art." He noted that the books attempt to make a false distinction between black and white magic, when in fact, the distinction "does not exist, because magic is always a turn to the devil."


In the interview which was published in papers across Europe, Father Amorth also criticized the disordered morality presented in Rowling's works, noting that they suggest that rules can be contravened and lying is justified when they work to one's benefit.


Of note, the North American coverage of Father Amorth's warnings about Potter significantly downplayed the warnings. The New York Times coverage which was carried in many other media outlets left out most of the

information in the European coverage which is quoted above. It only quoted Father Amorth as saying, "If children can see the movie with their parents, it's not all bad." The Times report also fails to mention that the movie version has significantly cleaned up Harry's image, making it less troublesome than the books.


Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.

Copyright © 2001 SCTJM

Postar um comentário

Deixe seu Comentário: (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem